Como saber se meu Guarda-roupa tem cupim?

Perguntado por: nguedes . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

Um dos indícios mais comuns da existência de cupins é a presença de um pó granulado parecido com madeira. O pó são as fezes que os insetos liberam no caminho e, portanto, a presença do pó indica que algum objeto da casa abriga uma colônia de cupins.

Rachaduras na superfície de móveis de madeira e nos pisos
Caso as encontre, perceba se as rachaduras formam um tipo de túnel (ou até mesmo um labirinto), que pode indicar que tenham sido feitas por cupins. Os insetos costumam comer a madeira no sentido das fibras e deixam terra dentro do imóvel.

Chapas de MDF e aglomerados são imunes a cupins
Tanto MDF quanto aglomerado não recebem nenhum tipo de tratamento para evitar essas pragas. O que pode causar essa confusão está no processo de produção dessas chapas.

Os cupins se alimentam de madeiras e qualquer outro material que contenha celulose, como papel, papelão, tecidos, plantas vivas, etc. Na busca constante da celulose os cupins podem danificar inúmeros objetos e materiais que não contem celulose, na maioria das vezes porque esses materiais estão no seu caminho.

O vinagre pode ser usado no combate ao cupim, desde que a infestação seja detectada logo no início. O produto deve ser dissolvido em uma proporção 1:1, ou seja, em partes iguais de vinagre e de água. A solução mata o cupim de madeira e evita que novos insetos recolonizem a peça.

Espantando cupins
Outra dica é misturar detergente de lavar louça, água e casca de limão, podendo ser substituída por casca de laranja ou de tangerina, também deixa por algum tempo em fusão e depois borrifar a mistura pela casa.

O tempo de vida de uma colônia de cupins varia de acordo com cada espécie, para cupins subterrâneo o tempo de vida de uma colônia pode passar dos 10 anos.

Alguns creem que encontrar cupins em sua casa pode significar que há uma ou mais pessoas com raiva pelas suas conquistas, ou seja, com inveja (o que dizem que também pode atrair traças).

Lavanda. Os cheirinhos são belos aliados para deixar essas pragas longe da sua casa, né? Misture algumas gotas de óleo essencial de lavanda na água que você usa para borrifar a roupa antes de passar. Se preferir, também pode montar sachês com o aroma e espalhar pela casa.

Querosene é uma ótima arma contra os cupins, mas por ser um produto tóxico deve ser usado com cuidado e proteção. Óleos lubrificantes e desengripantes (como o famoso WD40), também. Como fazer: Basta passar o querosene no local atingido pelos cupins, ou encharcar a peça, caso as colônias sejam muito grandes.

Umidade. O cupim de madeira seca é uma exceção nesse quesito. Mas, a maioria desses insetos são atraídos por locais com alta umidade. A hidratação é fundamental para a sobrevivência dos insetos.

Em móvel: em pequenos focos de cupins, como em móveis, é recomendado fazer a aplicação de óleo de laranja. Ele é bastante eficaz, porque quando entra em contato com os cupins, já é capaz de matá-los. Basta borrifá-lo na peça e pronto.

Não é da natureza do cupim picar os humanos.
Eles só mordem ou atacam outros cupins de colônias diferentes, ou insetos, ao se sentirem ameaçados. Mas, vale lembrar que se o inseto se sentir muito ameaçado, ele pode picar humanos como um sinal de “defesa”.

Os cupins de madeira seca produzem fezes que se assemelham a pequenos grãos de areia e possuem a cor da madeira que está sendo infestada. Formam um monte de fezes, que são secas e duras. Se você visualiza fezes escuras no local, significa que essas fezes são antigas.

Cravo-da-índia
Prepare saquinhos com cravos e espalhe nos lugares em que há livros e roupas com furinhos. Além de espantar a traça, os saquinhos vão manter outros bichinhos longe, como as formigas.

O cupim ajuda também no processo natural de reciclagem. O problema acontece quando o cupim invade ambientes internos de residências e empresas, causando prejuízos e afetando a saúde das pessoas. Os insetos não transmitem doenças diretamente, mas podem aumentar transtornos alérgicos e respiratórios em pessoas sensíveis.

Nenhuma doença específica foi jamais ligada aos cupins ou suas infestações. Embora as infestações de cupins não causem doenças, elas podem causar graves reações alérgicas ou ataques de asma.

A melhor forma de evitar uma infestação de cupins é proteger a madeira com produtos específicos, como o Penetrol Cupim. Este produto tem ação inseticida é de fácil aplicação e seca completamente em 24 horas, permitindo tratamentos posteriores como pintura ou envernizamento.