O que causa a desigualdade cultural?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Deste modo, a inclusão cultural depende não só da formação de um público consumidor, mas também da redefinição dos valores enraiado. Desta forma, a desigualdade cultural pode ser causada tanto pela repartição assimétrica do patrimônio, quanto pela carência de um público.

Preços altos, barreira social e distância são os grandes fatores responsáveis pela percepção do brasileiro de que o acesso às atividades culturais no país é difícil.

Desigualdade social faz referência à diferença entre as classes sociais e aos rendimentos de cada classe. Diversidade cultural faz referência à vasta quantidade de culturas diferentes existentes em um nosso território.

É notório que a cultura nacional não é valorizada, pois existem grandes obras que não são reconhecidas pelos próprios brasileiros, o que mostra uma falta de interesse pelo o que é produzido no territó...

A cultura está relacionada diretamente à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento, que são valores essenciais para o desenvolvimento da sociedade. Assim, a cultura é importante na formação pessoal, moral e intelectual do indivíduo e no desenvolvimento da sua capacidade de relacionar-se com o próximo.

A diversidade cultural nasceu das diferenças regionais entre as culturas de cada povo, só que atualmente está em perigo por conta da Globalização. A diversidade cultural é a variedade das diferentes culturas que se desenvolveram pelo planeta no correr da história.

Entretanto, a diversidade da cultura brasileira também evidencia o que há de pior no ser humano, sentimentos baseados na falta de empatia e compreensão, mazelas sociais, elitismo e preconceito. Grande parcela da população desconhece os elementos culturais que integram as vivências de um povo.

Blog

  1. Praticar a solidariedade no cotidiano. ...
  2. Doar em campanhas responsáveis e comprometidas. ...
  3. Escolher representantes políticos que lutem contra a desigualdade. ...
  4. Cobrar e fiscalizar políticas públicas. ...
  5. Compartilhar informações fidedignas. ...
  6. Contribuir com o acesso à educação.

Ministério da Cultura admite: na chamada Pátria Educadora, 112 municípios brasileiros não têm nenhuma biblioteca pública. O setor responsável na Pasta vai além ao revelar a insuficiência de cinemas e museus em todo o país.

Para democratizar a cultura em nosso país, seria necessário contar com um grande incentivo por parte do Poder Público. Devemos sempre lembrar que, segundo a própria Constituição Federal, no artigo 215, é possível verificar que isso é obrigação do Estado.

À medida que a desigualdade social se alastra, a população é afetada de diversas maneiras e isso pode diminuir a motivação das pessoas em lutar por mudanças. De forma resumida, essa realidade pode gerar níveis altos de desemprego, desnutrição, doenças, violência, miséria, marginalização, mortalidade etc.

A cultura e a arte podem e devem ser vistas como instrumentos valiosos de inclusão social, pois servem de complemento às diversas formas de desenvolvimento da aprendizagem e do conhecimento. Entretanto, a desigualdade e o preconceito continuam sendo grandes barreiras na construção social do nosso país.

A cultura brasileira encontra a pandemia da COVID-19 herdando dois graves problemas: tentativas de criminalização das políticas culturais pela base do governo Jair Bolsonaro e a ausência de um sistema de fomento nacional que consiga abarcar a heterogeneidade do campo e da diversidade regional do país.

A diversidade cultural nos ajuda a reconhecer e a respeitar as diferentes manifestações que moldam a identidade de um povo. Nossa cultura, nossas tradições e costumes são os elementos que moldam a nossa identidade e que promovem a diversidade cultural de um povo, de uma sociedade.

A diversidade cultural traz consigo uma variedade de tradições, crenças, valores, línguas e costumes. Ao abraçar essa diversidade, expandimos nossos horizontes, enriquecendo nosso conhecimento sobre diferentes culturas e promovendo a tolerância e o respeito mútuo.