O que e função de primeiro e segundo grau?

Perguntado por: dbarreto . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.3 / 5 16 votos

O grau da função é determinado de acordo com o maior expoente que a incógnita x assume. Ou seja, se em uma função a incógnita x não tiver nenhum expoente, ela é classificada como de primeiro grau, mas se ela tiver o número dois como maior expoente, ela é classificada como de segundo grau.

A formação de uma função do 1º grau é expressa da seguinte forma: y = ax + b, onde a e b são números reais e a é diferente de 0. Consideremos x e y duas variáveis, sendo uma dependente da outra, isto é, para cada valor atribuído a x corresponde um valor para y.

Os 3 tipos de Função do Primeiro Grau
Função Identidade, quando y = x. Função Linear, quando y = ax. Função constante, quando y = b.

Três passos para resolver uma equação do segundo grau

  1. Primeiro passo: Escreva os valores numéricos dos coeficientes a, b e c.
  2. Segundo passo: Calcule o valor de delta.
  3. Terceiro passo: calcule os valores de x da equação.

Raízes da função do segundo grau
As raízes de uma função são os valores assumidos por x quando f(x) = 0. Assim, para encontrá-las, basta substituir f(x) ou y por zero na função e resolver a equação resultante.

O primeiro registro conhecido da resolução de problemas envolvendo a equação do 2° grau data de 1700 a.C. aproximadamente, feito numa tábua de argila através de palavras. A solução era apresentada como uma receita matemática e fornecia somente uma raiz positiva.

A equação do 2º grau é caracterizada por um polinômio de grau 2, ou seja, um polinômio do tipo ax2+bx+c, em que a, b e c são números reais.

Função é uma regra que relaciona cada elemento de um conjunto (representado pela variável x) a um único elemento de outro conjunto (representado pela variável y). Para cada valor de x, podemos determinar um valor de y, dizemos então que “y está em função de x”.

A equação de primeiro grau é aquela equação que envolve apenas soma e a subtração de incógnitas. Já a equação de segundo grau é aquela com multiplicação ou divisão entre as incógnitas ou alguma variável elevada à segunda potência (x²).

Uma função é uma regra que relaciona cada elemento de um conjunto a um único elemento de outro.
...
Veja um exemplo:

  1. Conjunto dos elementos do domínio da função: D(f) = {-1,5, +2, +8}
  2. Conjunto dos elementos da imagem da função: Im(f) = {A, C, D}
  3. Conjunto dos elementos do contradomínio da função: CD(f) = {A, B, C, D}

As Funções servem para nos auxiliar a resolver problemas em que há muitas possibilidades. Elas nos apontam quais são os limites aceitáveis dentre as opções e também servem para formar previsões e estimar o resultado de um fenômeno.

Na construção de um gráfico de uma função do 1º grau basta indicar apenas dois valores pra x, pois o gráfico é uma reta e uma reta é formada por, no mínimo, 2 pontos. Apenas um ponto corta o eixo x, e esse ponto é a raiz da função. Apenas um ponto corta o eixo y, esse ponto é o valor de b.

Equação do 2º grau é uma equação do tipo ax2+bx+c=0, em que a, b e c são número reais, conhecidos como coeficientes da equação. A equação do 2º grau pode ser completa, se os seus coeficientes são diferentes de 0, e incompleta, caso o coeficiente b ou c seja igual a 0.

Toda equação do tipo ax² + bx + c = 0 é uma equação do 2° grau. Uma das formas de resolvê-la é através da Fórmula de Bhaskara. A letra x é a incógnita, e as letras a, b e c são números reais que exercem a função de coeficientes da equação.

Quando B = 0
Se apenas o coeficiente b for igual a zero, a equação do segundo grau poderá ser solucionada por meio da fórmula de Bháskara, ou usando conhecimentos básicos de equações. Observe o exemplo: x2 – 25 = 0.

Esse ponto de retorno da parábola, mais conhecido como vértice da parábola, pode ser calculado com base nas expressões matemáticas envolvendo os coeficientes da função do 2º grau dada pela lei de formação y = ax² + bx + c.

Por outras palavras, zero de uma função é todo o valor de x, pertencente ao domínio dessa função, tal que = 0. Graficamente, o zero de uma função é todo o valor das abcissas dos pontos de interseção do gráfico de com o eixo Ox.