O que é a teoria do absurdo?

Perguntado por: aalvim . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

O absurdismo é a teoria filosófica de que a vida em geral é absurda. Isto implica que o mundo carece de sentido ou de um propósito superior e não é totalmente inteligível pela razão.

Para Camus, só há um problema filosófico verdadeiramente sério: é o suicídio. Julgar se a vida merece ou não ser vivida, é responder a uma questão fundamental da filosofia. Assim, o termo absurdo surge como a negação última do sentido da existência.

1. [ Filosofia ] Teoria filosófica que defende o absurdo e a falta de sentido no universo e na vida.

O Absurdismo como conceito, tem suas raízes fundadas no século XIX com o filósofo dinamarquês Søren Kierkegaard. Já como sistema de crença ele nasceu do movimento existencialista, quando o filósofo e escritor francês Albert Camus rompe essa linha filosófica e publica seu manuscrito O mito de Sísifo.

Para Camus, era preciso tomar uma decisão: se optarmos por continuar a viver devemos aceitar que não existe um sentido último no que fazemos. Apesar de não se considerar um adepto da filosofia existencialista, Camus tinha vários pontos em comum com seus amigos franceses Simone de Beauvoir e Sartre.

“É preciso imaginar Sísifo feliz.” Não porque seja uma brincadeira de mal gosto. A vida é um fenomeno único, e deve ser preservada em sua sensibilidade. A dor atravessa a existencia humana, e aqui nesse mundo contigente não há espaço para Deus, providencia ou outras fulgas.

O epicurismo é a corrente criada a partir do pensamento de um filósofo ateniense chamado Epicuro de Samos, no século IV a.C. Epicuro devotou sua vida a estudar o que, de fato, conduz as pessoas à felicidade. Afirma que o prazer é o princípio básico das escolhas humanas.

O existencialismo de Camus se estabelece no absurdo, pois a constatação da ausência de um porquê é a conclusão que se chega ao se debruçar sobre a liberdade do indivíduo. Se não há uma essência prévia, um plano a ser seguido, um destino certo, pode-se tudo.

Resposta:O. absurdo é uma condição ou situação que vai contra a lógica, a razão ou as expectativas normais, sendo irracional, ilógico ou sem sentido aparente.

Qual é a coisa mais absurda que a nossa sociedade aceita como normal? a miséria. Racismo e discriminação racial ou étnica - comportamentos normalizados e minimizados pela sociedade, que distingue a pessoa por cor e raça.

Que não é lógico e racional: 1 ilógico, incoerente, disparatado, despropositado, incongruente, irracional, contraditório, paradoxal, insensato, maluco, tolo, fantástico, ridículo, kafkiano.

O existencialismo nada tem de um quietismo, para empregar as palavras do próprio Sartre. Muito pelo contrário, ele tem por base a própria ação (que discu- tiremos mais tarde), ação que por sua vez se estrutura na responsabilidade. O homem é o que ele quer se tornar, e nada é senão seus próprios atos.

A felicidade é o sentido e o propósito da vida, o único objetivo e a finalidade da existência humana”. A frase acima é do grande filósofo grego Aristóteles, um dos mais importantes formadores de nossa civilização ocidental.

Albert Camus foi um admirado escritor, jornalista e dramaturgo de origem argelina. Ficou conhecido por agregar reflexões existencialistas em suas publicações, sendo considerado por muitos como um filósofo. Recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1957 pelo conjunto de sua obra.