O que é ginástica competitiva e não competitiva?

Perguntado por: roliveira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

A ginástica engloba diferentes modalidades. Estas modalidades são classificadas como: Competitivas: quando a prática é destinada a competição esportiva; Não competitivas: quando a prática é destinada ao lazer, à saúde e ao entretenimento.

Estas modalidades são aquelas que, evoluídas, assim como as modalidades competitivas, também caracterizam-se por retirar do ser humano uma capacidade que independe de posição sociocultural ou geográfica: seus movimentos naturais em benefício de si mesmos.

A Ginástica Para Todos, que também já foi chamada de Ginástica Geral, é uma forma de ginástica não competitiva e promovida pela Federação Internacional de Ginástica, que tem como objetivo popularizar e valorizar a prática de ginástica, promovendo a saúde e o lazer dos praticantes.

A história desta modalidade não competitiva remonta ao fim da Grécia Antiga e ao Império Romano. A chamada ginástica higiênica deu origem as práticas dos exercícios ginásticos dentro das termas e piscinas públicas, nas quais as pessoas se reuniam para uma espécie de hidroterapia.

Ginástica de condicionamento físico. A ginástica de condicionamento físico é a prática corporal que envolve diferentes modalidades de exercícios que visam qualificar as capacidades físicas do corpo humano. Esse tipo de ginástica não é esportiva. Sua prática pode ser percebida em ambientes como as academias.

GINÁSTICAS DE COMPETIÇÃO: Artística, Rítmica, Aeróbica, Acrobática e de Trampolim.

As modalidades de ginástica são: ginástica geral, ginástica rítmica, trampolim, ginástica aeróbica e ginástica acrobática.

Reduz o peso e a gordura. Melhora a força e o tônus. Aumenta a flexibilidade. Fortalece ossos e articulações.

A ginástica surgiu no Brasil no início do século XIX, trazida por imigrantes europeus, em geral mestres de dança. As aulas de dança foram o primeiro passo para a prática da ginástica rítmica. Os homens, na mesma época, só faziam ginástica no Exército, com base em princípios da ginástica sueca.

Os pontos em comum entre as ginásticas competitivas e não competitivas é basicamente que ambas procuram o desenvolvimento das qualidades físicas através do exercício, para melhorar o estado psicofísico geral.

SEM COMPETIÇÃO: NOVAS MODALIDADES DE ARTES MARCIAIS ASIÁTICAS PRIORIZAM A HARMONIA. Karatê, Judô, Muay Thai, Taekwondo e entre outras modalidades de luta dentro do esporte, já são conhecidas pelos roraimenses que procuram atividades físicas e um caminho para se dedicar ao esporte.

Friedrich Ludwig Jahn

Em 1811, o professor alemão, Friedrich Ludwig Jahn, considerado o pai da Ginástica, fundou a primeira escola de ginástica para homens, em Berlim. Foi o começo da ginástica, como conhecemos hoje.

Mas os historiadores apontam a Grécia como o berço da ginástica. A busca pelo corpo perfeito para praticar esportes e para aperfeiçoar o desempenho militar estão na gênese da modalidade.

Tal modalidade pode trabalhar com grande satisfação as qualidades motoras, tais como: velocidade, força, equilíbrio, coordenação, agilidade, resistência, flexibilidade, entre outros para o enriquecimento dos movimentos básicos (MARTINS, 1999).

A ginástica, por exemplo, é um esporte que se divide em três modalidades: artística, de trampolim e rítmica – cada uma com suas particularidades e competições independentes. Suas origens remetem às sociedades da Grécia Antiga.

Ginástica de condicionamento físico e Ginástica de conscientização corporal: são consideradas modalidades de ginásticas não competitivas, essa classificação se dá ao fato de a modalidade entrar ou não em competições como em olimpíadas.

O objetivo desta atividade consiste em manter e melhorar as performances individuais e também coletivas. A Ginástica Geral oferece as experiências estéticas de movimento aos participantes e ao público expectador.