O que é se desligar emocionalmente?

Perguntado por: abarbosa4 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

Entendemos por desligamento emocional o esforço proposital que um indivíduo faz para deixar de ser dependente de outro. Na mesma linha, também não significa torcer pelo insucesso de terceiros, mas sim colocar a própria felicidade e os seus objetivos como atores principais do filme que é a vida, a sua própria vida.

O embotamento afetivo é a dificuldade de expressar emoções e sentimentos. A pessoa que sofre com esse transtorno também é chamada de individuo esquizóide. A perda global de emoções pode ocorrer após eventos que causam muita dor ao individuo, fazendo com que ele simplesmente não reaja a emoções e sentimentos.

Compreenda que se desligar emocionalmente não é se tornar uma pessoa mais fria e/ou egoísta. Pelo contrário, é uma forma de humanidade e de autoconhecimento. Mais amor e menos medo: o desligamento emocional é o primeiro passo para que a pessoa deixe de ter tanto medo da vida, das situações, de tomar iniciativa.

Os “bloqueios mentais” são uma espécie de freio sobre os nossos processos mentais que têm a particularidade de serem, de facto, bem “chatinhos” na nossa vida porque simplesmente (ou complicadamente?) nos impedem de ter uma resposta rápida, adequada e eficaz em face a uma actividade ou situação.

Sintomas do bloqueio emocional
Aumento da ansiedade e estresse frente a situações novas; Falta de interesse; Sentir emoções negativas constantemente; Constante dificuldade para tomar decisões.

Ela pode se originar quando você leva uma vida indesejada, como um trabalho que não combina com você, um relacionamento com um parceiro insensível, uma relação instável com familiares, uma personalidade que em nada representa o seu verdadeiro eu, entre outros.

Manter um diário é uma boa maneira de processar sentimentos. Converse sinceramente com familiares e amigos a respeito de seus sentimentos. Abordar seus sentimentos com outra pessoa é uma válvula de escape sadia que pode ajudar a manter sua saúde emocional equilibrada. Ore pedindo ajuda em vez de soluções.

Em primeiro lugar, procure ajuda profissional. Pelo seu relato, é possível perceber que você está com o humor deprimido, perda de prazer e interesse na vida e isolamento social. Nesse caso, a melhor estratégia é procurar um médico psiquiatra para obter um diagnóstico e um psicólogo para fazer psicoterapia.

Frieza ou Frio é um termo que designa pessoas que estão cientes de algo, mas estão (ou fingem estar) despreocupados para com o ocorrido. Caracteriza-se pela falta de emoção, especialmente afeto e simpatia. Casos como esses são mais frequentes em assassinos e psicopatas.

Despersonalização, o distúrbio que impede pessoas de sentir amor - BBC News Brasil.

Apenas na presença da manifestação de lágrimas, aqueles que sofrem dessa perturbação costumam ser compreendidos por aqueles que os cercam sobre como estão se sentindo.

As causas mais comuns são depressão e ansiedade e níveis severos de estresse. O transtorno de estresse pós-traumático, que pode estar ligado à depressão e à ansiedade, também pode fazer com que você se sinta “vazio”. Os medicamentos usados para tratar ansiedade e depressão também podem ser causas.

Reprimir sentimentos pode gerar estresse, o que acarreta em maior taxa de atividade cardiovascular, podendo impactar diretamente na pressão arterial.

Quando a pessoa reprime uma emoção, significa que ela está tentando fazer com que esse sentimento não exista. O problema é que, como o sentimento está sendo apenas ignorado, ele vai continuar ali, crescendo e, provavelmente, incomodando.

5 passos para se curar de um bloqueio emocional

  1. Compreensão. O primeiro e mais importante passo é admiti-lo! ...
  2. Assumir a responsabilidade. É comum que o ser humano tentar sempre encontrar um bode expiratório para algum problema ou comportamento. ...
  3. Sinta cada emoção. ...
  4. Entenda a origem da emoção. ...
  5. Se recupere.

Como desbloquear o potencial pleno da minha mente?

  1. Realize atividade física de forma regular. ...
  2. Inclua na sua dieta alimentos naturais. ...
  3. Experimente o jejum intermitente. ...
  4. Preste atenção na qualidade do seu sono. ...
  5. Medite.

7 bloqueios mentais que atrapalham o crescimento do negócio

  1. Pensar pequeno.
  2. Sensação de insegurança. Quando as dúvidas tomam conta da nossa mente, o medo domina nossos pensamentos. ...
  3. Ter medo de errar. ...
  4. Tomar decisões às escuras. ...
  5. Não ter foco. ...
  6. Dificultar decisões. ...
  7. Fazer manipulação motivacional.

penetrantes – quando há rompimento e laceração da pele, como perfurações por armas de fogo e fraturas expostas; contusos – quando não há perfuração da pele, como no caso de pancadas ou escorregões; mistos – uma combinação dos dois tipos, bastante comuns em acidentes de trânsito, por exemplo.

Em alguns casos, os traumas psicológicos desencadeiam outras condições psicológicas, como depressão, ansiedade, estresse pós-traumático, fobias e síndrome do pânico. Assim, no acompanhamento psicológico, também é feito o tratamento dessas enfermidades.

Gratuito, o quiz pode ser feito no site BetterMe, uma plataforma de saúde mental que também oferece planos de assinatura de meditação e ioga. Ao todo, são 19 perguntas de múltipla escolha sobre memórias de infância, níveis atuais de estresse e sentimentos frequentes.

Como superar o trauma

  1. Aprenda a respirar. Voltar ao normal após um evento traumático pode parecer impossível. ...
  2. Pratique exercícios físicos. O exercício físico é uma forma de ajudar o corpo a liberar endorfina. ...
  3. Crie uma rotina saudável. ...
  4. Cultive hobbies. ...
  5. Faça terapia para superar o trauma.