Qual a margem de erro aceitável?

Perguntado por: aportela . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

A margem de erro pode ser definida para qualquer nível de confiança, mas geralmente são escolhidos 90%, 95% (principalmente) ou 99%.

Em estatística, o erro amostral é o erro causado por observar uma amostra em vez da população inteira. O erro amostral é a diferença entre uma estatística amostral usada para estimar um parâmetro populacional e o valor real, mas desconhecido do parâmetro.

26), o erro percentual mede a percentagem do erro em relação ao valor real. Calcula-se, subtraindo ao valor real no período t a previsão no respectivo período e divide-se o resultado pelo valor real utilizado anteriormente.

Para obter uma estimativa do erro padrão, basta dividir o desvio padrão pela raiz quadrada do tamanho amostral. O resultado obtido também estará na mesma unidade de medida do valor amostral.

Intervalo de confiança de 95% (grau de confiança mais utilizado na área da saúde) é um conjunto de valores, derivados de estatísticas de amostras, que representa um intervalo numérico do qual, com 95% de confiança, o verdadeiro valor da população não pode ser afastado.

Intervalo de Confiança (IC)
A maioria dos estudos relata o intervalo de confiança de 95% (IC 95%). Se o intervalo de confiança incluir o valor de 1 (por exemplo IC 95% 0.9-1.1), isso implica que não existe diferença entre os grupos estudados.

[1] Erro amostral tolerável é a diferença tolerada, pelo pesquisador, entre o valor que a estatística acusa e o verdadeiro valor do parâmetro que se deseja estimar (Barbetta, 1999).

Não podemos evitar a ocorrência do ERRO AMOSTRAL, porém podemos limitar seu valor através da escolha de uma amostra de tamanho adequado. Obviamente, o ERRO AMOSTRAL e o TAMANHO da AMOSTRA seguem sentidos contrários. Quanto maior o tamanho da amostra, menor o erro cometido e vice-versa.

No máximo esse erro pode ser de 10%, para que se possa manter uma precisão razoável nos parâmetros estimados pela pesquisa. Quanto menor o erro amostral maior o tamanho da amostra, implicando em maior precisão nas estimativas populacionais e consequentemente maior custo para execução da pesquisa.

A probabilidade é sempre um número decimal entre 0 e 1, ou uma porcentagem entre 0% e 100%. Se P(A) = 0 então A é um evento impossível. Se P(A) = 1 então A é um evento certo.

Um valor crítico é um ponto sobre a distribuição da estatística de teste sob a hipótese nula que define um conjunto de valores que chama para rejeitar a hipótese nula. Este conjunto é chamado região crítica ou de rejeição.

Classificação dos erros

  • Erros grosseiros ou enganos;
  • Erros acidentais ou fortuitos;
  • Erros sistemáticos ou constantes.

É a diferença entre o valor exato de um determinado número e o seu valor aproximado.

Os valores esperados são geralmente fornecidos por testes ou testes de laboratório. Basicamente, é a métrica mais precisa e comum proposta, geralmente em equações e reações comuns. Você pode comparar seus próprios resultados para obter o erro absoluto, que mede o erro do resultado esperado.

Suponhamos que você acertou 38 das 45 questões de Matemática do Enem. Qual é a porcentagem de acertos? Se 45 questões é valor total (100%), quanto as 38 perguntas representam (x)? Na multiplicação inversa, vamos multiplicar o número de questões pelo inverso das porcentagens: 45 * x = 100 * 38.

O erro padrão é uma estimativa do quanto o valor de uma estatística do teste varia de amostra para amostra. É uma medida da incerteza da estatística de teste. O erro padrão pode ser abreviado como erro Erro. O erro padrão é calculado obtendo o desvio padrão da distribuição de amostragem para a estatística do teste.

O erro padrão da estimativa é usado para determinar quão bem uma reta pode descrever valores de um conjunto de dados. Quando você tem em mãos um conjunto de dados de certa medida, experimentação, pesquisa ou outra fonte, faz-se possível criar uma linha de regressão a fim de estimar dados adicionais.

O nível de confiança refere-se à taxa de sucesso em longo prazo do método, ou seja, com que frequência esse tipo de intervalo vai capturar o parâmetro de interesse. Um intervalo de confiança específico fornece uma amplitude de valores plausíveis para o parâmetro de interesse.

Definição - O que é Nível de Confiança
Valor da probabilidade associado com um intervalo de confiança ou um intervalo de tolerância estatística, ou seja, probabilidade de que um determinado intervalo de confiança, calculado a partir de um valor amostral, contenha o verdadeiro valor da população.