O que é Oralismo e qual seu objetivo?

Perguntado por: evargas . Última atualização: 19 de maio de 2023
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De acordo com Goldfield (1997) o Oralismo ou filosofia oralista visa a integração da criança com surdez na comunidade de ouvintes, dando-lhe condições de desenvolver a língua oral (no caso do Brasil, o português).

Em síntese, o Oralismo foi um paradigma educacional imposto aos surdos por parte de pesquisadores ouvintes, que, em muitos aspectos, desrespeitaram a autonomia e a identidade surda e proibiram o uso das línguas de sinais.

O Oralismo como abordagem educacional prioriza a fala e todo o trabalho elaborado visa à reabilitação de surdos, ou seja, torná-los próximos aos ouvintes. Nessa concepção, era e é necessário fazê-los falar como se fossem ouvintes, ainda que sem a mesma fluência e/ou entonação, para que, a partir daí, sejam ensinados.

O oralismo é uma das metodologias que busca desenvolver a fala dos surdos, o seu objetivo é fazer uma reabilitação da criança surda em direção a normalidade, a comunicação oral é essencial para o desenvolvimento do homem na sociedade.

Uma das vantagens do oralismo seria a possibilidade do surdo se comunicar com pessoas que não sabem liguagem de sinais, porém a desvantagem é que nem todas pessoas nessas condições são capazes de desenvolver a oralidade.

Já a proposta de ensino bilíngüe contrapõe-se ao oralismo porque considera a comunicação visual e gestual prioritária no ensino da linguagem. E se diferencia da comunicação total, pois defende fundamentalmente a língua de sinais na educação do surdo, não misturando uma manifestação lingüística com a outra.

Surgiu por volta do século XVIII e a partir das resoluções do Congresso de Milão (1880). Na época a língua de sinais foi oficialmente proibida nas escolas e a comunidade surda foi excluída da política e instituições de ensino.

Em sua história, é importante o marco que foi o Congresso de Milão, 1880, em que educadores ouvintes de várias partes do mundo votaram a favor do método oralista e proibiram a utilização das línguas de sinais.

Os oralistas acreditavam que a educação e formação dos surdos só seria possível se eles se integrassem à comunidade ouvinte. utilizando-se da fala em todas as situações.

Heinicke é considerado o fundador do oralismo e de uma metodologia que ficou conhecida como o "método alemão". Para ele, o pensamento só é possível através da língua oral, e depende dela.

As pessoas que apresentam essa deficiência geralmente se comunicam através de gestos, numa linguagem própria, feita através de sinais. Essa linguagem recebe a nomenclatura de Língua Brasileira de Sinais, mais conhecida como LIBRAS.

Bilinguismo, defende que a pessoa surda deve saber o português na escrita e se comunicar através da lingua de sinais. comunicação total é isso e mais qualquer outra forma de comunicação, inclusive mímicas.

Faça-o se sentir à vontade e motivado a aprender. Aproveite os recursos disponíveis para facilitar o aprendizado. Adote uma didática lúdica para facilitar a compreensão (mímicas, dramatizações, recursos visuais etc) Incentive o aluno a ler e escrever.

O Oralismo perdeu forças a partir da promulgação da Lei 10.436/2002, que reconheceu a LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais como língua oficial do surdo em todo o território nacional, estabelecendo-a como língua materna no currículo da pessoa surda, Page 2 orientando a Língua Portuguesa, como segunda língua no currículo ...

No campo educacional, várias metodologias foram introduzidas no ensino de surdos no Brasil, entre as quais o Oralismo, a Comunicação Total, o Bilinguismo e a Pedagogia Surda são exemplos.

Em consequência disso, o oralismo foi a técnica preferida na educação dos surdos durante fins do século XIX e grande parte do século XX. O Congresso durou 3 dias, nos quais foram votadas 8 resoluções, sendo que apenas uma (a terceira) foi aprovada por unanimidade.

A maior falha do ORALISMO é: Um conjunto de regras abstratas que tem como função a oralização dos surdos, ou seja, uma concepção Saussuriana. Que língua, para esta filosofia, é um conjunto de regras concretas que tem como função a oralização dos surdos.

O Oralismo percebe a surdez como uma deficiência que deve ser minimizada pela estimulação auditiva. Essa estimulação possibilitaria a aprendizagem da língua portuguesa e levaria a criança surda a integrar-se na comunidade ouvinte e desenvolver uma personalidade como a de um ouvinte.

Como consequência do método oralista aplicado as escolas, houve rebaixamento significativo nas habilidades cognitivas do surdo. E apesar das intenções não se pode dizer que o método oralista foi eficaz quanto ao alcance dos seus objetivos no que concerne ao desenvolvimento da fala, leitura e escrita.

O bilinguismo propõe que o surdo comunique-se fluentemente na sua língua materna (língua de sinais) e na língua oficial de seu país.

No Congresso Mundial de Professores de Alunos Surdos, realizado em Milão (Itália), em 1880, ficou estabelecido que o Método Oral (Oralismo) era o mais adequado na educação do surdo, sendo então proibido o uso da Língua de Sinais na Europa. Essa proibição se estendeu ao Brasil em 1881.