O que diz Mateus 18 21?

Perguntado por: amesquita . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

' Jesus lhe disse: 'Não te digo que até sete, mas, até setenta vezes sete'” (Mateus 18,21-22). As pessoas dizem que é difícil perdoar. No entanto, creio que esta afirmação surja, porque muita gente não sabe, ao certo, o que é perdão. Neste ensinamento de Jesus, aprendemos que devemos perdoar “setenta vezes sete”.

O conceito de perdão pode, claramente, ser entendido num diálogo de Pedro e Jesus. A pergunta foi “quantas vezes devo perdoar o irmão que pecar contra mim?”. Ao que Jesus respondeu: 70×7! Certamente, não foi um limite numérico que o mestre colocou (490 vezes), mas sim que devemos estar sempre prontos a perdoar.

“Mestre, quantas vezes devo perdoar uma pessoa que me ofende: até sete vezes?”. Essa pergunta é feita por Pedro, no evangelho de hoje, de Mateus 18,21-35. Jesus responde a Pedro e a todos nós: “não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete!”.

“Perdoar é permitir que a pessoa se aproxime” (Efésios 2, 13). Perdoar é uma união de arrependimento e sacrifício. Só há perdão se uma das partes estiver de fato arrependida e a outra verdadeiramente disposta a sentir a compaixão.

O ponto central da parábola se encontra na conclusão: todos somos devedores diante de Deus; nunca poderemos pagar nossas dívidas. Constantemente pedimos perdão pelos nossos pecados. Deus perdoa e nos pede que perdoemos nossos irmãos: “Perdoai-nos as nossas ofensas assim que nós perdoamos a quem nos tem ofendido”.

Em Mateus 18:1–20 lemos que Jesus ensinou Seus discípulos na Galileia a humilharem-se e tornarem-se como criancinhas. Ele também explicou que aqueles que “[escandalizassem]” Seus pequeninos, ou os desviassem do caminho, sofreriam (ver versículos 6–7).

Quando decidimos fazer tudo o que Deus nos diz, comprometemo-nos de modo sincero a alinhar nosso comportamento diário à vontade de Deus. O primeiro milagre do Salvador, do qual temos registro, foi realizado em uma festa de casamento em Caná da Galileia.

O Catecismo da Igreja Católica (#668) afirma: “A ascensão de Cristo ao céu significa a sua participação, em sua humanidade, no poder e autoridade de Deus”. O fato faz parte do mistério pascal de Cristo.

Naquele tempo, 18,21Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?” 22Jesus respondeu: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. Porque o Reino dos Céus é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados.

Então ele ergueu seus olhos para o céu e disse: “Pai, perdoa-lhes, pois eles não sabem o que fazem” (Lucas 23.34). Essa declaração de Jesus é extremamente séria, pois nela se esconde uma terrível condenação.

Efésios 5. Os santos são exortados a evitar a impureza e a andar retamente — Marido e mulher devem amar um ao outro. 1 Sede, pois, aimitadores de Deus, como filhos amados; 2 E aandai em amor, como também Cristo nos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e bsacrifício a Deus, em ccheiro suave.

Não há limites para dar ou pedir perdão (Mt 18,21-35)

O perdão de Deus baseia-se exclusivamente no seu amor e na sua graça incondicional. Nós não o merecemos. A palavra grega para pecado, em Mateus 6:12, significa literalmente “dívida”. Porque quebramos a lei de Deus, temos dívidas com Ele que jamais poderemos ressarcir.

Perdoar é muito importante porque nos livra da raiva, rancor, tristeza e outros sentimentos desagradáveis. Ao realizar o ato de perdoar, tem-se uma oportunidade de se libertar das amarras que trazem peso negativo para nossas vidas. É um símbolo de inteligência emocional e, em muitos momentos, de amadurecimento pessoal.

A seguir estão os sete passos a serem seguidos para perdoar alguém:

  1. Identifique a sua mágoa. Localize a verdadeira fonte de sua dor, se necessário vá até as profundezas do seu ser para achá-la. ...
  2. Reconheça que você tem emoções dolorosas. ...
  3. Perdoe a si mesmo. ...
  4. Tenha empatia. ...
  5. Perdoe. ...
  6. Tenha gratidão. ...
  7. Permita-se amar novamente.

Perdão é algo que recebemos, mas tem que ser algo que também passamos para aqueles que nos ofenderam. Quem não perdoa torna-se prisioneiro da ofensa, das lembranças e de cadeias de amargura e ressentimento.

Continuar lendo O que diz Mateus 7 5?