O que é o conceito de Contabilidade?

Perguntado por: apaiva . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

A Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade.

Conceitos básicos de contabilidade

  • Bens. ...
  • Direitos. ...
  • Obrigações. ...
  • Fato Contábil. ...
  • Exercício Contábil. ...
  • Balanço Patrimonial. ...
  • Demonstrativo do Resultado do Exercício. ...
  • Sistema de informação gerencial e apoio à decisão.

Ela trata de uma ciência social, mas qual o objetivo da contabilidade? Tem como objetivo os estudos dos patrimônios, dos bens, direitos e obrigações para empresas, públicas ou privadas, e pessoas físicas e jurídicas.

Na Contabilidade, o objeto é sempre o PATRIMÔNIO de uma Entidade, definido como um conjunto de bens, direitos e de obrigações para com terceiros, pertencente a uma pessoa física, a um conjunto de pessoas, como ocorre nas sociedades informais, ou a uma sociedade ou instituição de qualquer natureza, independentemente da ...

O que é classificação das contas contábeis: ativo, passivo, receita e despesa

  • Ativos.
  • Passivos.
  • Receitas.
  • Despesas.

Para não ter dúvidas na hora de escolher e contratar, veja quais são os 3 tipos de contabilidade e conheça as características de cada um.

  • A contabilidade tradicional depende da atuação manual. ...
  • A contabilidade online foca mais na automação. ...
  • A versão digital é uma opção completa entre os tipos de contabilidade.

As principais funções da Contabilidade são: registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificações do patrimônio em virtude da atividade econômica ou social que a empresa exerce no contexto econômico.

A Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando- os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões.

Contabilidade é a técnica do cálculo e do registo das operações comerciais ou financeiras realizadas por uma pessoa, sociedade, empresa ou repartição do Estado. É, portanto, uma ferramenta de fundamental importância para o controle de um empreendimento.

A Contabilidade surgiu há 2.000 a.C com a necessidade controlar o patrimônio. Os primeiros exemplos de contabilização foram encontrados na Suméria e Babilônia, que hoje é nomeado Iraque, também no Egito e China. Sua evolução foi lenta até o aparecimento da moeda.

O setor de contabilidade é uma das áreas mais importantes de uma empresa, ele é essencial para organizar as finanças e também as responsabilidades fiscais do negócio. Apesar de alguns critérios para registrar e calcular a movimentação financeira da companhia, o trabalho de um contador não se resume apenas a isso.

Luca Bartolomeo de Pacioli

Luca Bartolomeo de Pacioli, “O Pai da Contabilidade”. Nasceu em Sansepulcro em Itália no ano de 1445.

Resumidamente, temos quatro técnicas: escrituração, demonstrações contábeis, auditoria e análise das demonstrações contábeis.

Assim, se o passivo representa os gastos que um negócio tem para se manter, o ativo representa os seus recursos. Nesse conceito, estão incluídos todos os direitos e bens de uma empresa. Ou seja, tudo o que gera valor econômico para esse negócio, por exemplo, contas a receber, estoque, maquinários, veículos etc.

São sete princípios básicos: o princípio da entidade, o princípio da continuidade, o princípio da prudência, o princípio da competência, o princípio da oportunidade, o princípio da atualização monetária e o princípio do registro pelo valor original, uns são mais fáceis de serem compreendidos do que outros, como, por ...

Enquanto a receita é todo capital obtido em troca de uma atividade, a despesa é todo custo para que essa operação continue. Acompanhar ambos os valores é primordial para uma vida financeira estável e promissora. Para isso, a receita deve superar sua despesa, o que pode ser chamado de superávit.