O que é erro adverso?

Perguntado por: rramires8 . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.5 / 5 14 votos

E os erros que causam eventos adversos são marcados pelas falhas humanas que acabam gerando consequências à saúde do paciente. Os eventos adversos podem ainda ser separados entre evitáveis e inevitáveis. O evento adverso evitável é aquele incidente que resulta em algum dano ao paciente, em uma ação não intencional.

Evento adverso não evitável: incidente decorrente do cuidado prestado aos pacientes, que resulta em dano à saúde e não é atribuído à evolução natural da doença de base. Exemplo: – Uma complicação hemorrágica após o uso de um quimioterápico; – Uma reação alérgica medicamentosa em paciente sem antecedentes.

EFEITO ADVERSO: efeito prejudicial ou indesejável que ocorre durante ou após uma intervenção ou o uso de um medicamento, em que há possibilidade razoável de relação causal entre o tratamento e o efeito1.

Evento Adverso: Incidente que resulta em dano ao paciente.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS),4 os eventos adversos (EA) são considerados incidentes que resultam em danos, não intencional e não relacionados à evolução natural da doença de base para um paciente, enquanto um incidente sem dano se trata de evento que ocorreu, mas não trouxe qualquer tipo de dano ...

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica eventos adversos como incidentes que resultam em danos não intencionais decorrentes da assistência e não relacionados à evolução natural da doença de base do paciente.

Principais erros estão associados a infecção hospitalar, lesão por pressão, trombose venosa profunda e infecção de sítio cirúrgico. Os eventos adversos em hospitais são a segunda causa de morte mais comum no Brasil.

Conclusão: Para prevenção dos eventos adversos, devem ser implementadas, estratégias pelos gestores de enfermagem visando melhoria da assistência, redução de sobrecarga de trabalho dos profissionais, registros completos em prontuários eletrônicos, educação continuada, comunicação efetiva entre equipe multiprofissional, ...

Ao sentir os efeitos colaterais, o ideal é entrar em contato com o profissional que prescreveu o tratamento!

Entre os efeitos colaterais mais corriqueiros na maioria dos medicamentos, está:

  • tonturas.
  • dores de cabeça.
  • sonolência.
  • vômito.
  • queda de cabelo.
  • rachaduras na pele.
  • erupções cutâneas.
  • amnésia temporária.

Erro de medicação é qualquer evento evitável que, de fato ou potencialmente, pode levar ao uso inadequado de medicamento. Isso significa que o uso inadequado pode ou não lesar o paciente, e não importa se o medicamento se encontra sob o controle de profissionais de saúde, do paciente ou do consumidor.

A notificação de um evento adverso, ou seja, a comunicação à Anvisa de uma suspeita, mesmo que não confirmada, de um problema associado a medicamento ou vacina torna possível constatar novos riscos e atualizar o perfil de segurança do produto.

EVENTO ADVERSO GRAVE (EAG): qualquer ocorrência desfavorável com o participante da pesquisa, após a assinatura do TCLE, que resulte em: 1) Morte; 2) Ameaça ou risco de vida; 3) Necessidade de hospitalização; 4) Prolongamento de hospitalização preexistente; 5) Incapacidade ou dano permanente; 6) Anomalia congênita; ou 7 ...

Os eventos adversos mais citados foram infecção hospitalar, erro de medicação, trauma durante procedimentos, úlcera de pressão, queda e queimadura.

Entre os eventos adversos graves que ocorrem com mais frequência estão a infecção generalizada (septicemia), pneumonia, infecção do trato urinário, infecção do sítio cirúrgico, as complicações com acessos, os dispositivos vasculares e outros dispositivos invasivos, lesões por pressão, erro no uso de medicamentos e ...

Entre os eventos esperados, incluem-se aqueles relativamente comuns, como febre, dor e edema locais, ou mesmo eventos mais graves, como convulsões febris, episódio hipotônico-hiporresponsivo, anafilaxia etc. Eventos inesperados são aqueles não identificados anteriormente, às vezes com vacinas de uso recente.

Reação adversa é, segundo a OMS, toda reação prejudicial ou indesejável, não intencional, que se apresenta após a administração de um medicamento. Esse medicamento deve ter sido administrado em doses utilizadas habitualmente para prevenção, diagnóstico ou tratamento de uma doença ou para modificar uma função biológica.

Como foi dito anteriormente, durante ou após fazer uso de medicamentos é possível que apareçam consequências indesejadas. Essas são classificadas como efeito adverso quando a resposta prejudicial não tem necessariamente uma relação causal com o uso do medicamento.

A notificação dos eventos adversos, para fins desta Resolução, deve ser realizada mensalmente pelo NSP, até o 15º (décimo quinto) dia útil do mês subsequente ao mês de vigilância. Os eventos adversos que evoluírem para óbito devem ser notificados em até 72 (setenta e duas) horas a partir da data de ocorrência.