O que é Effect na mesa de som?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

O canal de efeitos é composto do controle de efeitos individual (Effect), presente em cada canal de entrada, que controla a quantidade de sinal do referente canal a ser enviada para o processamento de efeitos externos, que retornam diretamente para o canal mono master.

A mesma coisa se repete com o Médio (Mid) na Frequência de 2.5KHz e o Grave (Low) em 80Hz.

AFL/PFL – Botão que define o comportamento da opção solo existente nos diversos canais: PFL (sinal anterior ao controlo de volume) ou AFL (sinal posterior ao controlo de volume).

Para ajustar os graves, médios e agudos, basta deslizar as bandas do equalizador para cima ou para baixo, a fim de deixar o som de acordo com o seu gosto pessoal.

Reduza o volume do alto-falante para diminuir o eco. Se seu microfone ou dispositivo de áudio estiver próximo a uma parede ou a outra superfície reflexiva que não absorva o som, considere mover o microfone ou alterar a direção dele para longe da superfície reflexiva com a finalidade de reduzir possíveis ecos.

Gente, o amplificador de potência é um equipamento de áudio incrível pra quem gosta de ouvir música bem alto! Isso porque essas caixinhas podem ser ligadas no rádio, em instrumentos, na TV ou mixer pra aumentar o volume do alto-falante e evitar ruídos nos sons.

A única maneira mais fácil de reduzir a microfonia é mover o microfone para mais perto da fonte de som desejada. Mantenha microfones e alto-falantes o mais longe possível um do outro. O uso de um microfone direcional (cardioide, supercardioide etc.)

A faixa de freqüências que melhor representa os graves de ataque vão de 85 Hz a 95 Hz. Geralmente quando se deseja reproduzir esta faixas, os projetos são feitos deixando a freqüência de pico (fP) da resposta da caixa em 90 Hz, fazendo assim com que o ganho da caixa se estenda de 85 Hz à 95 Hz na maioria dos casos.

Em geral, a frequência mais baixa que conseguimos ouvir — o som mais grave — é em torno de 20 Hz (ou 20 vinte oscilações de onda por segundo); e a mais alta — o som mais agudo —, em torno de 20 kHz (ou 20.000 oscilações por segundo).

Os graves. As frequências graves compreendem a faixa que vai de 20 Hz até 250 Hz. É nessa faixa que atuam as frequências mais baixas que conseguimos ouvir, que são geradas por instrumentos como o contrabaixo, o bumbo da bateria, explosões, trovões, etc.

Trim / Gain
O Trim ou Gain é um botão que permite dar mais força (ganho) ao sinal de origem. Se o sinal de um microfone for muito baixo, por exemplo, podemos ajustar o ganho para que tenha uma presença que seja mais fácil de ajustar com os restantes controlos.

O ganho de áudio é calculado como uma relação entre a potência de saída e a potência de entrada. A unidade de medida que utilizamos quando medimos o ganho é decibéis (dB). Se tivermos uma potência de entrada de 10 mW com uma potência de saída de 1 W (1000 mW), então a razão é de 1000/10 = 100.

Quanto maior a frequência, mais agudo (alto) é o som; e quanto menor a frequência, mais grave (baixo) é o som. Essa frequência corresponde aos ciclos (oscilações por segundo) da onda sonora. É importante não confundir altura do som com volume (ou intensidade) do som.

Você precisa de um aplicativo de configuração de equalizador no seu dispositivo, mas o aplicativo precisa ter um equalizador de reforço de graves predefinido. Não apenas isso, ele deve permitir que você personalize a configuração do equalizador para tirar o melhor proveito de seus alto-falantes ou fones de ouvido.

A mesa de monitor deve ficar o mais próximo possível dos músicos, normalmente ao lado da plataforma ou palco. Já a mesa de PA deve ficar centralizada entre as caixas L - R do PA e uma distância exata que se chama distância crítica que deve ser calculada com uma fórmula.

Antes de decidir qual mesa de som será a ideal para você, pense principalmente em quantos canais você irá precisar: quantos instrumentos e quantas vozes? A mesa de som ideal contempla a quantidade de canais de entrada e saída que você precisa e tem o valor que cabe no seu bolso.

Esse aparelho é responsável por receber sinais de áudio e de vídeo e os distribuir por caixas de som e telas. Já o amplificador é um equipamento de áudio e, portanto, não recebe ou transmite sinais de imagem, apenas de som. Sua função é ampliar o sinal sonoro recebido e enviá-lo para reprodução.

Amplificadores de potência são dispositivos que amplificam os sinais elétricos que foram ajustados a um volume e timbre apropriados enviados a partir do mixer, a um nível que pode ser convertido para sons acústicos pelos alto-falantes.

A microfonia é um barulho incômodo, como um apito ou um ruído. Ela acontece quando o som amplificado sai do aparelho auditivo e é recuperado pelo microfone do aparelho. É como uma realimentação. Essa pode ser uma situação desconfortável.

Em média, um usuário conseguirá achar Mesa de Som por valores entre R$ 309,00 e R$ 29.587,88.

432 hz

Muitos estudiosos da música afirmam que a frequência 432 hz é a sintonia perfeita e por isso ela consegue ser harmoniosa e causar relaxamento e tranquilidade. É assim que esta frequência atinge nosso corpo e nossa mente.