Quem é responsável pela formação das imagens?

Perguntado por: ltorres . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

Percepção da luz é responsável pela formação de imagens e pela regulação do ciclo circadiano. As células responsáveis por captar a luz que chega até a retina são chamadas de fotorreceptoras. Depois de captada, as células enviam um impulso nervoso para o cérebro com informações que permitem o reconhecimento de imagens.

Normalmente, as imagens dos objetos que olhamos diretamente formam-se na região a retina bem na linha que passa pela pupila e pelo centro do cristalino, isto é, pelo eixo do globo ocular. Essa região, chamada de fóvea, é rica de cones, que são as células mais sensíveis à visão das cores.

Nervo óptico – Nervo responsável por levar os impulsos nervosos do olho para o cérebro para que os sinais sejam processados. É formado por aproximadamente um milhão de axônios.

Formação da imagem no olho humano
A imagem que vemos é resultado do seguinte processo: o cristalino, uma lente biconvexa, forma uma imagem real e invertida do objeto, a qual fica localizada exatamente sobre a retina. Feito esse processo, essa imagem é enviada ao cérebro pelo nervo óptico.

A imagem digital é composta de vários “quadradinhos” coloridos, que são chamados de pixels. O pixel é: a menor unidade que compõe uma imagem digital. O pixel é como um pedaço muito pequeno que compõe o “mosaico” que falamos anteriormente, contendo a informação de luz que citamos sobre aquele pequeno pedaço da imagem.

Esse processo inclui etapas desde o briefing e planejamento, rascunho, finalização até o fechamento da ilustração em softwares de criação de imagens vetoriais. Em seguida, discute-se vantagens e desvantagens das imagens produzidas por meio desta metodologia.

O direito de imagem é protegido pelo artigo 5o, inciso X da Constituição Federal, que o inseriu no rol dos direitos e garantias fundamentais, prevendo indenização para o caso de sua violação. O Código Civil também traz regras sobre o direito de imagem e o classifica como um direito da personalidade.

Quando alguma fonte de luz os ilumina, é possível observar a formação de imagens virtuais, “atrás” da superfície do espelho. Tais imagens, por sua vez, são formadas quando dois prolongamentos de raios luminosos cruzam-se, dando origem a imagens que são virtuais, direitas e que apresentam o mesmo tamanho do objeto.

A luz refletida pelos objetos atravessa a córnea, a pupila, o cristalino e chega a retina, onde células especializadas codificam a imagem e o nervo óptico leva o estímulo para o cérebro. A pupila funciona como o diafragma de uma máquina fotográfica, controla a entrada de luz de acordo com o ambiente.

Uma finíssima camada de tecido sensível à luz, localizada no fundo do olho, a Retina é formada por milhões de células fotorreceptoras, que captam, registram, decodificam ondas luminosas e, por meio do nervo ótico, as enviam ao cérebro, onde se forma a visão.

A luz penetra no olho através da córnea, a camada clara e curva na frente da íris e da pupila. A córnea atua como camada protetora da parte frontal do olho e também ajuda a concentrar a luz sobre a retina, no fundo do olho. Depois de passar pela córnea, a luz atravessa a pupila (o ponto preto no meio do olho).

A luz passa através da córnea, para dentro da pupila e através do cristalino. A córnea e o cristalino ajustam-se à luz (refratam) para que a retina foque. Os fotorrecetores na retina convertem a luz em impulsos elétricos. Os impulsos elétricos atravessam o nervo ótico até ao cérebro.

A função do nervo óptico é a de enviar a imagem luminosa que é convertida em impulsos elétricos nervosos até ao cérebro, estrutura que realiza o processamento das informações e o seu armazenamento.

A retina contém um composto químico chamado rodopsina. Ela é a responsável por converter a luz nos impulsos elétricos que o cérebro interpreta como visão. As fibras nervosas da retina juntam-se na parte posterior do olho e formam o nervo ótico, que conduz os impulsos elétricos ao cérebro.

Tomografia computadorizada
Entretanto, produz imagens tridimensionais, enquanto a radiografia cria imagens bidimensionais. Como faz uso de radiação ionizante, também pode ter restrições para gestantes. Gera imagens com alta resolução espacial.

A palavra grega eikon, cuja tradução é ícone, abarcava todos os tipos de imagem visual, desde pinturas até estampas de selo, assim como imagens sombreadas e espelhadas. Sombras e espelhos eram considerados naturais, enquanto as imagens produzidas pelo ser humano eram tidas como artificiais.

É produzido pela gravação de imagens fotográficas com câmeras ou através da criação de imagens usando animação técnicas ou efeitos visuais . O processo de produção de filmes se tornou uma arte e também indústria.

A Teoria Geral da Imagem, de Justo Villafañe e Norberto Mínguez, propõe um caminho de análise que observa o que há de mais essencial numa narrativa visual: seus elementos compositivos e as significações que seus arranjos evocam.

  • Linha.
  • Luz.
  • Sombra.
  • Perspectiva.
  • Textura.

Processamento de imagem – As 3 etapas

  • Pré-processamento;
  • Realce e;
  • Classificação de imagens.