O que é distensão na costela?

Perguntado por: isilva . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Também conhecida como estiramento, a distensão muscular nas costas é caracterizada por um grande esforço submetido ao músculo esquelético das costas. Uma distensão muscular nas costas pode ter diversos níveis, mas, de forma geral, significa que as fibras da região foram rompidas (em menor ou maior grau).

Mantenha o membro em que ocorreu a distensão em posição mais alta do que o coração; Recorra ao uso de analgésicos e dos anti-inflamatórios para aliviar a dor. No entanto, os anti-inflamatórios não devem ser empregados por mais de três ou quatro dias e sem orientação médica.

A distensão muscular nas costas é um tipo de lesão que ocorre quando as fibras musculares da região são esticadas ou rasgadas após um esforço físico excessivo. Quando a distensão ocorre, a pessoa sente uma dor forte e localizada, além de dificuldade de movimento.

Os AINEs mais utilizado na dor aguda incluem o diclofenaco, ibuprofeno, cetoprofeno e o piroxicam. No caso de lesões agudas de tecidos moles, o cetoprofeno tópico pode ser mais eficaz do que piroxicam tópico ou diclofenaco tópico.

A lesão caracteriza-se por dor muscular local, que piora ao esforço e também pode apresentar equimose. É comum acontecer durante a prática de atividades esportivas. Distensão muscular é uma lesão na junção músculo-tendínea, também causada por um alongamento excessivo.

Quais os sintomas de distensão?

  1. dor intensa que impede a realização de movimentos;
  2. hematoma no local afetado pela distensão;
  3. inchaço e calor no local afetado;
  4. fraqueza muscular;
  5. dificuldade de se movimentar ou de alongar aquele determinado local.

O que é a distensão muscular? A distensão muscular ocorre quando um músculo se estica demais, o que acaba gerando a ruptura de algumas fibras musculares ou todo o tendão, ou músculo envolvido. Através desse rompimento acabam surgindo hematomas acompanhados por uma inflamação.

Os casos mais leves de estiramento muscular, podem melhorar em duas ou três semanas, mas os mais graves podem demorar de 6 meses a 1 ano.

Mas, começando pelas principais diferenças, a de uma lesão é sobre o tempo, uma dor muscular pode desaparecer em até 72 horas, já a lesão pode perdurar por muito mais tempo.

Marca

  • Beserol (2)
  • Infralax (2)
  • Mioflex (2)
  • Tandene (1)
  • Tandriflan (1)
  • Tandrilax (2)
  • Torsilax (2)
  • Trimusk (1)

O ideal é utilizar apenas analgésicos ou relaxantes musculares para ajudar minimizar a dor e diminuir a tensão. No caso dos anti-inflamatórios, eles somente devem ser ingeridos se você já tiver recebido essa indicação de um médico. As lesões de maior gravidade necessitam de acompanhamento especializado.

Quais são os tratamentos para distensão muscular nas costas? gelo, compressa e descanso. Além disso, é comum ver tratamentos para distensão muscular nas costas que envolvem remédios. Os medicamentos que costumam ser indicados são os anti-inflamatórios, como o Ibuprofeno.

Tratamento. O tratamento para traumatismo na costela costuma seguir o método conservador, sem necessidade de repouso total, apenas evitando esforços adicionais e realizando as actividades da vida diária dentro do limiar da dor.

O estiramento muscular pode ser classificado em três tipos:

  • Grau I: estiramento de até 5% das fibras musculares. ...
  • Grau II: lesão de 5% a 50% das fibras musculares. ...
  • Grau III: lesão de mais de 50% das fibras musculares com importante perda da função e presença de um defeito palpável.

A distensão afeta especificamente os tendões e a junção músculo-tendínea, que são as ligações entre um músculo e um tendão. Já o estiramento muscular ocorre após o músculo ser alongado além do seu limite, as fibras presentes no músculo sofrem lesões e causam dor e uma sensação de estalido.

Os sintomas usuais de contratura muscular são dor e limitação de movimento.

  1. Dores e rigidez muscular e articular;
  2. Redução de movimento;
  3. Fraqueza muscular;
  4. Uso limitado da área afetada.

Os sinais e sintomas das lesões grau I são edema e desconforto; grau II, perda de função, gap e equimose eventual; grau III, rotura completa, dor intensa e hematoma extenso.

A luxação é uma lesão que atinge as articulações que ligam dois ou mais ossos, provocando um deslocamento dos mesmos. Já a contusão é motivada por um trauma em um ponto específico, lesionando tecidos e musculatura, com vermelhidão ou roxidão e dor no local.