O que é a desigualdade cultural?

Perguntado por: igodinho . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Desigualdade Cultural é um termo que se refere as diferenças de acesso à cultura por qualquer motivo que seja que não permite a algum grupo de pessoas terem acesso as elas em comparação com os demais grupos existentes na sociedade.

A desigualdade social afeta diretamente o acesso à cultura. Quanto menor a renda, menos as famílias frequentam os teatros, shows e cinemas. É isso que mostra um levantamento realizado pela Universidade de Brasília (UnB).

Nessa linha, as diferenças culturais incluem vários comportamentos, práticas, crenças e expressões que são consideradas únicas para membros de uma raça, nacionalidade ou etnia específicas. Também podem ser aplicados entre pessoas que têm diferenças de idade consideráveis ou visões completamente contrárias sobre a vida.

É o conjunto das diferentes culturas que existem no mundo.

Ao analisarmos essa questão, podemos diferenciar a desigualdade social em quatro grandes pontos: econômico, racial, regional e de gênero. Na visão do filósofo político John Rawls, por exemplo, as desigualdades econômicas podem levar a injustiças que favorecem pessoas ou empresas que detém privilégios.

A noção de desigualdade refere-se à falta de igualdade. Duas coisas, portanto, são desiguais quando não são as mesmas: ou seja, quando são diferentes ou assimétricas. O conceito é usado em várias áreas. No campo da matemática, desigualdade refere-se à relação de ordem estabelecida entre valores distintos.

Preços altos, barreira social e distância são os grandes fatores responsáveis pela percepção do brasileiro de que o acesso às atividades culturais no país é difícil.

A cultura brasileira atual é influenciada fortemente pelos elementos da indústria cultural. Além desses fatores, existem outros oriundos da cultura produzida nas periferias, que não necessariamente são frutos da indústria cultural.

Ministério da Cultura admite: na chamada Pátria Educadora, 112 municípios brasileiros não têm nenhuma biblioteca pública. O setor responsável na Pasta vai além ao revelar a insuficiência de cinemas e museus em todo o país.

Ela representa o conjunto de saberes, tradições, técnicas, hábitos, comportamentos, costumes e modos de fazer de um determinado grupo. Considerada um patrimônio cultural transmitido entre gerações, temos como exemplos as lendas folclóricas, as feiras populares, os rituais, as danças, a culinária, etc.

O sentido de cultura é amplo. O que nos interessa aqui é saber que a cultura corresponde a um conjunto de hábitos, crenças e conhecimentos de um povo ou um determinado grupo artístico (literário, dramatúrgico, musical, derivado das artes plásticas etc.) que cultiva, de algum modo, um padrão estético semelhante.

Devido a um grande processo de miscigenação de etnias, o Brasil é um dos países com maior diversidade cultural do mundo. De maneira simplificada, pode-se dizer que a formação cultural do Brasil é o resultado da miscigenação entre o indígena, o negro e o imigrante europeu.

O desafio da cultura é como introduzir os cidadãos ao mundo da Internet, oferecendo oportunidades além dos estímulos das grandes corporações de mídia e entretenimento, que afugentam o cidadão numa lógica do consumo e do espetáculo.

Nessa perspectiva, é evidente que essa problemática é um desafio para o país, que possui como causas: o desrespeito por parte do Estado e a democratização do acesso ineficiente. Deve-se, pontuar de início, a desvalorização do governo em relação ao tema como um obstáculo.

São várias as consequências vislumbradas em vítimas de atos discriminatórios, dentre elas a depressão, a baixa autoestima, a agressividade, desvios comportamentais, formação debilitada da identidade, além de dificuldades na aprendizagem. Também são variados os comportamentos expressivos de quem sofre o preconceito.

O termo diversidade cultural indica o conjunto de práticas e tradições culturais de uma localidade. Os diferentes ritmos musicais, os pratos típicos, as festividades e as manifestações populares brasileiras são exemplos da diversidade cultural do país.