O que é silêncio pedagógico?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 25 de abril de 2023
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O conceito “Silêncio Pedagógico” denomina situações que remetem à pouca presença, nas práticas escolares, de temas relacionados aos aspectos econômicos, políticos, sociais e culturais vinculados às atividades econômicas de grandes proporções.

São conhecimentos e valores sociais acumulados através dos tempos e repassados aos alunos como verdades absolutas. – São separados das experiências dos alunos e das realidades sociais.

Por trabalho pedagógico entende-se todo o trabalho cujas bases estejam, de alguma forma, relacionadas à Pedagogia, evidenciando, portanto, métodos, técnicas, avaliação intencionalmente planejadas e tendo em vista o alcance de objetivos relativos à produção de conhecimentos. (FERREIRA, 2010, online).

O silêncio pode acalmar, ferir, amparar ou violentar. Em algumas ocasiões pode trazer paz, em outras, tempestades. O silêncio também pode corresponder à reflexão, a um turbilhão de pensamentos pulsando dentro de nós.

O silêncio nos dá tempo para pensar, para sentir”, explica Guilherme Spadini. Com a palavra “autoconhecimento” tão em moda, é estranho pensar que muita gente não se dedica a algo tão simples – que é manter-se em quieto e em um ambiente sem ruídos por algum tempo.

1 - A prática pedagógica deve ser condizente com o perfil profissional do educador: o professor deve pensar em como se sente mais seguro ao planejar (e realizar) uma aula. Não adianta falarem que o docente tem que fazer uma “aula show”, se ele é mais introspectivo.

É ele que acompanha o aluno, medeia o conhecimento, faz parte do processo pedagógico efetivamente. É ele que enfrenta as dificuldades de aprendizagem do aluno, as carências afetivas destes, e principalmente sabe como adequar os conhecimentos prévios dos educandos aos conteúdos curriculares da escola.

Confira, a seguir, cinco metodologias ativas que você pode levar para a sua turma.

  • Aprendizagem baseada em problemas.
  • Aprendizagem baseada em projetos.
  • Sala de aula invertida.
  • Gamificação.
  • Estudo de caso.
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Entre eles, destacam-se aspectos ambientais, econômicos, sociais, afetivos, psicológicos, emocionais e familiares. Fatores como condições habitacionais, sanitárias, de higiene e de nutrição também são considerados determinantes para a aprendizagem do aluno na escola e fora dela.

São qualidades indispensáveis na prática pedagógica a humildade, o gosto pela alegria e o gosto pela vida.

São as práticas pedagógicas que irão guiar os estudantes até os objetivos de ensino e aprendizagem de cada sala de aula, mas também de encontro aos objetivos gerais, constantes no PPP da escola.

O acompanhamento pedagógico pode ser definido como um modo de avaliação individual do desempenho pedagógico dos estudantes, ou seja, um plano de ação para alunos com baixo rendimento. O acompanhamento escolar oferece ao aluno uma atenção especializada, dando a ele exatamente o que precisa de modo personalizado.

Nesta perspectiva, “trabalho docente” é aplicada para “[...] designar a ação desenvolvida por professores e alunos na aquisição de conhecimento sistematizado” (FRIZZO, 2008. Trabalho pedagógico: conceito central no trato do conhecimento da pesquisa em educação.

A partir de uma concepção geral sobre o silêncio, chegaremos à concepção freudiana do silêncio como efeito da resistência. Promoveremos um desdobramento desta noção a partir de Lacan e Winnicott, ao propormos o silêncio como uma possibilidade de abertura do inconsciente e de trabalho psíquico.

O silêncio é um dizer que faz surgir um sentido, a saber, na pausa, nos intervalos, nas reticências. O sentido que se revela no silêncio diz respeito a um contexto, o qual atualiza a história do sujeito. Para a psicanálise esse contexto é o da análise, onde o silêncio anuncia o discurso do inconsciente.

Manter sua mão levantada e fazer contato visual com os alunos é uma ótima forma de obter o silêncio e a atenção. Leva um tempo para que os estudantes se acostumem com essa rotina, mas ela funciona perfeitamente. Ao levantar sua mão, peça a eles que façam o mesmo. Espere 5 segundos e abaixe o braço lentamente.

Silêncio é a ausência total ou relativa de sons audíveis. Por analogia, o termo também se refere a qualquer ausência de comunicação, ainda que por meios diferentes da fala.

Silêncio de Atenção: Consiste no silêncio que escuta, onde a pessoa está “toda ouvidos” para o outro. Silêncio de Resistência e Bloqueio Emocional: É o silêncio que exprime a dificuldade, o bloqueio do indivíduo em se expressar. Ele não sabe o que dizer, como começar; não sabe sequer se tem algo a dizer.

O silêncio configura-se como uma forma de comunicação e não como ausência dela, sendo fundamental para o processo psicoterapêutico.

Quando o professor apresenta em sala de aula um problema que não possui uma solução pré-definida, a atividade exige que os alunos identifiquem e encontrem uma maneira de solucionar o impasse.

A prática pedagógica inclusiva pressupõe a participação de todas as pessoas, envolvidas com a instituição escolar, tendo em vista, que o Projeto Político e Educacional é uma construção coletiva, que deve viabilizar o enfrentamento da exclusão de pessoas com deficiência.