O que é calcanhar de Aquiles na Bíblia?

Perguntado por: isilva . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 7 votos

A expressão foi criada para designar o ponto fraco de alguém. Segundo a lenda grega, Aquiles, filho do rei Peleu e da deusa Tétis, tornou-se invulnerável quando, ao nascer, foi banhado pela mãe nas águas do rio Estige. Apenas o calcanhar por onde Tétis o segurou não foi molhado e continuou vulnerável.

Os tendões de Aquiles são os maiores e mais fortes do corpo — o que é curioso, pois usamos a expressão "calcanhar de Aquiles" para designar o ponto fraco de algo ou de uma pessoa.

Se localiza atrás do tornozelo e liga os músculos da panturrilha (batata da perna) ao osso do calcanhar. É comprovadamente pela biomecânica a estrutura que mais suporta força no corpo humano, recebendo grande quantidade de carga e sendo muito exigido na locomoção, atividades físicas e esportivas.

Aquiles, filho de Peleu e Tétis, é um herói e semideus da mitologia grega. Ele era muito belo, forte e corajoso. Considerado um dos maiores guerreiros mitológicos da Grécia Antiga, Aquiles participou de várias batalhas, entretanto, a mais importante foi a Guerra de Troia.

1 ponto fraco, fraco, fraqueza, defeito, imperfeição, falha, insegurança, fragilidade, vulnerabilidade.

A única parte do corpo de Aquiles que permaneceu vulnerável foi seu calcanhar, pois foi segurando-o que Tétis o suspendeu para banhá-lo nas águas mágicas.

A profecia dizia que o filho de Tétis seria ainda mais grandioso que o pai. Dessa forma, Zeus e Poseidon obrigaram Tétis a se casar com Peleu. A partir dessa união entre Tétis e Peleu nasceu Aquiles.

Aquiles era um guerreiro e semideus grego que foi morto ao tentar vingar a morte de um amigo em uma das batalhas e acabou atingido por uma flecha no calcanhar, seu único ponto fraco.

O tendão calcâneo, popularmente conhecido como tendão de Aquiles, é o maior e mais forte tendão do corpo. Ele conecta os músculos da panturrilha ao osso do calcanhar e tem papel importante não apenas na marcha, no salto e corrida como também na nossa postura. .

Essa estrutura que faz parte dos membros inferiores do corpo humano tem como principais funções auxiliar na locomoção e na estabilidade corporal (GRIFKA, 1989).

Para preveni-lo de sua morte, sua mãe Tétis o levou ao rio Estige, que deveria dar o poder da invulnerabilidade, e mergulhou seu corpo na água. Porém, já que Tétis segurava Aquiles pelos calcanhares, eles não foram lavados pela água. Aquiles cresceu e tornou-se homem de guerra que sobreviveu a muitas batalhas.

A morte de Aquiles foi provocada por Apolo, deus do Sol, que guiou a flecha de Páris ao vulnerável calcanhar. Durante o cerco a Tróia, o escandaloso herói tinha conquistado a inimizade do deus, matando vários dos seus devotos seguidores, incluindo o filho deste, Tênes, rei da ilha de Tênedos.

A história de amor de Aquiles por Polixena conta a paixão irracional do grego pela troiana, que aquele conheceu na altura do resgate do corpo do troiano. Aquiles, que tinha vingado a morte do amigo Pátroclos, com a morte de Heitor, recusava-se a devolver o corpo do troiano à família.

Aquiles era filho do mortal Peleu, rei dos mirmidões da Tessália e de Tétis, uma ninfa marinha. Ao nascer, sua mãe o banhou no rio Estige, tornando-o invulnerável em todo o corpo, menos no calcanhar, que se tornou seu ponto fraco – o proverbial “calcanhar de Aquiles”.

1 dc, sendo que Aquiles teria vivido no Séc. 13 ou 12 ac) Thetis, querendo conferir a imortalidade a seu filho, terá mergulhado o mesmo no rio Styx, mas por lapso terá deixado de fora o calcanhar, que se terá revelado o seu ponto fraco e a sua fatalidade.

Tendo ficado fora da água, os calcanhares foram as únicas partes de seu corpo a não se beneficiarem com a magia. Páris feriu Aquiles, na Guerra de Troia, justamente no calcanhar, matando-o.

O que foi o Cavalo de Troia? De acordo com a epopeia homérica e com a mitologia grega, o cavalo de Tróia era um cavalo de madeira oco por dentro e, em seu interior, foram escondidos diversos soldados gregos, inclusive Odisseu, com a intenção de adentrar as muralhas de Tróia e vencer a guerra.

Segundo a narrativa, sua mãe o segurou pelos tornozelos e ele, de cabeça para baixo, foi imerso no lago. Assim, seus tornozelos ficaram vulneráveis. Durante um combate na Guerra de Troia, uma flecha adversária o atingiu no tendão, o que fez com que ele perdesse a luta e seu nome fosse associado ao tendão calcâneo.

Primeiramente, é certo afirmar que a tradição consolidou a figura de Aquiles como um rapaz de pele clara e de cabelos longos e loiros.

(…) “O gigantismo, porém, não é específico do principal herói grego: a altura, ou melhor, a “altitude” de Aquiles era de cinco metros e noventa e quatro centímetros!”.