O que é estética vintage?

Perguntado por: ovasconcelos . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.3 / 5 15 votos

O que é o estilo vintage? Quando falamos em estilo vintage, trata-se de objetos considerados raridades nos dias de hoje e que, geralmente, são encontrados em antiquários, brechós, garimpos e espaços especializados. Naturalmente, são peças já usadas e que permanecem em um bom estado de conservação.

Vintage é uma peça antiga que ainda é usada, ou se mantém atual. Já o retrô é uma nova peça com aspecto antigo, que tem como referência décadas passadas. As peças vintage são mais difíceis de serem encontradas, mas estão muito presentes no estilo atemporal.

Designam-se por produtos vintage todos aqueles que não são fabricados há mais de cinco anos e há menos de sete anos.

A moda vintage é algo verdadeiramente antigo, mas que é facilmente usado atualmente, já que permanece em alta na moda. Além disso, para uma peça ser considerada vintage, é preciso que tenha, no mínimo, 20 anos de idade. Por outro lado, o retrô se define por ser o novo com um aspecto antigo.

A palavra vintage é inglesa e, na verdade, vem de vint, que significa uva, e age, idade. Assim, a expressão era usada para se referir a boas colheitas de vinho. Com o tempo, a palavra passou a ser adotada para designar itens antigos, mas que se mantinham muito bem conservados.

Precursores do estilo vintage
Em especial, investe em estampas florais, superfícies aveludadas, tons rosados, fundos sóbrios, objetos com franjas e móveis “antigos” e retrôs. “O clima de nostalgia é muito presente nesse estilo de decoração e as pessoas gostam de relembrar essa sensação.

Como usar o estilo vintage com suas peças
O vintage pode chegar de forma mais branda através de tecidos, estampas e cortes. A tendência do momento é usar roupas de vinil, calças, saias, shorts e até botas, por exemplo. Isso não é novidade e são peças clássicas e vintages, super charmosas e elegantes para o closet.

Cores vintage
O estilo vintage também é caracterizado por algumas cores em especial, que representam memórias e lembranças de tempos passados. Usadas na decoração dos ambientes, essas cores dão charme ao local, além de serem nostálgicas, fazendo um balanço entre presente e passado.

O uso de elementos antigos e modernos é conhecido como estilo vintage, já amplamente difundido. Esse estilo se apresenta como uma forte tendência para a decoração de interiores de 2022 justamente porque a sua estética traduz perfeitamente o pensamento de reaproveitamento e reuso sustentável.

O estilo vintage geralmente trabalha com uma cartela mais fechada, como já falamos acima. Tons terrosos, tons de areia e de vermelho. Um pouco de branco, azul marinho, verde escuro e amarelo. O jeans, como já falado acima, é o complemento ideal para a cartela (mesmo porque combina com tudo).

O estilo vintage apareceu surgiu como resultado da segunda guerra mundial e é caracterizado por tudo o que compunha a decoração das casas no período entre 1920 e 1980.

O que torna o “vintage cake” tão especial é a sua estética retrô que evoca memórias de tempos passados. Esses bolos muitas vezes apresentam decorações delicadas, como flores de açúcar, rendas comestíveis, babadinhos e tons pastel suaves. Assim eles são uma verdadeira obra de arte com um toque romântico e elegante.

O vintage, por sua vez, diz respeito a tudo que tenha ao menos vinte anos, mas menos de 100. Para ser classificado como tal, o elemento, então, deve estar nessa faixa de 80 anos. É um estilo de vida recuperado das décadas de 1920 a 1960.

Retrô É um tema que remete ao passado e agrega uma atmosfera nostálgica aos cômodos. Ao contrário do vintage, que utiliza peças originais dos anos 20 aos 60, o retrô é apenas uma releitura dos elementos que foram fabricados em outras décadas.

A nossa história começa em 1955, com o crescimento da popularidade do programa de TV Davy Crockett: King of the Wild Frontier. Naquela época, a tendência entre os homens era usar o chapéu de pele igual ao do protagonista, Fess Parker.