O que é ponto gíria?

Perguntado por: ipimenta . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

«Vender o ponto» ou «passar o ponto» será, portanto, vender ou passar um estabelecimento comercial. Numa página da Internet, encontrei também a seguinte definição de ponto (texto adaptado):

Expressão usada para se referir ao estado ideal de algo, exatamente como deveria ser.

As mais citadas foram: “tega”, “tamo junto”, “tranquilo”, “de boa”, “é nós”, “qual foi”, “mina”, “vacilão”, “mano”, “tá ligado”, “pega a visão”, “tipo que” e “fala tu”.

Experimentar relações sexuais com o sexo oposto. Ele vai a ponte.

ponto final m (plural: pontos finais m) Una frase normalmente termina con un punto. Uma frase geralmente termina com um ponto final.

O uso do ponto final é um exemplo disso. Quando o sinal aparece em uma mensagem de texto, ele é percebido como uma característica excessivamente formal. Então, quando alguém encerra uma mensagem com um ponto final, é como se o indivíduo estivesse falando formalmente em uma mesa de bar com os amigos.

A gíria é uma abreviação da palavra "parceiro". Geralmente, ela é usada para designar um amigo próximo em quem se pode confiar. Coincidentemente, leva o mesmo nome do teste para detectar o coronavírus. A abreviação BBC vem da expressão abrasileirada "babaca".

Trata-se de um sinal de pontuação que demonstra uma interrupção da frase. As reticências também podem indicar uma ação que ainda não terminou, além de transmitir sentimentos como dúvidas, surpresas, hesitações, suspense etc.

Use “a ponto de” quando essa locução tiver significado de “prestes”, “próximo a”, “na iminência de”, “de tal modo que”.

No popular, diz-se da pessoa que enche o saco, que faz com que percam a paciência. Ele disse que eu torro a paciência dele.

Significado de Tá
interjeição Indica uma interrupção na fala, no comportamento de alguém; basta: tá, já entendi! Expressão de concordância, de assentimento; OK: tá bem, eu vou! Etimologia (origem da palavra tá). Forma aférese de está, do verbo estar.

Axé: Chance; atenuação de uma falta. Blindar (a mente): não deixar se "levar pelo psicológico". Cabeça branca: Diretor da unidade prisional. Cabuloso: Aquele que não deixa ninguém subjugá-lo, "entrar em sua mente".

Ice. Diamantes ou joias incrustadas com a pedra. É uma analogia entre a clareza dos diamantes e a do gelo ou da água. Dessa gíria derivam expressões como I'm cold, que numa tradução literal significa estou com frio, mas aqui quer dizer que o rapper usa tanto ice que é como se ele congelasse.

A página Tudo 2 define a expressão como "tudo em ordem" e a Tudo 3, maior página com esse tipo de conteúdo com mais de 10 mil curtidas, traz outro uso ao 3, para as palavras Todo Certo Prevalece, uma máxima da facção, e outro significante para a sigla TCP.

Um dos termos mais comuns e que ajudou a gíria a se popularizar foi "cria de favela". Ela é utilizada pelas pessoas que nasceram, cresceram e vivem nas periferias, conhecendo a todos do lugar. Já no Rio de Janeiro, pode significar também algo como "parceiro", "amigo de infância".

Espanar. Verbo utilizado para enfatizar que uma pessoa não aguenta pressão (psicológica) sobre ela.

pé-de-breque: motorista que usa o freio em todas as curvas e a todo momento; poldar: ultrapassar.