Quais são os principais fundamentos da ginástica?

Perguntado por: amata . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

“Constituem-se fundamentos da ginástica: saltar, equilibrar, rolar/girar, trepar, balançar/embalar (p. 78).

A ginástica artística, também chamada de ginástica olímpica, é uma modalidade esportiva que envolve um conjunto de movimentos. Esses movimentos exigem precisão, força, flexibilidade, agilidade, coordenação e equilíbrio. Portanto, o domínio do corpo é uma das principais características desses atletas.

A ginástica olímpica fundamenta-se na evolução técnica de diferentes exercícios físicos. As provas realizadas pelos homens são: barra fixa, barras paralelas, cavalo com alças, salto sobre o cavalo, argolas e solo. As mulheres disputam exercícios de solo, salto sobre cavalo, barras assimétricas e trave de equilíbrio.

A ginástica é um esporte que envolve a prática de uma série de movimentos que requer força, flexibilidade e coordenação motora. Desenvolveu-se na Grécia Antiga, a partir dos exercícios físicos feitos pelos soldados, incluindo habilidades para montar e desmontar um cavalo.

A ginástica é um esporte cujos exercícios realizados exigem concentração, coordenação, elasticidade do corpo e força. Ela se divide em dois tipos: as ginásticas competitivas e as ginásticas não competitivas. Essa classificação depende do fato de a modalidade entrar ou não em competições, como as Olimpíadas.

- Cada ginasta faz sua apresentação com um dos cinco elementos: arco, bola, corda, fita e maças.

A ginástica, por exemplo, é um esporte que se divide em três modalidades: artística, de trampolim e rítmica – cada uma com suas particularidades e competições independentes. Suas origens remetem às sociedades da Grécia Antiga.

Para Tubino os cinco princípios do Treinamento Esportivo são: O Princípio da Individualidade Biológica, O Princípio da Adaptação, O Princípio da Sobrecarga, O Princípio da Continuidade, O Princípio da Interdependência Volume-Intensidade (TUBINO, 1984).

A ginástica geral engloba as modalidades competitivas de ginástica reconhecidas pela Federação Internacional de Ginástica, como por exemplo: Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Aeróbica Esportiva, Esportes Acrobáticos e Trampolim.

É uma forma de exercícios físicos que é classificada em duas modalidades, as competitivas onde existe competição, como nas olimpíadas (Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica de Trampolim) e também as não competitivas (Ginástica Aeróbica, Ginástica Acrobática e Ginástica para Todos), como as praticadas em ...

Essa modalidade trabalha com movimentos básicos como: saltar, equilibrar, balançar, girar, rolar, e também movimentos específicos como: os exercícios de força, flexibilidade e a rotina dos elementos da ginástica aeróbica esportiva, a coreografia.

Equilíbrio, Coordenação, Resistência, Força, Flexibilidade, Agilidade e Velocidade.

Ginástica Para Todos (GPT) - é uma atividade baseada nas diferentes ginásticas (artística. rítmica, acrobática, aeróbica e de trampolim) e outras manifestações artísticas (dança, teatro, jogos...) que possibilitam a participação de muitas pessoas ao mesmo tempo, independentemente da idade e condição física.

A Ginástica Laboral é dividida em quatro diferentes tipos, um para cada momento do dia:

  • Ginástica Laboral Preparatória.
  • Ginástica Laboral Compensatória.
  • Ginástica Laboral de Relaxamento.
  • Ginástica Laboral Corretiva.

Etimologia. O termo "ginástica" originou-se dos termos gregos "gymnastiké", que etimológicamente significa a "arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo" e, gymnádzein, que tem por tradução aproximada "treinar" e, em sentido literal, significa "exercitar-se nu", a forma como os gregos praticavam os exercícios.