O que acontece se eu comer tomate todos os dias?

Perguntado por: lbelchior . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.4 / 5 20 votos

De acordo com o portal Diet Body Coach, o consumo diário e em excesso do tomate na alimentação provoca um aumento na quantidade de ácido úrico no sangue. O resultado disso é o surgimento de cristais nos rins, que podem atrapalhar o funcionamento dos órgãos.

Por causa do seu alto teor de acidez, o tomate deve, sim, ser evitado por pessoas que sofrem com problemas de gastrite. O alimento em si até pode ser consumido com moderação, mas o molho deve ser substituído por outras opções por ser ainda mais ácido e aumentar as chances de irritação da parede do estômago.

Segundo a pediatra Ana Escobar e a nutricionista Simone Caivano, a melhor forma de ingerir o tomate é em molho. Já os outros dois produtos são mais bem aproveitados in natura, sem cozinhar ou espremer.

O tomate pode ser consumido cru, cozido, desidratado, em sucos, molhos, sopas ou geleias. Para aproveitar os benefícios do tomate, é recomendado consumir cerca de 3 a 4 tomates por dia, que podem fornecer 8 a 21 mg de licopeno.

Outro fato interessante do suco de tomate é que ele ajuda a hidratar o organismo, funcionando como ótimo remédio caseiro para tratar ressacas e diarreias. Por isso, inclusive, é muito indicado tomar um suco dessa bebida pela manhã para iniciar o dia com o organismo devidamente limpo e hidratado.

Para quem não sabe, o tomate é conhecido por causar refluxo ácido. Isso acontece quando o ácido estomacal vai na direção errada: ou seja, volta ao esôfago, criando uma sensação de queimação. Então comer tomate perto da hora de dormir pode causar insônia e induzir ao desconforto estomacal.

Coma tomate frequentemente
Já que o tomate tem grande quantidade de água e poucas calorias, comê-lo frequentemente pode te ajudar a se sentir cheio e a não adicionar calorias extra. Pessoas que fazem dieta podem comer muitos tomates e ainda limitar sua ingestão de calorias.

Tomate e a saúde masculina
O licopeno vem sendo apontado como um aliado para a saúde masculina faz tempo. Estudos anteriores já revelaram que a substância pode proteger contra o câncer de próstata.

O tomate tem poucas calorias e muitos nutrientes: é rico em licopeno, vitaminas A, B, C, K e minerais, como fósforo, potássio, cálcio, magnésio e ferro. Mas o grande destaque nutricional do tomate é o licopeno, que é o carotenoide que dá a cor vermelha ao fruto e atua como um poderoso antioxidante no organismo.

"Ele vai auxiliar na perda de peso quando acrescido em saladas: Elas aumentam seus níveis de vitaminas C e E, ácido fólico, licopeno e carotenoides.

Na hora de cozinhar, algumas pessoas têm o costume de tirar as sementes e a casca do tomate. No entanto, esse não é um hábito muito inteligente, tendo em mente que a casca do fruto é uma das principais fontes de licopeno - antioxidante conhecido por auxiliar na prevenção do câncer (em especial, o de próstata).

Grande parte da acidez do tomate está contida na casca e nas sementes. Assim, para resolver o problema bastará retirar a casca escaldando os tomates durante dez minutos e após retirar a casca corte-os ao meio e retire o caroço., Ao preparar o molho de tomate, você verá que não será ácido de forma alguma.

No entanto, do ponto de vista de saúde, não há nenhum problema em combiná-los. A mistura fica ácida, mas desde que a pessoa goste, e não sofra de nenhum problema de intolerância à acidez (gastrite, por exemplo), não há nenhuma contraindicação associada ao seu consumo.

Tomate na geladeira perde o sabor
De acordo com a Associação Brasileira de Nutrição, os tomates devem ser mantidos em um lugar fresco e bem ventilado, à temperatura ambiente. Isso porque o frio excessivo, como o da geladeira, faz com que o alimento fique mais mole e com sabor alterado.

Como escolher?

  • Caqui. Vermelho e bem grande. ...
  • Carmem. O tomate mais consumido no Brasil. ...
  • Cereja. Como diz o nome, parece uma cereja, bem lisinho e quase nunca tem rachaduras. ...
  • Débora. Ele é um tomate bastante coringa, sendo usado para várias receitas. ...
  • Holandês. ...
  • Italiano. ...
  • Sweet grape.

Os pacientes podem comer tomate sem medo. A fruta só é contraindicada quando o nível de potássio está muito alto no sangue do paciente. Comer tomates e vegetais com sementes em quantidades normais não tem nenhum papel em causar cálculos renais.

O que vou comer? Dieta do Tomate: Cada dia você terá um único alimento para consumir. Os alimentos indicados para cada dia respectivamente são: tomate, carne grelhada, alface, ovo cozido, maçã, frango grelhado e tomate novamente.

O que jantar para emagrecer?

  • Legumes e verduras, preferencialmente orgânicos;
  • Fontes de proteínas vegetais;
  • Fontes de proteínas magras, como filé de frango, ovos e peixes;
  • Frutas com menor teor de açúcar;
  • Bebidas vegetais sem açúcar;

Confira a lista de alimentos perfeitos para comer antes de dormir:

  • Banana;
  • Frutas secas;
  • Leite morno;
  • Iogurte natural com aveia;
  • Chás calmantes, como o de camomila, erva-doce e passiflora;
  • Abacate;
  • Castanhas;
  • Cereja.

O tomate é um alimento extremamente saudável e pode ser consumido tranquilamente, inclusive com as sementes”, complementa no texto. Portanto, não precisa tirar semente por semente na hora de consumir a delícia.

De acordo com o portal Diet Body Coach, o consumo diário e em excesso do tomate na alimentação provoca um aumento na quantidade de ácido úrico no sangue. O resultado disso é o surgimento de cristais nos rins, que podem atrapalhar o funcionamento dos órgãos.