Pode tomar o chá de hibisco todos os dias?

Perguntado por: ogarcia9 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

O limite de ingestão diária não é ainda um consenso entre os especialistas, que varia de 200 ml por dia até de três a quatro xícaras (chá) meia hora antes das principais refeições. Para cada caso a quantidade é específica, mas o excesso (como quase tudo na vida) pode sim trazer problemas para a saúde.

Em relação a quantidade, é preciso consumir apenas um copo de 200 ml de chá de hibisco por dia, ou algumas vezes na semana. Lembrando que para cada copo deve ser utilizado de 4 a 6 gramas da flor seca (uma colher de chá).

Para ajudar no processo de emagrecimento, deve-se tomar 3 a 4 xícaras de chá de hibisco diariamente, meia hora antes das principais refeições.

A hipotensão é o único efeito colateral confirmado do chá de hibisco, mas algumas pessoas podem experienciar outros males como tontura, enjoo, escurecimento da visão, sensação de fraqueza e até desmaios.

Modo de preparo
Ferva 200 ml de água, retire do fogo e inclua o hibisco e a canela. Tampe o recipiente e deixe em infusão por cerca de 15 minutos. Em seguida, coloque o suco de limão, misture e pronto.

2 - O hibisco faz mal para os rins? Por ter ação diurética, o consumo em excesso pode fazer com que a pessoa elimine muitos nutrientes que também são importantes para a hidratação do organismo. Mas não se preocupe: a dica é nunca substituir a água por bebidas com hibisco, e sim complementar.

Existem plantas para chá que fazem mal aos rins e que você deve evitar na hora de tratar problemas de rins. Geralmente as plantas que fazem mal para os rins contêm uma substância chamada 'oxalato'.
...
Confira esta lista de chás que fazem mal para os rins:

  • Chá verde.
  • Chá preto.
  • Chá mate.
  • Chá de carambola.
  • Chá de hibisco.

Favorecimento da perda de peso
O chá de hibisco contém substâncias chamadas antocianinas, um tipo de antioxidante que ajuda a evitar o acúmulo de gordura. Isso acontece porque essas substâncias diminuem o processo de produção das células adiposas.

Para preparar o chá de hibisco, basta adicionar 1 colher de sopa de flores de hibisco desidratadas em 400 mL de água fervendo e deixar cerca de 5 minutos. Em seguida, coar e beber morno pelo menos 3 vezes ao dia. Para perda de peso, recomenda-se consumir 1 xícara de chá de hibisco após as refeições.

A Boa Formatrouxe uma notícia surpreendentemente gostosa: o chá de hibisco ajuda a eliminar até 4 quilos em 15 dias e não é amargo.

Quando a água estiver fervendo, coloque o hibisco e em seguida desligue o fogo. Abafe a mistura por alguns minutos. Depois coe e leve à geladeira. As propriedades medicinais do chá são mantidas por até 24 horas.

Como ele não contém cafeína em sua composição, o chá de hibisco pode ser ingerido tranquilamente no período noturno, pois o seu consumo não causará prejuízos ao sono, muito pelo contrário, ele, inclusive, irá ajudar a dormir melhor.

A flor é contraindicada para pessoas que tenham pressão baixa, pois pode causar tontura, fraqueza e sonolência. Recomenda-se sempre buscar orientação médica antes de começar a tomar o chá, pois somente um profissional da área da saúde tem qualificação para indicar o consumo seguro de hibisco.

Melhora a saúde do fígado: O Chá de hibisco é capaz de aumentar as enzimas desintoxicantes e ajuda na diminuição dos danos ao fígado. Um estudo mostrou que o consumo do chá de hibisco melhorou a esteatose hepática, doença causada pelo acúmulo de gordura no fígado, que pode levar a insuficiência renal.

A infusão de hibisco pode ser saboreada quente ou gelada. Além da sua cor ousada e sabor único, o chá de hibisco pode ser considerado um poço de saúde.

4 - Favorece o trânsito intestinal: As flores de hibisco possuem efeitos laxantes no organismo, ajudando a regular a flora intestinal e prevenindo a prisão de ventre.