Qual a margem de erro do termômetro digital?

Perguntado por: rmata . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.4 / 5 16 votos

A exatidão é definida como ± 0,5ºC na faixa de medição de (-20 a 150)ºC e ± 1,0ºC no restante da faixa de medição. Assim, se a temperatura medida estiver dentro da faixa de (-20 a 150)ºC podemos considerar que o erro máximo permissível é de ± 0,5ºC.

A calibração de termômetro digital deve ser realizada de tempos em tempos. Um desses períodos é antes do termômetro digital ser aplicado pela primeira vez. E isso se aplica independentemente do seu tipo e da finalidade em que será empregado. Isso porque o que está em jogo é a segurança de seu funcionamento.

Se você deseja obter um termômetro único para toda a família, o digital é a escolha mais viável. No entanto, se você planeja usar esse modelo para medir a temperatura retal (que não é habitual no Brasil), opte por ter dois deles, um com rótulo para uso oral e outro para uso retal.

A exatidão é definida como ± 0,5ºC na faixa de medição de (-20 a 150)ºC e ± 1,0ºC no restante da faixa de medição. Assim, se a temperatura medida estiver dentro da faixa de (-20 a 150)ºC podemos considerar que o erro máximo permissível é de ± 0,5ºC.

QUALITEC – A MELHOR EMPRESA DE CALIBRAÇÃO DE TERMÔMETROS DIGITAIS. A Qualitec é uma empresa de calibração de instrumentos especializada e com vasta experiência em calibração. Além disso, a empresa também oferece serviços de qualificação (ou validação) térmica.

febre – mais de 37,8°C (no ânus) ou mais de 38°C (na axila).

Em condições normais, nosso organismo tem a temperatura estável na média de 37º C. Quando despenca para 35 º C ou menos, ou seja, quando o corpo perde mais calor do que produz, há impactos fisiológicos, entre eles a diminuição do ritmo cardíaco e o abrandamento dos processos neurológicos.

Em seguida, deve-se colocar a ponta metalizada sob a axila do paciente, que deve manter o braço imóvel e rente ao corpo. O tempo de espera é de aproximadamente 5 minutos. Transcorrido esse tempo, deve-se retirar o termômetro da axila com cuidado e observar a temperatura que o líquido está indicando.

Os termômetros digitais vêm substituindo os termômetros com mercúrio há alguns anos. Apenas dois produtos desse tipo ainda têm registro no Brasil. No entanto, como é um produto sem prazo de validade, é possível que algumas pessoas ainda tenham este tipo de artigo em casa.

Basta desligar o aparelho e pressionar o botão “START” durante 5 segundos, após o que o símbolo de medição ativado (°C ou °F) começa a piscar no visor.

“O uso do termômetro infravermelho para medir a temperatura corporal em outra parte do corpo pode levar a erro de leitura, a não ser que tal procedimento esteja explícito no manual do produto”, explicou a agência.

Termômetro digital
Você pode colocar o termômetro embaixo da axila, mas obterá uma leitura mais precisa se medir dentro da boca, onde ele deve ficar embaixo da língua.

Os termômetros digitais fornecem melhor precisão
Na verdade, alguns termômetros digitais para laboratório também incluem sensores termopares na sonda que foram medidos e calculados para fornecer altíssima precisão e sem a necessidade de calibração, como os termostatos de mercúrio.

Erros Máximos Admissíveis são os valores extremos de um erro admissível por especificações, regulamentos, etc., para um dado instrumento de medição. A Classe de Exatidão é a Classe de instrumentos de medição que satisfazem a certas exigências metrológicas destinadas a conservar os erros dentro de limites especificados.

Uma razão da tolerância pode ser definida como erro máximo permissível para a calibração do equipamento. Geralmente é utilizado a relação de 1/3, mas relação de 1/4, 1/5, 1/10 ou maiores também podem ser utilizadas.

Com o termômetro des- ligado, pressione e segure BOTÃO por 3 segundos para entrar no modo de ajuste.

Para conseguir ler a temperatura precisamos ainda de uma escala, chamada de escala termométrica, as mais conhecidas são Celsius (°C), Fahrenheit (°F) e Kelvin (K). Uma das mais usadas no Brasil e no mundo usa como ponto de referência a temperatura de congelamento (0°C) e ebulição da água (100°C).