O que é a Pedra do filme Parasita?

Perguntado por: ilopes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Um dos elementos mais estranhos e enigmáticos do filme Parasita é a pedra dada de presente para a família. Em uma entrevista para a Polygon, o diretor Bong Joon-ho explica que colecionar essas pedras achadas em montanhas é um costume de gerações antigas da Coreia.

Muito elogiada, a história sul-coreana sobre diferença de classes por meio de famílias coexistindo na mesma casa foi o primeiro longa-metragem não falado em inglês a garantir o prêmio de melhor filme do Oscar. Na cerimônia, ainda levou para casa: melhor roteiro, melhor diretor e melhor filme estrangeiro.

Sob essa ótica, é possível dizer que a família Park é o verdadeiro parasita da trama de Bong-Joon Ho, pois para poderem usufruir de todo o conforto e felicidade que seu dinheiro lhes proporciona, existem diversas pessoas que tem suas vidas sugadas para tornar isso possível.

O nome da obra do diretor sul coreano Bong Joon Ho (“O Hospedeiro” e “Okja”), que também é corroteirista, faz alusão ao sistema que suga tudo e todos: o cada vez mais insustentável capitalismo, fruto de uma iminente crise mundial.

Em “Parasita”, as famílias Ki-Taek e Park são duas faces de uma mesma moeda. Mais do que os personagens individuais, o que se destaca no filme são os grupos que expõem uma sociedade de classes enormemente desigual. Mas o sucesso do filme não se deveu apenas à temática globalizada da desigualdade social.

Segundo o diretor, o significado do nome é ambíguo. Em sessão de Perguntas & Respostas, Joon-ho comentou algumas das decisões que foram feitas nos bastidores de Parasita, afirmando que a escolha do nome poderia ter sido uma escolha "arriscada" para a equipe de produção.

Ao longo do texto foi enfatizada a desigualdade social que ocorre em Seul capital da Coreia do Sul, esta realidade é posta frente a frente com a realidade da população brasileira que também vive em moradias insalubres, assentamentos informais e lugares com aglomeração subnormal.

'Parasita' (./.) O grande vencedor do Oscar 2020 já tem uma continuação em produção. A tragicomédia de Bong Joon-ho, que explora bizarras diferenças de classe de uma Coreia do Sul fascinada pelo capitalismo, será seguida de um filme sobre os lucros dos bancos brasileiros em 2019.

O prêmio é o mais cobiçado e tradicional de Hollywood. O troféu fundido em bronze e banhado a ouro tem um custo de produção, por unidade, de US$ 900 (cerca de R$ 4.695).

A festa do Oscar 2023 ocorre no Teatro Dolby, em Los Angeles (EUA), e será conduzida pelo comediante Jimmy Kimmel, que já foi mestre de cerimônia do evento nos anos de 2017 e 2018. A solenidade será transmitida no Brasil a partir das 21 horas e pode ser acompanhada em canais por assinatura.

Em Biologia, hospedeiro é um organismo que abriga outro em seu interior ou o carrega sobre si, seja este um parasita, um comensal ou um mutualista.

No final de Parasita, Kim Ki-woo sofre severos danos cerebrais. Não é claro até que ponto, por isto todo seu discurso no final pode ser interpretado como um delírio ou, simplesmente, a forma como ele enxerga sua situação. É plausível a descoberta de que seu pai está no porão.

1Uma paisagem urbana árida – pontes, viadutos, escadarias, avenidas – e duas casas. Esses são os cenários mais importantes do filme Parasita (2019), do diretor sul-coreano Bong Joon-ho. Apesar da potência poética do cenário urbano distópico que separa essas duas casas, são elas que ganham protagonismo no filme.

Parasita, em linhas gerais, segue uma família de classe baixa da capitalismo, desigualdade, cultura que pratica astutos mecanismos de fraude para sobreviver e que consegue uma forma para que todos os seus membros trabalhem para uma família rica de Seul como tutores das crianças, motorista e governanta.

Essas são as duas características centrais do que chamamos de capitalismo extremo: a extrema concentração de riquezas e a tendência à extrema concentração da propriedade e controle das empresas.

Se você se surpreendeu com o filme coreano Parasita (2019), certamente não conhece Que Horas Ela Volta? (2015), de Anna Muylaert. O longa retrata a vida de milhares de brasileiras ao mostrar o cotidiano de Val, uma empregada doméstica da grande São Paulo.

Ao longo do texto foi enfatizada a desigualdade social que ocorre em Seul capital da Coreia do Sul, esta realidade é posta frente a frente com a realidade da população brasileira que também vive em moradias insalubres, assentamentos informais e lugares com aglomeração subnormal.

Nesse sentido, segundo o dicionário Caldas Aulete, parasita é um organismo que vive de um ou em outro organismo. Ainda, em sentido figurado, o termo se aplica às pessoas que vivem à custa de outros. Por isso, uma primeira interpretação do filme tem a família pobre como “parasitas”.

  • Oscar de Melhor Filme
  • Palma de Ouro
  • Oscar de Melhor Direção
  • Oscar de Melhor Filme Internacional
  • Oscar de Melhor Roteiro Original
  • Prêmio Globo de Ouro: Melhor Filme Estrangeiro

Uma das cenas mais icônicas do mundo dos k-dramas é de “O Rei Eterno”, em que o personagem do ator Lee Min-ho salva a Kim Go-eun nesta praça montando um cavalo branco.

Os parasitas podem ser transmitidos entre os hospedeiros por meio de contato direto, como quando um mosquito pica uma pessoa e transmite uma doença, ou por meio de alimentos e água contaminados.