O que é fractal em português?

Perguntado por: ebelchior . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

Conjunto geométrico ou objecto natural cujas partes têm a mesma estrutura (irregular e fragmentada) que o todo, mas a escalas diferentes.

Como apresentado por MENEZES (2003), existem dois tipos de fractais: os geométricos (determinísticos) e os não não-lineares (ou aleatórios). Os geométricos repetem padrões continuamente. Os fractais não lineares, ou aleatórios, guardam a simetria de escala, mas a transformação não é previsível.

Padrões fractais são resultantes das forças elétricas e magnéticas que predominam no universo, e por isso podem demonstrar tanto geometrias assimétricas similares à arcos voltaicos de raios, como dinâmicas simétricas análogas às formadas por campos magnéticos.

Fractais na natureza
Os fractais são formas geométricas bastante recorrentes na natureza, e algumas vezes passam despercebidos por nós, mas podemos observar a sua presença nas flores, em galhos, em frutas, em conchas, nos flocos de neve e em outros casos.

A Realidade Fractal é altamente transformadora e constitui um estilo de vida, que faz com que exercitemos intensamente a nossa presença e, por consequência, sejamos mais criativos e inovadores, mais prósperos e mais felizes.

Existem três categorias principais de formas fractais: os fractais geométricos (possuem regras fixas de substituição geométrica); os definidos por uma relação de recorrência em cada ponto do espaço; e os fractais aleatórios [3].

1- Para construir dragão fractal, você deve desenhar uma linha com 900 unidades de comprimento (iniciador). 2- Substitua o iniciador por duas linhas usando como referência um ângulo de 45 graus (gerador). 3- Substitua as duas linhas por quatro linhas e continue a iterar.

Os fractais são fonte riquíssima a ser explorada no ensino da matemática, portanto sua inserção no currículo escolar pode contribuir para o que os PCNEM chamam de interdisciplinaridade, pois permite associar os diversos conceitos matemáticos, tais como área, volume, perímetro, progressões, números complexos, logaritmos ...

Estas leis de escala é o que motivou a introdução do conceito de geometria fractal. Os fractais são objetos matemáticos que descrevem formas irregulares infinita- mente complexas, mas que são invariantes por uma transformação de escala.

O termo "fractal"foi criado em 1975 por Benoît Mandelbrot, matemático francês nascido na Polónia, que descobriu a geometria fractal na década de 70 do século XX, a partir do adjetivo latino fractus, do verbo frangere, que significa quebrar.

Fractais são memórias com cargas emotivas. Considerando que tudo que já vivemos ainda se encontra registrado em nosso inconsciente, um fractal é uma memória que ficou presa numa situação. Na primeira vez que você se sentiu abandonado, um fractal foi gerado.

Os fractais estão em todo o lado, incluindo no corpo humano – nos circuitos neuronais, nos pulmões, com a sua árvore respiratória de brônquios e bronquíolos, ou na extensa rede de vasos capilares, mostrando-nos que também nós fazemos parte da mãe natureza.

São figuras geométricas muito loucas, produzidas por meio de equações matemáticas que podem ser interpretadas como formas e cores por programas de computador. Sua principal característica é a autossimilaridade. “Eles contêm, dentro de si, cópias menores deles mesmos.

é uma forma que representa algo dividido em partes o iguais ou não é uma fração e isso é fractal e na tão só que tava igual fração pedaços fração e o que que o fractal é ele é nada mais nada menos que uma base.

Fractal é um termo inventado por Benoit Mandelbrot (1983), para descrever formas irregulares na natureza. Os fractais têm como características a dimensão fracionária, autosimilaridade em escala, complexidade infinita e processo de realimentação iterativo.

Um objeto pode ser classificado como um fractal se possuir essas características: Auto semelhança, complexidade e dimensão. Eles podem ser encontrados na natureza como no floco de neve, relâmpagos, brócolis romanesco e na concha marinha.