Quando surgiu o conceito dos RS?

Perguntado por: alessa4 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

Os conceitos dos R´s nasceu após a segunda guerra mundial onde países sofriam com a escassez de produtos industrializados. Com o passar do tempo e com a maior conscientização ambiental da humanidade esses conceitos foram sendo repensados para serem mais abrangentes em termos de sustentabilidade.

O que são os 4 R's da sustentabilidade e como surgiram? Os pilares da sustentabilidade surgiram na RIO 92 (Assembléia das Nações Unidas para o Meio Ambiente). São, na verdade, propostas que visam combinar proteção ambiental e eficiência econômica presentes nos hábitos de consumo.

A responsabilidade social se disseminou no Brasil e no mundo principalmente na década de 90, tornando-se parte das diretrizes de estratégias empresariais.

Uma dessas estratégias é a política dos 5 Rs da sustentabilidade: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. Idealizada pela ativista ambiental Bea Johnson e popularizada por meio do seu livro “Zero Waste Home”, a política dos 5 Rs tem sido adotada por diversas empresas e já tem gerado benefícios.

Inicialmente os Rs eram apenas 3: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Porém com o avanço dos estudos sobre os impactos sofridos pelo meio ambiente, tornou-se necessário ampliar essas práticas, trabalhando também os conceitos Repensar e Recusar. Dessa forma surgiram os 5 Rs da sustentabilidade.

Para fazer alguma coisa a esse respeito, coloque em prática o conceito dos três “Rs” - reduzir, reutilizar e reciclar-, que inclui mudanças no comportamento para diminuir o impacto do lixo na natureza.

Esse conjunto de medidas foi criado pela Conferência Nacional da Terra, realizada em 1992, na cidade do Rio de Janeiro, e referendada pelo 5º Programa Europeu para o Ambiente e Desenvolvimento, realizado no ano seguinte.

Ele surgiu em 1992, na Conferência da Terra, no Rio de Janeiro. À época, eram apenas 3R's: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Depois, foram incluídos os conceitos de Reaproveitar e o Repensar, quando foi rebatizado de política dos 5R's.

A política dos 3Rs é uma medida criada para que as pessoas diminuam a produção de lixo. Trata-se de um incentivo ou uma campanha para influenciar a população a poluir menos o meio ambiente através de um consumo consciente e também por meio de um manejo sustentável dos produtos e materiais utilizados no dia a dia.

A palavra “Sustentabilidade” é relativamente nova. Esse termo surgiu em 1992, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) colocou oficialmente a sustentabilidade na agenda global – e de uma maneira nunca feita antes.

Os conceitos dos R´s nasceu após a segunda guerra mundial onde países sofriam com a escassez de produtos industrializados. Com o passar do tempo e com a maior conscientização ambiental da humanidade esses conceitos foram sendo repensados para serem mais abrangentes em termos de sustentabilidade.

Sendo assim os primeiros estudos que tratam da responsabilidade social tiveram início nos Estados Unidos, na década de 50, e na Europa, nos anos 60. As primeiras manifestações sobre este tema surgiram, no início do século, em trabalhos de Charles Eliot (1906), Arthur Hakley (1907) e John Clarck (1916).

O que é Triple Bottom Line? O Triple Bottom Line é um termo que abrange a relação de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável com o mundo empresarial. Isso porque ele afirma que a gestão das companhias deve considerar também a sua relação de impacto na natureza.

Este tipo de prática ou política tem sido adotado desde a década de 1990, entretanto a luta pela sociedade e principalmente pela natureza é mais antiga, por volta da década de 1920.

A política dos 3R's é um conjunto de ações sugeridas durante a Conferência da Terra, realizada no Rio de Janeiro em 1992, e o 5° Programa Europeu para o Ambiente e Desenvolvimento, realizado em 1993. Os 3R's consistem nos atos de Reduzir, Reutilizar e Reciclar o lixo produzido.

Os 5 Rs são uma política que visa reduzir a geração de resíduos no nosso planeta, fazendo com que cada um de nós mude o comportamento diante do consumo e a forma que lida com os resíduos gerados. Os 5 Rs consistem em cinco palavras: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.

Repensar: consumir produtos de modo responsável!
Este é um momento para refletir sobre seus hábitos. Muitas vezes, reduzir o consumo pode não ser possível em uma escala maior, mas você pode sim fazer escolhas que minimizem os impactos ambientais, sociais e econômicos negativos.

Os 8 R's são: refletir, reduzir, reutilizar, reciclar, respeitar, reparar, responsabilizar-se e repassar.

1 - Reduzir: O primeiro "R" está totalmente voltado ao desperdício. O Ministério do Meio Ambiente instrui a comprar os alimentos de acordo com as nossas necessidades, tornando a redução uma forma de evitar o desperdício e até de economia, já que as compras terão um volume menor do que o comum.

Para atender seus públicos, as empresas devem desenvolver ações que enalteçam a sua preocupação com responsabilidade social.
...
Tipos de responsabilidade social

  • Responsabilidade Social Corporativa (RSC)
  • Responsabilidade Social Empresarial (RSE)
  • Responsabilidade Social Ambiental (RSA).

Repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar são as cinco palavras necessárias. Repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar são as cinco palavras necessárias para ter uma grande resposta para a sustentabilidade respeitando o meio ambientes.