Qual mortadela é feita de cavalo?

Perguntado por: gbrites . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

Na Itália, a mortadela de cavalo é uma especialidade do Lácio, região em que se encontra Roma. É um produto caro, feito por artesãos locais. Não existe razão para se comer boi e ter nojo de carne de cavalo.

"Em relação à carne bovina, a carne de cavalo tem um pouco mais de ferro e, por isso, é um pouco mais avermelhada. Ela tem um pouco menos gordura também", diz Arruda, da Esalq-USP.

Não, salame no Brasil não tem carne de cavalo! Essa é uma crença comum e tem...

São mantas de carne, em geral carne bovina, submetidas a processo de salga, e empilhadas em lugares secos, para desidratação e melhor conservação.

"O gosto da carne de cachorro é similar ao da de carneiro, é muito suculenta e, se preparada corretamente, é muito gostosa, acrescenta ele.

A mortadela tradicional, que é chamada de bolonha, é feita apenas de carne bovina, suína e temperos – nada mais. A proporção das carnes é de 70% bovina e 30% suína. Os cortes já chegam embalados e apenas os melhores são usados na fabricação da mortadela.

De acordo com nutricionistas, embutidos como a mortadela apresentam um teor de gorduras saturadas mais elevado do que as carnes naturais. As gorduras saturadas oferecem riscos para a saúde quando são consumidas de maneira excessiva.

Segundo o Ministério da Agricultura, a salsicha é um produto cárneo industrializado obtido da mistura de uma ou mais espécies de carnes de diferentes animais. Além disso, ela pode ter ingredientes artificiais e ainda pode ser submetida a processos posteriores, como tingimento e defumação.

São três estados que contam com frigorífico: Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. No Estado, o abatedouro fica em São Gabriel, na região das Missões. Até o mês passado, a exportação de carne de equídeo tinha movimentado US$ 12,5 milhões. A Bahia é o maior exportador, responsável por 73% da produção nacional.

Segundo a antropologia, por uma questão eminentemente cultural: os ocidentais não comem as carnes daqueles animais aos quais dá nome e trata como se fossem da família. Por isso, não se come carne de cavalo, cachorro ou gato. De certa forma, cavalo é um animal de estimação.

Essa carne é consumida na Bélgica, Holanda, Itália, Japão e Estados Unidos. Mas, afinal, qual o problema em comer carne de cavalo?

Para a elaboração do charque é preciso, antes de tudo, optar por uma carne que tenha gordura. Os cortes utilizados geralmente são os menos nobres da parte dianteira do boi. Atualmente o charque também é feito com cortes nobres como alcatra e contrafilé.

O quilo custa em média R$ 25 reais, dependendo dos cortes, que são bem parecidos com os do boi. A carne de cavalo brasileira é vendida para a França, a Bélgica, a Itália, a Rússia, a Suíça e o Japão.

A cor da carne de cavalo varia de vermelho escuro a pardo avermelhado, possui fibras finas e longas e consistência firme, constata a pesquisa. Os cortes consumidos in natura são parecidos com os da carne bovina, e partes da carcaça que apresentam carne mais dura são consumidas moídas.