O que acontece se eu andar com o amortecedor estourado?

Perguntado por: osalgueiro . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
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Os riscos de dirigir com um dos amortecedores estourado são enormes. Além de danificar outros componentes da suspensão, do rolamento das rodas e dos terminais da direção, o motorista coloca em risco a sua segurança e a de outros motoristas. “O carro fica sem controle porque ele acaba balançando mais do que o normal.

A movimentação excessiva da carroceria é um dos claros sinais de que o amortecedor vai dar problema. Isso porque os amortecedores gastos provocam os chamados “empinamentos” e “agachamentos” do veículo. Ao passar por alguma irregularidade ou desnível da pista, o carro fica instável e desconfortável.

Ao detectar quebra do coxim, evite conduzir o veículo, pois o problema pode piorar com quebras de outros componentes.

Quando há problemas com os amortecedores, a suspensão sempre avisa. Um rápido passeio com o veículo pode ser o suficiente para indicar que as coisas não andam muito bem. Se o carro está balançando muito em variações da pista ou então a traseira começa a balançar exageradamente, pode começar a desconfiar.

Quando o amortecedor faz seu movimento e as bieletas estão com desgaste, ouve-se o barulho de batida seca.

Um coxim de amortecedor quebrado pode reduzir o ruído de raspagem, bem como a ralação. Quando o suporte está danificado, os ruídos também acompanham a vibração, chegando até o volante. Ter coxins e amortecedores gastos prejudica a durabilidade dos pneus.

Dependendo do veículo, o valor de um coxim novo pode girar em torno de R$80, sendo necessárias duas ou três peças de acordo com o modelo de carro. Geralmente, a troca em uma oficina especializada pode ser realizada no mesmo dia e o serviço fica em média de R$200 a R$500.

Ao contrário de outros componentes automotivos, os amortecedores não têm vida útil pré-determinada. Eles podem precisar de substituição antes de 10 mil ou mais de 100 mil quilômetros, dependendo do caso. Isso porque a durabilidade deles está condicionada a uma série de fatores, entre os quais o tipo de utilização.

Ou seja, enquanto a suspensão é o sistema responsável pelo contato direto do solo com o conjunto das rodas, o amortecimento faz com que esse contato não seja percebido inteiramente pelos passageiros do veículo, garantindo sua estabilidade.

As molas – normalmente helicoidais, pois apenas picapes utilizam ainda os conhecidos feixes de molas, sejam parabólicas ou semielípticas – têm a função de sustentar o carro e ajudam na absorção de impactos. Os amortecedores possuem a tarefa de controlar o movimento das molas.

Aquele barulho de suspensão típico, quando passamos em uma lombada ou valeta, e que indica que algo está solto, também pode ser causado quando os amortecedores não estão bem fixados.

Amortecedores em mau estado influem na condição de várias áreas do automóvel, podendo levar a reparações caras. As molas da suspensão, retentores, batentes, buchas, rolamentos e pneus, entre outras peças, sofrem um desgaste prematuro de 10% se os amortecedores não estiverem em bom estado.

O kit amortecedor é o conjunto de peças que realiza o encaixe do amortecedor com a carroceria do carro, com o objetivo de absorver o impacto das trepidações naturais do uso do veículo, de modo que não causem danos. Sua composição em material macio, como a borracha, favorece tal função.

O primeiro indicativo de que é necessário trocar o batente do amortecedor é o mau desempenho apresentado pelo sistema de suspensão. Quando essa peça está em más condições de uso, pode haver a presença de barulhos, bem como impactos quando o veículo passa em lombadas ou buracos.

Como evitar problemas no coxim do motor
Um momento muito simples para perceber que o coxim do motor precisa ser trocado é quando, por exemplo, o motorista está parado no farol ou no trânsito e, ao arrancar, há um barulho muito forte no carro, o coxim do motor ou do câmbio pode estar bem desgastado.

Depois de muito tempo rodando com as mesmas peças, o coxim pode desgastar e provocar ruído na suspensão. O ideal é que a cada 10.000 km uma revisão seja feita para checar o estado e a necessidade de troca dos coxins.

O coxim, assim como qualquer peça de um veículo, apresenta danos com o passar do tempo, mas alguns fatores podem acelerar esse desgaste natural, como, por exemplo, falta de revisão periódica, negligência com a manutenção automotiva, passagem em ruas muito esburacadas e sem estrutura, alta velocidade em lombadas e ...

O que é coxim do câmbio? Olha, o coxim do câmbio de um carro é uma peça feita de borracha que fica no câmbio do veículo, como o próprio nome diz. Ele serve pra tirar as vibrações no carro. E ele fica instalado em lugares super estratégicos pra poder funcionar bem!

Com a finalidade de se avaliar a estabilidade do cóccix, solicita-se a radiografia dinâmica do cóccix na posição sentada e em pé. Por outro lado, para a avaliação de quadros inflamatórios e de fraturas, em geral, são solicitadas a tomografia computadorizada e/ou a ressonância magnética do cóccix.