O que comprar de carne com pouco dinheiro?

Perguntado por: ixavier . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Acém, músculo, frango e suíno são alternativas mais em conta para comprar enquanto o preço da proteína continua alto. Veja dicas.

Escolha da Melhor Carne para Fritar ou Grelhar
Bife de contrafilé; Bife de patinho; Bife de filé mignon. Dentre estes cortes, o filé mignon costuma ser o mais caro, porém, é a carne mais macia e saborosa, e que pode ser frita ou grelhada aí em sua casa.

Carnes de segunda
Encontramos algumas carnes muito saborosas nessa porção como por exemplo: o acém, paleta, coxão-duro e músculo dianteiro, além desses cortes, ainda temos localizado na traseira o rabo bovino.

A maminha está entre as melhores carnes para churrasco. Ela é a parte mais macia da alcatra e tem sabor suave e suculento. É um corte bem parecido com o da picanha, mas com um preço mais acessível.

Calcule 400 g por pessoa (no caso de adultos), é a conta certa para nunca faltar. Mas esse cálculo depende muito do que pensa servir. Quando é a carne com foco especial, esse cálculo funciona bem. Se porém houver um bufê de saladas, as pessoas terão menos apetite para as carnes.

Tipos de carnes para escolher no açougue
CARNES PARA FAZER NA PANELA: são mais firmes e gordurosas, levando mais tempo para cozinhar. Exemplos: acém, patinho, músculo e fraldinha. CARNES PARA GRELHAR OU FRITAR: são mais macias e suculentas. Exemplos: alcatra, bisteca, contrafilé e filé mignon.

1 – Carne moída ou desfiada costuma render mais em casa
Os cortes maiores, como bifes, tiras e postas, além das peças inteiras, costumam render bem menos. Afinal, algumas partes dos pedaços podem ser descartadas, como cartilagem, gorduras em excesso, ossos etc.

Segundo a Serasa, um dos maiores benefícios que o consumidor brasileiro encontra ao optar pelas compras mensais é a economia de tempo. Esse método torna necessário ir ao supermercado apenas uma vez ao mês, dando ao consumidor mais espaço para realizar outras atividades, como trabalho, lazer e cuidados domésticos.

Elas são: Lagarto, patinho, fraldinha, acém. Você vai consumir carnes magras, e também economizará um pouco, principalmente, agora, no fim do ano. O lagarto é uma ótima opção para quem quer economizar, mas também não quer sair da linha.

Para o bife de uso diário são usados os cortes de primeira, carnes mais macias, geralmente a alcatra e o contra-filé. Dependendo dos hábitos, também são aceitáveis o coxão mole e o patinho, menos macios.

frango

Uma das opções mais baratas de carnes para churrasco é o frango, que é capaz de agradar a todos justamente pela simplicidade. É possível servir tulipas ou coxinhas da asa, asinhas ou mesmo a coxa.

No Brasil, a quantidade recomendada de carne vermelha por semana é de 300 g a 500 g.

Em média, o recomendável é calcular 500 g de carne (sem ossos) por pessoa.

Em grandes grupos, calcula-se 350 gramas de carne por pessoa. O valor é o suficiente pensando que geralmente há uma série de acompanhamentos e que sempre tem alguém que come mais enquanto outro come menos. Para duas pessoas o peso sobe para 1 quilo no total (500 gramas para cada um).

Cortes de carne bovina de terceira

  • Músculo;
  • Ponta de agulha;
  • Pescoço.