O que é prática crítica?

Perguntado por: upires . Última atualização: 2 de maio de 2023
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Segundo essa perspectiva, crítica prática é termo equivalente a análise, crítica (no sentido de estudo de certa obra em particular) e leitura (ou leitura analítica).

A educação crítica busca realizar conexões entre as práticas educacionais e culturais e a luta pela justiça social e econômica, direitos humanos e uma sociedade democrática, para que se possa ampliar as compreensões críticas e as práticas libertadoras, com o objetivo de buscar transformações sociais e pessoais Page 2 ...

É necessário que, através da reflexão sobre a prática, a curiosidade ingênua, voltando-se sobre si mesma, perceba-se como tal e vá se tornando crítica. Ou seja, o primeiríssimo passo para superar ingenuidade e conquistar a criticidade é a autocrítica.

Que faz críticas, geralmente censurando, depreciando ou desaprovando o conteúdo de algo. substantivo masculino Pessoa que estabelece juízo de valor para obras artísticas, literárias, científicas etc. Pessoa que condena: ele se tornou um crítico impiedoso.

Categorias. A pessoa em situação crítica é aquela cuja vida está ameaçada por falência ou iminência de falência de uma ou mais funções vitais e cuja sobrevivência depende de meios avançados de vigilância, monitorização e terapêutica.

A pedagogia crítica é, pela parte que lhe toca, uma abordagem de ensino que incita os estudantes a questionarem e a desafiarem as crenças e práticas que lhes são ensinadas. Consiste num grupo de teorias e de práticas para promover a consciência crítica.

Além de ser uma habilidade onde se faz questionar ideias e opiniões (nossas e de terceiros) o pensamento crítico não se resume apenas à lógica formal, mas também se preocupa com a verdade ou falsidade das nossas crenças e com as capacidades, atitudes e práticas necessárias para a construção de uma visão do mundo.

Desenvolver o pensamento crítico na sua escola colabora para o crescimento de indivíduos que pensam de forma independente e convivem com consciência e responsabilidade na sociedade. Durante a vida escolar, as crianças e os jovens também aprendem sobre moral e ética, além das teorias das disciplinas.

A Didática Crítica centra-se na formação do ser humano e a relação pedagógica assenta- se na autonomia e na reciprocidade dos sujeitos que fazem parte do processo formativo.

A pedagogia histórico-crítica compreende que a escola é determinada socialmente e que a sociedade, fundada no modo de produção capitalista, é dividida em classes com interesses opostos, portanto, a escola sofre a determinação do conflito de interesses que caracteriza a sociedade.

A Tendência crítico-social dos conteúdos busca a difusão de conteúdos vivos, concretos e indissociáveis das realidades sociais; busca o papel transformador da escola na sociedade; busca conteúdos escolares básicos que tenham ressonância na vida dos alunos.

Ensinar exige reflexão crítica sobre a prática
O ensino e a aprendizagem exigem um movimento crítico entre o fazer e o pensar sobre o fazer, não há como tornar um saber como estático e pronto, mas sempre em movimento e construção permanente. Por isso é preciso uma autocrítica e uma reflexão sobre a prática.

Do ponto de vista de Freire (1996) as práticas pedagógicas dentro da sala de aula devem ser de uma forma política, crítica e democrática, sendo assim o educador devem ver o educando como um sujeito social e participativo para intervir no mundo.

Para Paulo Freire (2002, p. 15) a criticidade é a capacidade que o educando e o educador tem para refletirem criticamente a realidade na qual estão inseridos, possibilitando a constatação, o conhecimento e a intervenção para transformá-la.

Em linhas gerais, podemos defini-lo como uma avaliação voluntária que uma pessoa tem diante de um fato, de uma experiência ou de um comentário. Essa avaliação aplica argumentos à situação para chegar até uma conclusão.