O que acontece se não pegar o diploma?

Perguntado por: dfrutuoso . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4 / 5 11 votos

A legislação prevê que o aluno não pode sofrer sanções pedagógicas, como a recusa da instituição em entregar o certificado de conclusão de curso. Qualquer dificuldade nesse sentido deve ser denunciada ao Ministério da Educação.

O certificado de conclusão de graduação pode substituir o diploma de curso superior como documento exigido para posse em cargo público.

Eu, _________________________________________________________________, venho por meio desta solicitar o apressamento do registro de meu diploma de Licenciatura, por motivos de ________________________________ , conforme documentos em anexo. Sem mais, São Paulo _____, de _______________ de 20___.

A forma mais segura é entrar no site do e-MEC e realizar uma consulta pública gratuita. Além de simples e rápida, a consulta ao e-MEC é a forma mais segura de obter informações verdadeiras.

“O preço de emissão de um diploma digital físico é de R$ 390,26. A versão digital custará pouco mais de R$ 85.

Os diplomas poderão ser retirados na Secretaria de Administração Escolar (SAE) pelo interessado (mediante apresentação da carteira de identidade) ou por procurador. No caso de retirada por procurador, deve-se apresentar procuração com firma reconhecida do titular.

Atualmente, para ter validade nacional, o diploma de graduação tem que ser revalidado por universidade brasileira pública, regularmente credenciada e mantida pelo Poder Público, que tenha curso reconhecido do mesmo nível e área ou equivalente.

Comprar diploma é crime. Mais especificamente, a compra de diploma é tipicamente prevista pelo artigo 297 do Código Penal. Neste dispositivo, entende-se que a compra de diploma é falsificação de documento público.

2. Diplomados. 1. Diz-se daqueles que tem diploma, especialmente de curso superior (graduação); 2.

Atualmente, já é possível emitir o diploma como documento nato-digital, ou seja, aquele que adota o formato digital desde a sua origem, tendo a mesma validade jurídica do documento físico, em papel.

Como todo o procedimento acontece no ambiente virtual, as instituições de ensino devem possuir estrutura adequada para emitir e registrar o diploma. Para isso, é necessário possuir a rubrica digital institucional certificada e um software de mercado responsável pela emissão do documento.

A fonte mais confiável para verificar a veracidade do diploma é através do site e-Mec. A consulta é pública e gratuita.

Consulta Pública Concluintes no GDAE

  1. Digite: a) O número do seu RG/RNE ou RA. No caso de RG ou RA não inclua o dígito e insira a UF. ou b) O número de registro de publicação, incluindo eventuais zeros na frente (ex: 0123456789);
  2. Digite o código da imagem;
  3. Clique em Pesquisar.

Os diplomas e certificados de conclusão de cursos de graduação e pós-graduação deverão ser retirados no Setor de Registro de Diplomas. O próprio aluno concluinte deverá fazer o requerimento e a retirada dos mesmo no Setor de Atendimento ao Aluno juntamente com um documento de identificação.

Comprar o certificado é crime
Antes de mais nada, comprar o Certificado do Ensino Médio é crime previsto no artigo 297 do Código Penal basicamente porque se trata de falsificação de documento público com pena de reclusão de 2 a 6 anos e multa.

Diplomas falsos de nível superior estão sendo vendidos livremente pela internet por preços que variam de 4.000 reais a 6.500 reais. Em diversos sites, falsificadores prometem entregar os diplomas em um prazo de até dez dias e afirmam que o documento é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

A prática é crime e quem for responsável pode ser preso por estelionato, como previsto no artigo 171 do Código Penal Brasileiro. ''Essa prática ficou comum no Brasil durante os últimos anos. Muita gente não tem tempo ou condições de cursar uma faculdade e decide por simplesmente comprar um diploma.

A coordenadora do Procon de Imperatriz, Márcia Ribeiro, lembra que o artigo da Lei Federal 9.870/99 proíbe a suspensão da colação de grau ou até mesmo a retenção do diploma de conclusão de curso, documentos escolares, provas ou quaisquer outras penalidades pedagógicas por motivo de inadimplência.

Certidão de Nascimento ou Casamento • Carteira de identidade (civil ou militar) • CPF • Título de eleitor • Comprovante de votação da última eleição (1º e 2º turno) ou certidão de quitação eleitoral • Somente aos homens: Certificado de Dispensa de Incorporação, Reservista ou Certificado de Isenção.

O papel não é capaz de guardar a criptografia que garante a autenticidade da certificação digital. O Diploma Digital é um XML com assinatura digital e carimbo de tempo ICP-Brasil. Ao imprimir, estes dispositivos deixam de existir e passam ser apenas uma cópia não assinada e sem validade jurídica.

O diploma é um diferencial no currículo que agrega a sua qualificação profissional. O ensino fundamental e o médio estão presentes em quase todos os currículos os candidatos. Dado isso, essa formação básica não é suficiente. Um curso superior direciona a carreira do profissional e o coloca numa posição vantajosa.