O que é travagem de cavalo?

Perguntado por: lguterres4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

A Travagem ocorre quando o revestimento mucoso da parte interna dos dentes incisivos sofre um processo inflamatório, que além de provocar inchaço do céu da boca, causa dor excessiva, dificuldade na ingestão dos alimentos, exposição da língua e salivação exagerada.

Em férias, geralmente os equinos são transportados para um local onde possam ser soltos em piquetes. Aqueles que estão acostumados a ficar o tempo todo em baia devem ser soltos somente nas horas mais frescas do dia, durante 2 a 3h.

A palatite consiste em uma lesão adquirida da cavidade oral caracterizada clinicamente pelo crescimento excessivo da mucosa do palato duro, resultando em mastigação dolorosa e emagrecimento progressivo, interferindo no desempenho e bem-estar do animal afetado.

Enfermidade é comum nos equinos
A Travagem ocorre quando o revestimento mucoso da parte interna dos dentes incisivos sofre um processo inflamatório, que além de provocar inchaço do céu da boca, causa dor excessiva, dificuldade na ingestão dos alimentos, exposição da língua e salivação exagerada.

Os primeiros sinais clínicos são observados geralmente 7 a 12 dias após a infecção e são caracterizados por febre, tosse, anorexia, depressão e corrimento nasal. A sequência de eventos é seguida pela formação de um aumento de volume nos linfonodos da cabeça e formação de abscesso.

Dentre eles estão o Maxicam 2% e o Maxicam Gel. São anti-inflamatórios não esteroidais (AINE) à base de Meloxicam, o AINE mais potente do mercado. São muito eficazes em aliviar os sintomas indesejados da reação inflamatória, como o inchaço e a dor, promovendo uma ação anti-inflamatória potente e duradoura.

A adenite equina, conhecida popularmente como garrotilho, é uma doença infecciosa causada pela bactéria Streptococcus equi. A doença é transmitida pela via oral e nasal, sendo que a bactéria pode ser veiculada pelo contato direto ou indireto entre os animais.

O Meloxicam é indicado no tratamento da dor, inflamação e febre, sendo utilizado para o manejo das dores aguda e crônica e inflamação em equinos, cães, gatos e animais de produção.

Um cavalo jovem, entre 2,5 a 4,0 anos de idade, pode cobrir até 20 éguas na estação de monta com, no máximo, 1,0 salto / dia. Um cavalo adulto, acima de 4,0 anos de idade, pode servir 40 éguas na estação de monta com, no máximo, uma média de 1,5 saltos / dia durante a semana.

Areia: muito comum seu uso em diversas partes do país. Mesmo que ela, possa, à primeira vista, parecer ideal, é necessário atentar para a existência e possibilidade de cólicas de areia no cavalo, que acontecem em terras de solo arenoso, quando o cavalo acaba ingerindo areia ao se alimentar.

até 50 kg

Em seu estado natural, os cavalos têm acesso à forragem para alimentação o tempo todo. Eles podem pastar até 50 kg por dia, durante um período de cerca de 12 horas.

Ação ou efeito de travar; travamento. [Brasil] Veterinária. Desenvolvimento excessivo (hipertrofia) das gengivas do equídeo, causando, ocasionalmente, a perda dos dentes.

Se cavalo é ansioso ou nervoso? Ajude-o a manter a calma e evitar um colapso

  1. 1 – Converse com ele suavemente. Respire fundo e converse com seu cavalo em um tom baixo e suave. ...
  2. 2 – Apresente-o ao seu medo. Seu cavalo tem medo de um objeto na arena? ...
  3. 3 – Mantenha-o ocupado. ...
  4. 4 – Ignore. ...
  5. 5 – Tente um suplemento.

O Mormo ou lamparão, é uma doença infecto-contagiosa dos equídeos, causada pelo Burkholderia mallei, que pode ser transmitida ao homem e também a outros animais. Manifesta-se por um corrimento viscoso nas narinas e a presença de nódulos subcutâneos, nas mucosas nasais, nos pulmões, gânglios linfáticos, pneumonia, etc.

Não há nada como uma boa prevenção para reduzir as sequelas do garrotilho, essa feita através da vacinação e do isolamento. Assim que o cavalo for diagnosticado com adenite equina, deve ficar em quarentena por no mínimo 4 semanas. Assim, evita-se a contaminação dos demais com a bactéria.

O diagnóstico de garrotilho pode ser confirmado pelo isolamento do S. equi, a partir de secreção nasal purulenta ou do conteúdo de abscessos, coletada com auxílio de suabe nasal e conservado sob refrigeração até o momento da análise do material.

Gentatec

Entre os antibióticos para equinos mais fáceis de aplicar e eficientes no efeito está o antibiótico Gentatec® da Chemitec. Um dos destaques é que a medicação é solúvel em água e tem elevada estabilidade, facilitando o manuseio.

Dipirona- É indicada para bovinos, caninos, caprinos, equinos, felinos, ovinos e suínos para alívio de dores musculares, cólicas, febre e após intervenções cirúrgicas.

Indicado no tratamento das dores do sistema muscular, esquelético e visceral, influenciando outrossim o alívio das inflamações e dos estados febris. Acalma a intranquilidade e rebeldia dos animais, principalmente dos equinos.

Nunca dê Nimesulida ou outro medicamento com ação anti-inflamatória ao animal, sem antes consultar um médico veterinário.

É uma doença infectocontagiosa, causada pela bactéria Streptococcus Equi, ou seja, de fácil contagio entre os animais, pois basta um animal entrar em contato através de vias orais ou nasais com a bactéria que ocorre o contágio.