O que é boina preta no Exército?

Perguntado por: eferrari5 . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

A boina preta representa uma tradição de mais de um século e identifica o soldado que, sempre ao lado da tecnologia, supera os desafios com coragem e determinação. A entrega da boina preta nas Unidades blindadas e mecanizadas é realizada durante solenidade militar de grande significado para os jovens recrutas.

Boina bordô: Brigada de Infantaria Paraquedista. Boina camuflada: infantaria da selva. Boina garança: colégios militares. Boina preta: unidades blindadas ou mecanizadas.

Boina preta: unidades blindadas ou mecanizadas. Boina castanha: Brigada de Operações Especiais. Boina cinza: infantaria de montanha.

A boina preta representa uma tradição de mais de um século e identifica o soldado que, sempre ao lado da tecnologia, supera os desafios com coragem e determinação. A entrega da boina preta nas Unidades blindadas e mecanizadas é realizada durante solenidade militar de grande significado para os jovens recrutas.

Campo de branco e bordadura de azul-celeste e vermelho, cores representativas do Exército Brasileiro.

A cor correspondia ao distintivo das tropas do Interior, embora os próprios militares das forças especiais associem a cor a outro significado especial – ao sangue. Com o passar do tempo, a boina vermelha começou a ser usada por outras unidades das forças especiais do Ministério do Interior.

As Forças Especiais do Exército dos Estados Unidos, também conhecidas como os Boinas Verdes por causa de sua boina distinta de serviço, são uma força de operações especiais.

A partir de então, por norma, os comandos passaram a utilizar boina castanha com um emblema privativo daquele tipo de tropas, constituído por um punhal e um ramo de louro sobre os quais assentava o Escudo Nacional.

Para civis pode parecer um “bonezinho”, mas os militares a chamam de cobertura.

O Comando da Polícia Militar de São Paulo adotou a boina cinza como parte do uniforme oficial de toda a tropa. Antes da mudança, o equipamento era de uso restrito, permitido apenas para integrantes de unidades consideradas de elite.

Conta-se que na época da sua criação, em seus primeiros dias, o Centro de Instrução de Guerra na Selva não tinha ficha de viatura, fazendo com que o militar do portão das armas perguntasse o destino das viaturas que saiam do quartel. Quase sempre, recebia uma resposta apressada e lacônica — Selva!

A Boina Azul, assim como o Capacete e o Gorro da cor da bandeira da ONU, identificam os Soldados da Paz. São militares pertencentes às tropas multinacionais que servem nas Forças de Paz das Nações Unidas para a resolução de conflitos internacionais em países envolvidos em conturbação social, como no caso do Haiti.

No Brasil, a boina preta foi adotada nas unidades blindadas na década de 1960, simbolizando a mística do combatente blindado, homem que lida com sofisticados materiais, capaz de operar em missões continuadas e que acredita no combate ofensivo como fator decisivo da vitória.

Saiba quais são as diferenças entre modelos dessa peça! Gente, a boina é um tipo de boné ou chapéu feita de tecido e que traz muito estilo pra produção tanto de homens quanto de mulheres, viu?

A boina já virou queridinha de nomes como Agatha Moreira, Sabrina Sato e Camila Cabello. A peça vintage tem tudo a ver com o inverno, mas as fashionistas brasileiras não perdem a oportunidade de usá-la quando viajam ou nos dias mais frios.

O Exército de Voluntários no sul da Rússia, tornou-se o mais proeminente e a maior das várias forças brancas.