Como falamos há pouco ou a pouco?

Perguntado por: lparis . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

“Há pouco” sempre será usado quando se tratar do verbo haver com a ideia de tempo passado. Nesse caso, haver pode ser substituído pelo verbo fazer.

Note que, enquanto “há” costuma estar presente no sentido de tempo passado, “a” pode estar presente em locuções no sentido de tempo futuro. Veja: Nós chegamos HÁ dez minutos. Nós vamos chegar daqui A dez minutos.

Há pouco é utilizado para indicar tempo decorrido, algo que aconteceu no passado. Exemplo: Ele passou aqui há pouco procurando por você. A pouco é utilizado para indicar tempo que ainda não decorreu, algo que acontecerá no futuro. Exemplo: Ele voltará daqui a pouco.

Tem o significado de 'faz pouco tempo'.

"entre eu e tu": com a preposição “entre”, usa-se pronomes pessoais do caso oblíquo. O correto seria: Entre mim e ti não há mais nada.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

O a indicará sempre tempo futuro: Daqui a pouco, começaremos a prova. Ou distância: O carro ficou a menos de três metros do precipício. Já o há, forma do verbo haver, indica tempo passado: Ele foi embora há alguns dias.

O verbo haver impede a palavra atrás em seguida sempre que estiver relacionado a tempo, à ação que já se passou. Há, portanto, duas formas corretas para a frase: “há dez anos” ou “dez anos atrás”.

Assim, podemos utilizar o “há” quando o verbo haver é impessoal (sem sujeito) e possui o sentido de “existir”. Essa forma verbal é conjugada na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Há muitas pessoas no mundo. Existem muitas pessoas no mundo.

Está presente: 3 está, encontra-se, acha-se, apresenta-se. Acontece: 4 acontece, ocorre, sucede, realiza-se, passa-se, dá-se, decorre, sobrevém, transcorre, verifica-se.

Há é usado para indicar tempo passado. A é usado para indicar tempo futuro.

A forma correta é "há muito tempo".
Isso porque, nesse contexto, estamos nos referindo a um período que já passou, e o verbo "haver" é utilizado para indicar tempo decorrido.

anos: indica tempo passado

  1. Isso aconteceu há anos.
  2. anos que não vejo meus primos.
  3. Ele foi embora das nossas vidas há dois anos.
  4. Há dez anos que eu espero por esse dia!
  5. Eu estou nesse emprego há mais de um ano.
  6. Eu já o conheço há mais de vinte anos.
  7. Eu já te pedi esse trabalho há anos!

Há casos em que não ocorre crase (união da preposição a com o artigo definido a), mas o acento grave é usado por motivos de clareza: à força, à medida, à míngua, à faca, à noite, à tarde, à mão, à distância.

2. Daqui a pouco. Expressão que designa o mesmo que: daqui a alguns minutos, logo ou em alguns instantes.

Resposta verificada por especialistas
A expressão "já" nos indica um fenômeno que ocorrerá de maneira imediata, ou seja, no momento atual. A expressão "já já" é uma expressão coloquial que entendemos por ser algum evento que ocorrerá em instantes, ou seja, que deve ocorrer em breve, em um curto período de tempo.

A menos que significa a não ser que, salvo se. Confere à frase sentido negativo: Não passará na prova a menos que haja um milagre.

Por esta razão, na ótica gramatical, o quantificador todos tem a capacidade de se referir simultaneamente a pessoas do género masculino e feminino. A expressão «todos e todas» é, assim, do ponto de vista estritamente gramatical, redundante.