O que as imagens dos santos representam?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.3 / 5 11 votos

Cheias de significados profundos, as imagens de santos representam a materialização da história de pessoas que viveram conforme a vontade de Deus. Para os católicos, elas são uma forma de inspiração, um exemplo a ser seguido em vida e, assim, de estar mais perto da misericórdia divina.

As imagens religiosas costumam ser usadas pra lembrar a vida, as bênçãos e os milagres de quem simbolizam, tá?

"Não façam ídolos, nem imagens, nem colunas sagradas para vocês, e não coloquem nenhuma pedra esculpida em sua terra para curvar-se diante dela. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês. porque não conseguem andar. nem mal nem bem".

Quando o santo quebra a gente enterra”, afirma outro. “Tem que por em água corrente”, diz um terceiro. Além das técnicas para deixar que o santo descanse em paz, cada fiel tem seu modo de encarar a quebra do santo. “É sinal de coisa ruim”, “é sinal de mudança”, “quer dizer que o santo não te atende mais.”

O testemunho de vida dos santos tem muito a nos ensinar sobre a fé, a caridade, a confiança e o amor a Deus. Mas não apenas isso, também os escritos dos santos são verdadeiras palavras de sabedoria sobre muitos assuntos relacionados à espiritualidade cristã e a vida de oração.

Os santos não são cobertos como sinal de luto, mas sim como sinal do mistério de “solidariedade” e união profunda ao mistério da Paixão do Senhor. Nós os cobrimos, dando um ar “pesante” ao espaço litúrgico, nada alegre, pois agora é tempo de pensar na paixão do senhor.

Este é um costume muito antigo da igreja católica, de cobrir as imagens dos santos com panos roxos no quinto domingo da quaresma. Esta ação significa que a igreja está enlutada pelo sofrimento de Jesus e nos leva de forma profunda a uma reflexão sobre este tempo vivido pela igreja católica.

- Função explicativa: a imagem tem por objetivo explicar a realidade através de sobreposição de dados. É isto que acontece nas ilustrações que ajudam a explicar os textos ou em diagramas que ajudam a explicar graficamente um processo ou uma relação.

Imagens são realmente importantes? MUITO! Elas são capazes de deixar e transmitir uma mensagem, além de ter um grande elemento emocional que desperta sentimentos como raiva, compaixão, tristeza, curiosidade e até mesmo te fazem comprar por impulso.

A Bíblia diz que imagens são coisas mortas que não devemos adorar. Imagens estão muitas vezes associadas a idolatria (adoração de coisas que não são Deus). O 2º Mandamento deixa claro que é errado fazer imagens para adorar, ou prostrar-se diante de imagens (Êxodo 20:4-5). Isso é idolatria.

3 "Não terás outros deuses além de mim. 4 "Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra.

Conhecido como “Velatio”, o costume de cobrir as imagens e objetos sacros das Igrejas Católicas, com tecido roxo, durante a Quaresma, tem por objetivo fazer com que os fiéis não “se distraiam” com os Santos de sua devoção neste momento do Mistério Pascal.

Em princípio, a segunda opinião parece ter predominado: em 451, quando foi fixado o código da Encarnação no Concílio da Calcedônia, a Igreja passou a permitir oficialmente as imagens, desde que utilizadas na conversão dos pecadores e incrédulos e para fazer participar os fiéis na liturgia (DEBRAY, 1993, p. 83-88).

Imagens partidas que não têm mais conserto, o ideal seria enterra-las, mas se isso não for possível, o melhor é terminar de fragmenta-las, envolvê-las e colocá-las num cesto de lixo. Folhetos e santinhos não são objetos de devoção em si, logo o descarte aqui mencionado não se aplica a estes objetos.

Você pode ter no quarto imagens de santos, santas, anjos, arcanjos, gnomos, duendes, buda, crucifico, orixás, ou seja, pode colocar as imagens que representam sua religião ou crença sem nenhum problema.

Para um maior cuidado com a limpeza
Usar água quanto baste e produtos de limpeza neutros para limpeza de chãos. Não usar produtos comuns na limpeza de imagens sacras . Esta tarefa deve ser deixada para funcionários especializados na área ou ser orientada por esses mesmos funcionários.

Desse modo, a escolha do seu Santo de devoção não deve ser aleatória. É preciso conhecer a história de vida deles para que, ao saber mais, possa sentir qual trajetória ou propósito mais lhe pareceu próxima e quais lhe pareceram distantes.

A auréola, também conhecida por nimbo ou aura, é representada como um Sol, uma nuvem ou um nimbus, um halo ou um anel dourado irradiando luz, circundando a cabeça ou o corpo inteiro. Significa uma luz espiritual, qualificando a pessoa que com ela é representada como tendo uma associação com a divindade ou o sagrado.

São pessoas de oração e de doação generosa de suas vidas. “Todos somos chamados a ser santos, vivendo com amor e oferecendo o próprio testemunho nas ocupações de cada dia, onde se encontra” (GE 14).