O que diz em eclesiaste 2?

Perguntado por: isantana . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Todas as riquezas e bens do rei são vaidade e aflição de espírito — Melhor é a sabedoria do que a estultícia — Deus dá sabedoria, conhecimento e alegria ao homem. 1 Disse eu no meu coração: Ora, vem, eu te porei à prova com alegria; experimenta, pois, as acoisas boas; porém eis que também isso era vaidade.

O livro enfatiza a importância do temor a Deus, da justiça, da sabedoria e do contentamento. Ensina a apreciar o presente e buscar um propósito de vida além das satisfações mundanas. Oferece uma reflexão profunda sobre o sentido da vida, questionando a futilidade da riqueza, do poder e do conhecimento mundano.

Ou seja, só aproveitamos na vida aquilo que vivemos de forma plena aquilo que não deixamos o tempo levar. Segundo Salomão a vida realmente deve ser aproveitada, pois ela passa como o vento, ninguém sabe de onde veio e nem para onde vai.

O livro de Eclesiastes é uma crítica à sabedoria hebraica tradicional, sendo que uma das críticas levantadas por este livro é sobre Deus: seria Deus um ser arbitrário no meio da falta de sentido da vida? Este é um questionamento que este trabalho faz ao analisar o papel de Deus nesse livro sapiencial.

O livro de Eclesiastes foi escrito por alguém que chamava a si mesmo de “pregador” (Eclesiastes 1:1). O pregador ensinou que as condições de nossa vida mortal são temporárias e indica que Deus levará todas as obras a julgamento. O livro Cantares de Salomão é poético e celebra o amor entre um homem e uma mulher.

Trata-se de uma diferenciação de causas do bem gozar a vida: o trabalho, na verdade, é uma causa instrumental para se gozar a vida; e Deus é a causa inicial, a origem inicial do bem se gozar a vida.

A declaração bíblica “vaidade de vaidade, tudo é vaidade” significa o caráter transitório, e em certo aspecto, inútil e vão, das realizações humanas nesta terra. Foi o rei Salomão quem escreveu que tudo é vaidade em sua contemplação da vida humana (Eclesiastes 1:2; 12:8).

Vaidade no hebraico advém de duas palavras. Habel, shav, que significa vazio e oco. Seu uso no Antigo Testamento estava relacionado ao abandono do único Deus verdadeiro e à busca de ídolos que não podiam satisfazer às necessidade de Israel pelo simples fato de não existirem.

No livro de Eclesiastes estão registrados os pensamentos do sábio, o homem que meditou profundamente sobre a vida humana , com as suas injustiças e decepções, e concluiu que "tudo é ilusão". O Eclesiastes é o livro do homem sem Deus.

Numero de Vezes que aparece a palavra “Vaidade” (Hebel em hebraico) n Bíblia Hebraica. No livro do Eclesiastes: 38 vezes.

Eclesiastes é o único livro de filosofia – filosofia pura – incluído no cânon Bíblico. A palavra que mais se repete no livro é vaidade. É preciso refletir profundamente sobre a vida para saber o que é vaidade e distinguir daquilo que é sem-sentido o que deve fazer parte da nossa Filosofia de Vida.

O “tudo tem seu tempo” não significa que você deve cruzar os braços, tomar um café e esperar o tempo passar. Na realidade nos mostra a infinidade de oportunidades que podemos ter se soubermos como aproveitar cada segundo de aprendizado.

A palavra de Deus nos diz em Eclesiastes capítulo 3, versículo 1: ''Há um tempo para cada coisa debaixo do sol, tempo de plantar, de colher, de nascer, de viver e de morrer...”.

Tudo ocorre no tempo certo, segundo a vontade de Deus, e nada foge do Seu olhar. Você provavelmente já passou pela experiência de ter se atrasado para algo muito importante, seja entregar um documento, ou chegar em algum lugar.

O livro de Eclesiastes 3:1-8 nos lembra que há um tempo e lugar para tudo na vida. Haverá momentos de alegria e tristeza, momentos de perda e ganho, momentos de luta e paz. Mas podemos confiar em Deus para nos guiar em cada momento de nossa vida. Podemos encontrar conforto em saber que Ele é fiel e nunca nos abandona.

Moisés

Pela tradição religiosa, estes cinco livros teriam sido escritos por um único homem, Moisés. "Lendo e interagindo com o [poeta e tradutor] Haroldo de Campos (1929-2003), eu aprendi que há duas abordagens possíveis. A da sinagoga diz que quem escreveu a Torá foi Moisés e ponto final.

Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor. Pois quando a sabedoria entrar no teu coração, e o conhecimento for agradável à tua alma, O bom siso te guardará e a inteligência te conservará. Melhor é o pouco com justiça, do que a abundância de bens com injustiça.

Segundo a tradição rabínica, Eclesiastes foi escrito por Salomão já idoso. Uma tradição alternativa, a de que Ezequias e seus colegas escreveram Isaías, Provérbios, Cântico dos Cânticos e Eclesiastes, provavelmente significa apenas que o livro foi editado na época de Ezequias.