O que é Desequilibração Para Piaget?

Perguntado por: itavares . Última atualização: 17 de maio de 2023
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Piaget trabalhava com o processo equilibração/ desequilibração no nível do aluno. Mudanças: Esquemas e estruturas mentais mudam. O desequilíbrio causado na assimilação torna-se equilíbrio, e está pronto para um novo desequilíbrio. É eterno, dialético.

Equilíbrio cognitivo
Nos despimos de ideias e visões de mundo que nos impedem de enxergar as experiências com mais clareza. Aqui treina-se a percepção da realidade como ela é, ou seja, mudanças, transformações fazem parte de nossa experiência constante.

Existem quatro estruturas cognitivas primárias - estágios de desenvolvimento - de acordo com Piaget: sensorial-motor, pré-operações, operações concretas e operações formais.

Com o conceito de equilibração, Piaget demosntrou que a Inteligência deve ser confrontada para evoluir. Conseguir o equilíbrio, atingir uma posição estável após superar dificuldades e sobressaltos.

A teoria da EquilibraçãoEditar
O indivíduo, por sua vez, busca restabelecer seu estado de equilíbrio por meio dos mecanismos de assimilação e de acomodação em seus esquemas mentais. Esses esquemas são dotados de mobilidade, o que permite sua auto-regulação ao entrar em contato com o objeto a ser conhecido.

Os 4 estágios do desenvolvimento cognitivo de Piaget. Jean Piaget divide o desenvolvimento cognitivo em 4 estágios principais: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.

Segundo a Teoria de Piaget, o crescimento cognitivo da criança se dá por assimilação e acomodação. O indivíduo constrói esquemas de assimilação mentais para abordar a realidade. “No caso de modificação, ocorre o que Piaget chama de "acomodação".

Como o processo de EQUILIBRAÇÃO pode interferir na prática pedagógica? A equilibração é um processo em que a estrutura cognitiva da mente humana se adapta para perceber a realidade de forma diferente, isso altera a forma que o aluno se relaciona com o conhecimento.

Para isso acontecer, é necessário um conjunto de capacidades mentais desenvolvidas ao longo dos anos, como memória, atenção, linguagem, criatividade e planejamento. Elas recebem o nome de habilidades cognitivas.

Três níveis de cognições são identificados pela TCC, sendo eles: pensamentos automáticos (PAs), crenças intermediárias e crenças centrais (A. Beck et al., 1997).

1) Domínio cognitivo: habilidades mentais (conhecimento). 2) Domínio afetivo: sentimentos ou manifestações emocionais (atitudes). 3) Domínio psicomotor: habilidades manuais ou físicas (habilidades).

Concluiu-se que para a perspectiva piagetiana aprender é construir ou reconstruir conhecimento e não copiá-lo do real e isso se dá através dos esquemas de assimilação de um sujeito e da coordenação dos mesmos em estruturas de conhecimento.

Quatro fatores e suas interações são necessários para o desenvolvimento: maturação, experiência ativa, interação social e equilibração.

A fase pré-operatória acontece dos 2 aos 7 anos. Nesta fase, a criança ainda percebe o mundo de acordo com suas experiências individuais e tende a se colocar no centro de todas as situações.

Parte da construção e compreensão do próprio desenvolvimento a partir de quatro determinantes básicos: a maturação do sistema nervoso central, a estimulação do ambiente físico, a aprendizagem e a tendência do equilíbrio.

De uma forma geral, as Ferramentas Cognitivas têm 4 funções:

  • Organizar Informações.
  • Buscar Informações.
  • Apresentar Informações.
  • Integrar Informações.

Habilidades não cognitivas. Competências como autocontrole, motivação, organização e capacidade de trabalhar em grupo são, segundo especialistas, tão importantes para o desenvolvimento humano quanto o domínio da Matemática, da História e das outras disciplinas do currículo.

Quais são as funções cognitivas mais importantes?

  • Orientação. O que é a orientação? ...
  • Gnosias. O Que são as gnosias? ...
  • Atenção. O que é a atenção? ...
  • Funções executivas. O que são as funções executivas? ...
  • Praxias. O que são as praxias? ...
  • Memória. O que é a memória? ...
  • Linguagem. O que é a linguagem?

Os erros cognitivos ou distorções cognitivas são formas distorcidas pelas quais as pessoas interpretam certas situações cotidianas que afetam negativamente suas vidas e causam sofrimento desnecessário.

Para que o cérebro da criança se desenvolva com qualidade, ela precisa de três tipos de experiências ou vivências básicas e integradas: as sensoriais, as emocionais e as motoras. O cérebro precisa dos estímulos sensoriais porque tudo chega a ele através dos sentidos.

A abordagem cognitivo-comportamental se orienta, de forma resumida, pela ideia de que há três níveis basilares de processamento cognitivo (pensamentos automáticos, crenças intermediárias, crenças nucleares), e são esses padrões de pensamento que gerenciam os comportamentos e as reações emocionais e físicas.