O que é a suspensão de contrato?

Perguntado por: rboaventura . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 10 votos

A suspensão do contrato de trabalho é um instituto que acarreta a cessação temporária dos principais efeitos do contrato empregatício. No entanto, ambas as partes – o empregador e o empregado – não cumpriram suas principais obrigações contratuais por um determinado período de tempo.

A suspensão disciplinar, por disposição legal (artigo 474 da CLT), não pode ser superior a 30 (trinta) dias consecutivos, sob pena de ser considerada falta grave por parte do empregador, importando na rescisão indireta do contrato de trabalho por parte do empregado, conforme dispõe a letra "b" do artigo 483 da CLT.

Consequências da suspensão do contrato de trabalho
São elas: Colaborador deixa de ser obrigado a prestar serviços e se manter à disposição do empregador; Empregador deixa de pagar os salários durante a suspensão; O tempo de serviço não é computado durante o período em questão.

30 dias

Por fim, destaca-se a impossibilidade de o empregador rescindir unilateralmente o contrato. Isso porque, após o período de suspensão ser superior ao permitido (30 dias), a rescisão é caracterizada como sem justa causa.

A suspensão contratual acontece em razão de conduta irregular do empregado. Nesse caso, existem duas situações que se enquadram, são elas: Suspensão de empregado estável para que se instaure inquérito para apurar falta grave; Suspensão disciplinar.

Se, durante o período de suspensão temporária do contrato de trabalho, o empregado mantiver as atividades profissionais, ainda que parcialmente, por meio de teletrabalho, trabalho remoto ou a distância, ficará descaracterizada a referida suspensão temporária.

É muito comum a ideia que para aplicar a justa causa são necessárias no mínimo três advertências, no entanto a advertência não tem previsão legal na CLT. Isso significa que não existe uma quantidade mínima ou máxima para que o empregador possa demitir um empregado por justa causa.

Conceito e distinção de suspensão e interrupção do contrato de trabalho. Suspensão é a paralisação temporária dos serviços, sendo que o empregado não recebe salários e não há contagem de tempo de serviço. Interrupção ocorre quando a empresa continua pagando salários ao…

Existem alguns cenários e motivos que podem levar à suspensão do contrato de trabalho, são eles:

  • Serviço militar obrigatório ou encargo público;
  • Mandato sindical;
  • Suspensão disciplinar;
  • Inquérito de falta grave;
  • Prisão;
  • Doença ou invalidez;
  • Participação em curso ou qualificação.

Uma suspensão descreve uma mistura heterogênea de substâncias, de um sólido finamente distribuído em um líquido. O sólido não pode se dissolver no líquido, como é o caso em uma mistura de substâncias de sal e água.

Para faltas leves reiteradas, pode-se adotar a advertência, suspensão de 1 dia, suspensão de três, cinco ou dez dias ou justa causa.

E suas principais hipóteses são: afastamento por acidente de trabalho por doença – até 15 dias, casamento, convocação eleitoral, falecimento do cônjuge, pais, irmãos, avós, licença maternidade e paternidade, nascimento do filho, doação de sangue, serviço militar, realização de provas, comparecimento em juízo, ...

A suspensão são dias corridos. Como o feriado é dia de o funcionário não trabalhar, o mesmo será remunerado por esse dia. Porém ele estará suspenso esse dia e esse feriado será descontado.

Por exemplo, quem tiver o salário e a jornada reduzidos em 25%, terá 75% do salário pago pelo empregador e direito a receber 25% da parcela do seguro-desemprego. Já quem tiver o contrato suspenso, o pagamento da compensação do governo será de 100% do valor que o trabalhador receberia de seguro-desemprego.

O Ministério da Economia disponibilizou o Portal de Serviços (https://servicos.mte.gov.br/bem), o Aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” e a Central telefônica oficial do programa 158, que são as principais fontes de informação.

Segundo a lei, irregularidades nos acordos levam à sua anulação, e a empresa está sujeita a pagar multa e os salários dos funcionários. Após o prazo de redução ou suspensão, o funcionário também tem estabilidade. Caso a pessoa seja demitida (sem justa causa) no período, a empresa deve pagar indenização.

A dispensa por justa causa pode ser aplicada ao trabalhador que comete alguma das infrações previstas em lei e que são consideradas graves o suficiente para quebrar o elo de confiança entre ele e a empresa. Uma dessas infrações é a falta injustificada do empregado ao trabalho por ao menos trinta dias consecutivos.

Uma suspensão é uma mistura heterogénea que contém partículas grandes que com a gravidade se depositam. Areia em água é um exemplo de uma suspensão. Uma solução é uma mistura homogénea de duas ou mais substâncias em que uma substância dissolve a outra. Um exemplo de uma solução é a água salgada.

A advertência verbal ou escrita é aplicada em faltas de menor gravidade e serve de alerta ao empregado para que ele tome conhecimento do seu comportamento irregular. Caso o funcionário mantenha uma conduta irregular no trabalho, o empregador pode aplicar a suspensão, que pode ter duração de 1 a 30 dias.

A advertência ou suspensão deve ser aplicada de imediato, logo em seguida à apuração da falta cometida, pois, caso contrário, poderá ser considerada como perdoada, podendo inclusive ser este o entendimento da Justiça do Trabalho, caso haja reclamação do empregado.

A advertência é um aviso ao empregado para que ele tome conhecimento de algum comportamento indevido, porém não tão grave, podendo ser escrito ou verbal. Já a suspensão é aplicada após um considerável número de advertências ou uma falta de maior relevância, podendo levar a uma justa causa.