O que é termogenina Qual sua função?

Perguntado por: elopes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

O que é termogenina? É uma proteína que permite a dissipação do gradiente de prótons (partícula positiva) na mitocôndria como forma de produção de calor (termogênese) e/ou eliminação de excesso de combustível.

A principal função até então conhecida era a produção de calor no tecido adiposo marrom, presente em recém-nascidos, ursos e outros mamíferos.

Não é à toa que o tecido adiposo multilocular apresenta muitas mitocôndrias. É justamente para tornar a geração de calor mais eficiente. Além disso, como a taxa de respiração celular é intensa, o fornecimento de O2 para a cadeia transportadora de elétrons deve ser feito, também, em uma taxa elevada.

A termogenina é uma proteína da membrana mitocondrial, desacopladora da fosforilação oxidativa. Ela atua desfazendo o gradiente de prótons entre as duas membranas da mitocôndria e impede a síntese de ATP, permitindo que a energia armazenada na mitocôndria se dissipe na forma de calor.

Em qual etapa do metabolismo energético celular a termogenina interfere? Glicólise.

Algumas pesquisas sugeriram que apenas duas horas de exposição por dia a temperaturas em torno de 19 °C podem ser suficientes para transformar a gordura branca em marrom. Experimente também tomar um banho frio ou gelado.

Como ativar a gordura marrom
A forma mais efetiva de ativar o tecido marrom, segundo a especialista, é pela exposição ao frio. “No entanto, esta termogênese induzida pelo frio varia bastante entre os indivíduos”, pondera.

Os principais processos envolvidos no metabolismo energético da célula são a fotossíntese e a quimiossíntese, que produzem matéria orgânica a partir de substâncias inorgânicas simples, e a respiração aeróbia, a respiração anaeróbia e a fermentação, que liberam a energia contida nos alimentos orgânicos.

tecido adiposo multilocular

O tecido adiposo multilocular é especializado na produção de calor, tendo papel importante nos mamíferos que hibernam.

Nos adultos, embora em menores proporções, os depósitos de gordura marrom podem ser encontrados nas mesmas regiões em que estão localizados nos recém-nascidos. “Trabalhos científicos apontam para a presença de tecido adiposo marrom na região do pescoço, abaixo da clavícula e, também, ao longo da coluna vertebral.

Assim, o tecido adiposo marrom tem um papel contrário ao do tecido adiposo branco, já que este último armazena energia na forma de gordura. O TAM queima esses triglicérides através do processo de termogênese, que produz calor nos organismos.

Os termogênicos, também conhecidos como queimadores de gordura, podem ser provenientes de alimentos naturais ou suplementos emagrecedores que aceleram o metabolismo, o que ajuda na queima do excesso de gordura do corpo.

Como e quando devo consumir o suplemento termogênico? Os termogênicos costumam ser encontrados em cápsulas, tabletes ou em pó, que pode ser misturado com água, suco. Geralmente, a recomendação é que esses suplementos sejam consumidos cerca de 30 minutos antes da atividade física.

Termogênico significa “que produz calor”, segundo o dicionário, mas os alimentos termogênicos vão além: eles apresentam dificuldade de ser digeridos pelo organismo, que precisa consumir maior quantidade de energia e calorias para realizar a digestão.

As proteínas desacopladoras (UCP) localizam-se na membrana interna da mitocôndria e têm função de translocação dos prótons e elétrons do espaço intermembranas para a matriz mitocondrial, dissipando o gradiente de prótons através da membrana interna da mitocôndria1.

a) Inibidores da cadeia respiratória: Os inibidores que paralisam a respiração pelo bloqueio da cadeia respiratória atuam em três locais. O primeiro é o inibido pelos barbituratos tal como o amobarbital, pelo antibiótico piericidina A e pelo inseticida e veneno de peixes rotenona.

A fosforilação oxidativa produz um saldo energético de cerca de 26 a 28 moléculas de ATP.

A glicólise é o processo de oxidação da glicose (carboidrato), principal fonte energética dos seres vivos, que utilizam essa molécula para o funcionamento adequado do metabolismo.

Mecanismos para obtenção de energia. O metabolismo energético das células ocorre através da fotossíntese e respiração celular.