Qual é a diferença entre guarda-sol e guarda-chuva?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 10 votos

Como o próprio nome já diz, as Sombrinhas seriam usadas nos dias de sol, para fazer sombra, e os Guarda-Chuvas seriam usados nos dias de chuva, para proteger da chuva.

Guarda-chuva, ou também Chapéu de Chuva no português de Portugal, ou ainda de sombrinha, é um objeto usado para proteção contra sol e chuvas que consiste em um aramado suportado por uma haste, que sustenta uma tela feita geralmente de material plástico.

E o(s) guarda-chuva(s)?
Ou seja, na Mesopotâmia, região hoje do Iraque, já naquele tempo existiam artefatos destinados a proteger a cabeça dos reis – contra o Sol, não contra a chuva, até porque, é claro, chuva era algo muito raro naquela região.

Lona plástica é o tipo mais recomendável
Segundo ele, a lona plástica impede que todos os raios ultravioletas passem. Já o guarda-sol de poliéster combinado com a aplicação de silver, uma camada criada por empresas estrangeiras, aumenta o fator de proteção solar para 90%.

vermelho

A cor que mais protege o sol é o vermelho, porque a onda de luz vermelha é a mais longa, e pode absorver muitos raios ultravioleta da luz solar.

O FPS do guarda-sol para praia é informado pelo fabricante e, para ter boa eficiência, deve ser 50 ou 50+, que protegem com 98% e 99% dos raios UV, respectivamente. Muitas marcas indicam que possuem FPS 100, o que é equivalente a FPS 50+, ou seja, oferecem proteção contra 99% dos raios UV.

Os tipos mais comuns são haste de alumínio, PVC, aço e madeira. Hastes de metal como o alumínio, por exemplo, são leves e fáceis de carregar e têm maior durabilidade contra a maresia. Já as hastes de madeira podem ser mais pesadas e têm menor durabilidade em relação à umidade.

A palavra “guarda-sol” vem da raiz latina da palavra “umbra”, que significa sombra ou sombra. A partir do século XVI, o guarda-sol tornou-se popular no mundo ocidental, especialmente nos climas chuvosos do norte da Europa. A princípio, era considerado apenas um acessório adequado para mulheres.

Hoje, sombrinhas e guarda-chuvas são iguais. Só é preferível que as sombrinhas possuam proteção solar, anti-raios UV. Muitas pessoas também acreditam que as sombrinhas são aquelas mais estampadas, enquanto os guarda-chuvas seriam aqueles mais sóbrios, grandes e pretos. Na verdade, isso é coisa do passado!

É o caso da crença de que abrir um guarda-chuva dentro de casa acarreta má sorte, e à qual o El Confidencial tenta dar uma resposta. As teorias, contudo são muitas. Uma delas remonta ao século XII antes de Cristo, e relaciona-se não com os guarda-chuvas, mas sim com os sombreiros.

Como se diz no futebol, a regra é clara: em palavras compostas por justaposição que formam uma unidade semântica, ou seja, em termos que se unem dando origem a um novo significado, o uso do hífen é obrigatório. Dessa forma, GUARDA-CHUVA, com hífen, é a grafia correta.

É possível distinguir entre guarda-chuvas de golfe, guarda-chuvas dobráveis, guarda-chuvas retos (ou longos) e guarda-chuvas com cúpula de bolhas. Os guarda-chuvas dobráveis são ideais para carregar no carro, bolsa ou mochila. Eles são muito convenientes, economizam espaço e são leves.

1 sombrinha, chapéu de chuva, chapéu, para-chuva, para-água, umbela, umbrela.

Guarda-sol Âncora Praia Guarda-chuva Titular Areia Parafuso.

O grande diferencial do ombrelone frente ao guarda-sol é o material: tanto sua haste quanto seu toldo são mais resistentes que o guarda-sol. Além disso, o ombrelone conta com uma abertura na parte superior, que funciona como saída de ar.

Guarda-sol
Uma das ideias é colocar acima do suporte para cadeiras, onde ele não irá atrapalhar em nada o seu dia a dia. Se o seu guarda-sol tem uma capa com alça, você também pode mantê-lo pendurado em um ganchinho, dentro da sua lavanderia.

Quando usar o guarda-sol nos dias de inverno, deixe-o arejar corretamente e secar completamente. Só então, coloque a capa protectora e evite o uso do tecido. Também é importante notar que o tipo de classe de tecido irá influenciar a resistência às intempéries.

Os tecidos sintéticos — aqueles que são feitos poliamida e fibras de poliéster — têm em sua base de fabricação o dióxido de titânio. Já às peças em algodão é incorporado um aditivo fotoprotetor com o objetivo de complementar o bloqueio da passagem dos raios UV.