O que é Neomalthusiana explique?

Perguntado por: abittencourt . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

A Teoria Neomalthusiana é uma teoria demográfica criada na segunda metade do século XX, como uma releitura da Teoria Malthusiana, que tem como ponto elementar a preocupação com o crescimento populacional exacerbado. Os neomalthusianos argumentam que o crescimento demográfico gera a ampliação da pobreza.

A teoria reformista é uma resposta à teoria neomalthusiana, ou seja, ela derruba a teoria de Malthus. A má distribuição da renda intensifica a pobreza. A teoria reformista foi elaborada em resposta à teoria neomalthusiana.

A Teoria Neomalthusiana foi desenvolvida no início do século 20 e baseou-se no Malthusianismo. Os neomalthusianos demonstravam receio em relação ao crescimento acelerado da população nos países desenvolvidos, visto que, para eles, esse crescimento causaria impacto direto na renda per capita do país.

Thomas Malthus

A Teoria Malthusiana foi desenvolvida pelo economista inglês Thomas Malthus (1736–1834).

Os neomalthusianos, assim como a teoria inicial de Malthus, acreditavam que o contínuo aumento da população levaria ao esgotamento dos recursos naturais do planeta. Havia a ideia ainda de que era justamente o crescimento populacional o responsável pelo menor nível de desenvolvimento socioeconômico dessas nações.

O antagonismo entre a teoria neomalthusiana e reformista
O neomalthusianismo prega a intervenção do Estado no crescimento populacional para a diminuição da miséria. Já a teoria reformista propõe que a exploração dos mais pobres é a fonte das desigualdades sociais.

A teoria reformista é a principal teoria crítica ao malthusianismo, e defende que o crescimento populacional é consequência do subdesenvolvimento e da pobreza, e não suas causas.

07. Teoria que tentava explicar o atraso dos países subdesenvolvidos, segundo esta o elevado crescimento populacional aumentaria a pobreza e levaria este país à miséria. (A). Teoria de Malthus (B).

Karl Marx

As bases da Teoria Reformista seguem os ideais do sociólogo Karl Marx, que acredita que o problema da pobreza no mundo está relacionado com a má distribuição de renda, que é desigual, gerando uma pequena parcela da população com as maiores economias, e consequentemente a maior parcela populacional com a renda baixa, a ...

Relativo a reforma ou aos reformistas: Espírito reformista. 2. Pessoa partidária de política reformadora ou da reforma nos costumes.

A teoria reformista afirma que a superpopulação é consequência do subdesenvolvimento, e não a causa disso. A teoria malthusiana diz que a população cresce em progressão geométrica, ao passo que os alimentos crescem em progressão aritimética.

Resposta verificada por especialistas. Com certeza, com a teoria Malthusiana. Nota-se em "Onde está Segunda" a presença de um mecanismo governamental que visa a qualquer custo conter o processo de aumento reprodução desregrada da população.

Afinal o erro de Malthus foi o de não ter previsto que os recursos à disposição da Humanidade iriam crescer também de maneira exponencial, nos 180 anos que se seguiram. Mas isso nunca ele poderia ter previsto, porque esses recursos ainda não eram conhecidos.

As ideias defendidas por Teoria Malthusiana não viraram realidade, já que, com a revolução industrial, a produção agrícola foi impulsionada por novas tecnologias. Sendo assim, com a contribuição das máquinas, a produção de alimentos cresceu exponencialmente.

A Teoria populacional Neomalthusiana é uma teoria demográfica que se baseia em fundamentos ligados ao malthusianismo, surge nas primeiras décadas do século XX, e ganha mais influência após a Segunda Guerra Mundial.