O que e um alimento mineral?

Perguntado por: yteixeira . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Os alimentos de origem mineral são oriundos da água e de minerais. O corpo não produz os sais minerais, por isso é necessário consumir alimentos que sejam boas fontes de cada um deles. A falta desses minerais no organismo pode provocar doenças como anemia, alterações ósseas e musculares, entre outras.

- De origem vegetal, que é o caso das frutas (goiaba, manga e banana), verduras (agrião, alface e brócolis), legumes (chuchu, cenoura e beterraba) e cereais (feijão, arroz e milho). - De origem mineral, que é o caso da água e dos sais minerais. Estes últimos são encontrados na água e nos alimentos em geral.

Os minerais são substâncias sólidas homogêneas e geralmente de origem inorgânica, formadas por um ou mais elementos químicos, comumente encontrados na natureza.
...
Os sais minerais importantes para o funcionamento do nosso organismo são:

  • Cálcio.
  • Ferro.
  • Magnésio.
  • Fósforo.
  • Potássio.
  • Sódio.
  • Zinco.
  • Manganês.

Os sais minerais podem ser encontrados em alimentos de origem vegetal, como verduras, frutas e cereais integrais. Além disso, alimentos de origem animal, como carnes, queijo, leite e ovos, também contém sais minerais. Uma alimentação variada e saudável fornece quantidades adequadas de sais minerais para o organismo.

Alimentos Ricos Em Minerais: Conheça as Principais Fontes

  • Nozes.
  • Folhas verdes.
  • Sementes.
  • Mariscos.
  • Peixes.
  • Cogumelos.
  • Abacate.

Substância química natural, sólida, homogênea, geralmente resultante de processos inorgânicos, apresentando estrutura interna ordenada, composição química e propriedades físicas próprias e constantes dentro de certos limites que permitem a sua identificação como espécie mineral.

Já os alimentos de origem vegetal são aqueles retirados ou obtidos das plantas, como as frutas, verduras e legumes, e os alimentos de origem mineral provêm de materiais encontrados na natureza, como a água e o sal.

Minerais, do latim minera , são compostos químicos naturais (raramente elementos nativos), formados a partir de diversos processos físico-químicos que operaram na crosta terrestre. A maioria esmagadora desses compostos ocorrem no estado sólido e compõem as rochas.

As principais funções dos minerais estão ligadas à composição estrutural do corpo, participação sob forma iônica dos fluidos e líquidos intra e extracelular e como catalisadores enzimático e hormonal.

Frutas, vegetais, grãos e cereais, leguminosas, carne, frango, peixes, leite e derivados são fontes naturais de vitaminas e minerais essenciais à boa saúde.

Exemplos: Ferro, alumínio e cobre. Minerais não metálicos: minérios que não contém em sua composição propriedades de metal. Exemplos: diamante, calcário e areia, dentre outros. Recursos energéticos fósseis: minérios que contém em sua composição elementos de origem orgânica.

No entanto, os dois tipos mais conhecidos e utilizados são os minerais metálicos e os minerais não metálicos. Entre os metálicos, podemos citar o ferro, o manganês, a bauxita (alumínio), o cobre, o ouro, a prata, entre outros. Já entre os não metálicos, citam-se o carvão mineral, o quartzo, o rubi e outros.

Como visto no post Mineração no Brasil, os minérios explorados que mais se destacam no país são o alumínio, cobre, estanho, ferro, manganês, nióbio, níquel e ouro, que correspondem a 98,6% do valor de toda a produção mineral brasileira comercializada.

Confira abaixo alguns lugares inimagináveis onde podemos encontrar minerais!

  1. Ossos e Dentes. O cálcio não é a única substância que confere dureza aos ossos e dentes. ...
  2. Cálculo Renal. Os seres vivos também pode produzir substâncias minerais (cálculos) no sistema urinário. ...
  3. Seres vivos marinhos. ...
  4. Capim.

Nesse tipo de classificação, os minerais estão grupados pelas classes químicas em: elementos nativos, sulfetos, óxidos, haloides, carbonatos, sulfatos, fosfatos, tungstatos e silicatos.