O que diz Romanos 8 28 29?

Perguntado por: zfigueiredo2 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

28 Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. 29 Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

Portanto, o sentido do primeiro ato de Deus em Romanos 8,29 é que Deus conhece de antemão seu próprio povo no sentido que ele o escolhe, ama-o e se preocupa com ele.

Que princípios podemos aprender com esses versículos? (Os alunos podem identificar diversos princípios, dos quais alguns são: Se amarmos a Deus, todas as coisas contribuirão para o nosso bem. Por meio de Jesus Cristo, podemos vencer todas as dificuldades e tribulações da mortalidade.

Nada nos separa do amor de Deus, mas o pecado nos afasta da Sua presença. Por isso a importância de reconhecermos logo os nossos erros e voltarmos aos braços do Senhor.

Quando o apóstolo escreve que “todas as coisas cooperam para o bem”, ele não está apenas falando de alegria, felicidade, realizações e prosperidades. Esse “todas as coisas” também inclui sofrimento, tristeza, perdas e adversidades. Todas as coisas são realmente todas as coisas, não menos que isso.

A carta aos Romanos tinha como objetivo apresentar Paulo e sintetizar a mensagem do apóstolo, antes de sua chegada a Roma. Tendo como autor Paulo, a carta provavelmente foi escrita no ano 57 depois de Cristo, em Corinto, quando Paulo preparava sua visita a Jerusalém.

Devemos abandonar-nos com confiança, sem restrição alguma, ao amor do Pai. Devemos superar a escuridão e o vazio que podemos estar sofrendo, abraçando bem a cruz. E depois, lançar-nos a amar a Deus, cumprindo a sua vontade, e a amar o próximo.

Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.

1. Eleger desde a eternidade (ex.: afirmou que Deus predestina os justos). 3. Destinar com antecedência.

Destinar de maneira antecipada; fazer com que algo ou alguém tenha uma finalidade específica: o trabalho árduo o predestinaram a fazê-la chefe. Selecionar alguém para um objetivo determinado: a família a predestinou para ser médica. Etimologia (origem da palavra predestinar). Do latim praedestinare/ pré + destinar.

32 Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? Algumas verdades quase nos deixam sem fala. Romanos 8,28-32 quase deixou Paulo assim, sem fala. Todas as coisas cooperam para o seu bem.

Paulo escreveu sua epístola aos romanos de Corinto perto do fim de sua terceira viagem missionária.

A resposta: Nada irá nos separar do amor de Deus! Podemos um dia esquecer dele, mas Deus nunca se esquecerá de nós. Seu amor não tem fim e alcança o grato e o ingrato através de sua misericórdia.

37 Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.

Seguir o que Cristo ensina é uma forma clara de mostrar seu amor a Deus. Para isso, mantenha uma rotina diária de contato com Ele, lendo a bíblia, orando e confessando seus pecados. Assim, você vai ganhar mais intimidade com Deus e percebe como é fácil colocá-lo no pódio do seu coração.

Deus tem o controle de tudo (Salmos 93.1,2; Atos 17.28; Colossenses 1.17). Por isso, se há muita maldade no mundo, olhem para a direção certa que é o Senhor Jesus! Nele encontramos paz, amor, bondade, alegria, sabedoria, esperança e, fundamentalmente, a vida eterna.

Esse é o primeiro e grande sinal, a primeira e grande prova. Quem realmente diz amar ao Senhor deve cumprir com Seus mandamentos, com o que Ele ordena em Sua Palavra. Assim está escrito em João 2.3-6: “Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos seus mandamentos.

Os romanos levaram avanços significativos para os territórios ocupados – estradas, desenvolvimento urbano, arquitetura, regras de direito e princípios de higiene são alguns deles – benefícios que indubitavelmente fizeram diferença na história posterior da Europa Ocidental.