O que é tarifa diária por quarto?

Perguntado por: dassis . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Uma diária é o preço cobrado por noite para cada categoria de acomodação em uma propriedade, desde quartos standard até suítes deluxe. As tarifas são determinadas com base em custos operacionais da propriedade, concorrentes, mercado local e temporada.

Uma diária de hotel representa 24 horas, mas isso não significa que o hóspede ficará todo esse tempo. Por exemplo: se a reserva for às 20h, o checkout deve ser feito até às 12h, pois é o horário que se encerra a diária do estabelecimento. Em alguns hotéis, as diárias começam e terminam ao meio-dia; em outros, às 14h.

A diária é uma modalidade de hospedagem usada pelos hotéis para efetuar a cobrança da estadia de acordo com um período estabelecido. Ao contrário do que muitos pensam, a estadia não dura 24 horas, mas sim um período que pode variar de 12 a 20 horas.

As empresas privadas adotam a tarifa como forma de cobrança pelos seus serviços. Ou seja, o cliente escolhe qual serviço quer contratar e ao concordar com as regras de compromisso, começa o vínculo entre a prestadora de serviço e o cliente.

A diária média se calcula dividindo a receita total obtida com os apartamentos vendidos pelo número de diárias (RN – room nights) vendidas. Para este cálculo devem ser excluídos os quartos gratuitos ou quartos ocupados por funcionários.

Tarifa é uma contraprestação pecuniária. Conceito complicado? Nada disso! Na prática, significa que se trata de um pagamento em dinheiro que deve ser realizado a uma empresa concessionária, pela prestação de um serviço público.

Taxa versus tarifa
Independem de contratação pelo cidadão e são cobradas independente da prestação do serviço. Já as tarifas são as formas de remuneração de um serviço privado, dependem de contratação e só são pagas mediante a prestação do serviço.

Tarifas bancárias são valores que os bancos cobram dos clientes pelos serviços prestados. Elas podem ser cobradas se estiverem previstas no contrato ou se o cliente as autorizar ou solicitar previamente e, claro, somente se o serviço tiver sido efetivamente prestado.

Diária é a estadia que os hotéis usam para que seja determinado o preço e o tempo que os hóspedes ficarão. A finalização de uma diária é determinada pelo próprio estabelecimento, entretanto, a maioria dos hotéis finaliza a diária em torno do meio-dia.

Na regra prática, a taxa de um quarto deve ser de R$ 1 para cada R$ 1.000 de custo de construção e fornecimento por quarto, assumindo uma taxa de ocupação de 70%.

Cada hóspede do hotel tem a obrigação de respeitar as normas vigentes do local, mas também tem direito a receber visitas de fora, se assim o hotel permitir. O regulamento da maioria dos hotéis permite receber visitas de terceiros no quarto do hotel até as 22h.

A diária é uma unidade de estadia que um hotel cobra por cada dia. Isso significa que o número e a duração das estadias mudará dependendo de quanto tempo você ficará no estabelecimento.

O Ministério do Turismo define que sete tipos de empreendimentos – hotel, hotel fazenda, cama e café*, resort, hotel turístico, pousada e flat/apart-hotel – podem receber de uma a cinco estrelas pelo Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass).

O mais comum é que os quartos caibam pelo menos dois adultos em uma cama de casal ou duas de solteiro. Além disso, muitos hotéis oferecem quartos com três camas, uma de casal e uma de solteiro ou três de solteiro, sem que isso afete a classificação.

Conforme as regras estabelecidas pelo Banco Central do Brasil (BC) em 2020, não há cobrança de tarifas para pessoas físicas ao realizar ou receber um PIX.

A prática de cobrança da tarifa pessoa jurídica foi autorizada pelo Arranjo Pix, em conformidade com a Resolução Nº 30/2020 do Banco Central do Brasil, de 22 e outubro de 2020, e é realizada por praticamente todas as instituições financeiras desde sua implementação.

Além disso, há serviços prioritários, que não podem ser cobrados pelo banco, como cadastro, conta corrente, conta poupança, operações de crédito, cartão de crédito básico e operação de câmbio relacionada a viagens internacionais.

Também é possível fazer o cálculo de produtividade de maneira geral, utilizando a fórmula: produtividade = quantidade de produtos ou serviços produzindo / quantidade de recursos utilizados = output / input.

E como chegar nesse valor? O cálculo é simples. Divida o salário do trabalhador por 220 (que é o número de horas trabalhadas pela CLT durante um mês). A partir daí, para cada hora extra trabalhada é preciso pagar, pelo menos, 50% a mais do que o valor resultante do cálculo anterior.

Com base nessas informações, vamos aplicar a seguinte fórmula: sugestão de compra = [média de venda diária x (frequência de compra + prazo de entrega)] – (estoque atual – estoque de segurança)