Quem criou o vintage?

Perguntado por: iduarte . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

A nossa história começa em 1955, com o crescimento da popularidade do programa de TV Davy Crockett: King of the Wild Frontier. Naquela época, a tendência entre os homens era usar o chapéu de pele igual ao do protagonista, Fess Parker.

Mundo Novo, Mato Grosso do Sul

A palavra vintage é inglesa e, na verdade, vem de vint, que significa uva, e age, idade. Assim, a expressão era usada para se referir a boas colheitas de vinho. Com o tempo, a palavra passou a ser adotada para designar itens antigos, mas que se mantinham muito bem conservados.

Vintage significa algo clássico, antigo e de excelente qualidade. O conceito de vintage é uma referência a períodos passados e remete aos anos 1920, 1930, 1940, 1950 e 1960, e se aplica em vestuários, calçados, mobiliários e peças decorativas.

Já o vintage é caracterizado por peças antigas e que remetem ao estilo de décadas atrás. Além disso, podem ser usados elementos, como joias para evidenciar essa proposta. A diferença principal é que enquanto o estilo retrô recria peças com ares antigos, as peças vintage são de fato antigas.

A moda vintage é algo verdadeiramente antigo, mas que é facilmente usado atualmente, já que permanece em alta na moda. Além disso, para uma peça ser considerada vintage, é preciso que tenha, no mínimo, 20 anos de idade. Por outro lado, o retrô se define por ser o novo com um aspecto antigo.

Precursores do estilo vintage
Em especial, investe em estampas florais, superfícies aveludadas, tons rosados, fundos sóbrios, objetos com franjas e móveis “antigos” e retrôs. “O clima de nostalgia é muito presente nesse estilo de decoração e as pessoas gostam de relembrar essa sensação.

Basicamente, o estilo retrô se trata de uma estética que trabalha com peças produzidas atualmente, mas que buscam um design clássico pertencente a anos anteriores. Já o vintage envolve peças realmente fabricadas há muito tempo.

Segundo o empresário Felipe Gaspar, Vintage Culture está descansando após ficar ilhado na região onde o festival ocorreria. Cerca de 72 mil pessoas que foram ao evento, em uma região de deserto no estado de Nevada, ficaram presas no local e precisaram economizar comida e água por causa da lama gerada pela chuva.

Vintage entrou como sócio no negócio no final de 2021, ao lado do fundador e CEO da Ministry, Jow Sendeski. Com a presença do DJ, a marca espera faturar 20 milhões de reais em 2022.

segue me para mais conteúdos assim. o cachê do vintage cara ele gira em torno de 150 a R$200000 dependendo de região.

Retrô É um tema que remete ao passado e agrega uma atmosfera nostálgica aos cômodos. Ao contrário do vintage, que utiliza peças originais dos anos 20 aos 60, o retrô é apenas uma releitura dos elementos que foram fabricados em outras décadas.

Que remete ao passado: 1 antigo, passado, antiquado, arcaico, desusado, old school, old fashioned.

O estilo Retrô traz a tona os designs antigos
O estilo Retrô, seja na decoração ou na moda, consiste em trazer para a atualidade os principais designs utilizados no passado.

O uso de elementos antigos e modernos é conhecido como estilo vintage, já amplamente difundido. Esse estilo se apresenta como uma forte tendência para a decoração de interiores de 2022 justamente porque a sua estética traduz perfeitamente o pensamento de reaproveitamento e reuso sustentável.

estilo aesthetic vintage
Este estilo reflete o amor pela moda do passado, sobretudo tudo o que vai dos anos 70 aos anos 90. Como peças-chave estão as calças boyfriend, as saias de ganga, os tops de gola subida e as t-shirts com mensagem.

O estilo vintage resgata peças de criação mais antigas, e podem fazer referência a diferentes décadas passadas. Alguns pesquisadores diferenciam o “verdadeiro vintage” como as alusões às décadas anteriores a 1980; do “novo vintage”, ou seja, as referências aos anos 1980 e 1990.

O estilo vintage moderno ou retrô é a possibilidade de combinar tendências de outras épocas em uma nova releitura, misturando com peças mais modernas, por exemplo. Não existem regras escritas em pedra quando o assunto é moda e cada pessoa tem a liberdade de criar e usar o que se sente bem.

Fotos com efeitos vintage estão fazendo sucesso no Instagram. Alguns aplicativos ajudam o usuário a criar imagens com estética dos anos 80 e 90, simulando fotos capturadas em câmeras analógicas ou, ainda, com efeitos de fotos “queimadas”, com iluminação estourada e distorcida.

Como usar o estilo vintage com suas peças
O vintage pode chegar de forma mais branda através de tecidos, estampas e cortes. A tendência do momento é usar roupas de vinil, calças, saias, shorts e até botas, por exemplo. Isso não é novidade e são peças clássicas e vintages, super charmosas e elegantes para o closet.