Qual e a origem do mineral?

Perguntado por: ipilar . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.2 / 5 4 votos

Os minerais são compostos químicos inorgânicos formados naturalmente e que apresentam uma estrutura molecular bem definida. Eles podem ser formados na Terra ou surgir no planeta através de meteoritos e demais corpos espacias não terrestres.

- De origem vegetal, que é o caso das frutas (goiaba, manga e banana), verduras (agrião, alface e brócolis), legumes (chuchu, cenoura e beterraba) e cereais (feijão, arroz e milho). - De origem mineral, que é o caso da água e dos sais minerais. Estes últimos são encontrados na água e nos alimentos em geral.

Matéria-prima mineral é aquela obtida pela extração de elementos naturais encontrados na estrutura rochosa do planeta Terra. É todo elemento de origem mineral, portanto.

Recursos minerais são substâncias inorgânicas extraídas da Terra e que têm utilidade como matéria prima. São os elementos ou compostos químicos encontrados naturalmente na crosta da terra, isto é, que fazem parte da sua própria formação. Não há, portanto, participação do ser humano no seu processo de criação.

Na natureza, os minerais estão presentes nas águas, no solo e nas plantas. Já no nosso corpo, aparecem em tecidos, líquidos e secreções corporais (sangue, suor, urina, fezes, saliva, entre outras), sempre em pequenas quantidades.

Entre os metálicos, podemos citar o ferro, o manganês, a bauxita (alumínio), o cobre, o ouro, a prata, entre outros. Já entre os não metálicos, citam-se o carvão mineral, o quartzo, o rubi e outros.

Resumo sobre recursos minerais
São classificados em metálicos, não metálicos e energéticos.

Podem surgir a partir das ígneas, sedimentares, ou até mesmo de outras rochas metamórficas. As rochas mais antigas são as ígneas e em sequência as metamórficas, datadas das eras Pré-Cambriana e Paleozoica, respectivamente.

O reino mineral, diferente dos reinos animal e vegetal, é formado por tudo aquilo que não possui vida, por exemplo, a água, o solo, os gases, os minérios, as rochas. A origem dos minerais são caracterizadas pelo resfriamento do magma, precipitação de sais ou o rearranjo de íons (metamorfismo).

Uma rocha – na literatura especializada nunca se utiliza o termo “pedra” – corresponde a um agregado de minerais. Portanto, os minerais são apenas composições que estruturam as rochas. Um exemplo é o granito, em que uma de suas variações apresenta uma composição de quartzo, mica e feldspato.

Os minerais são elementos inorgânicos amplamente distribuídos na natureza e que, no organismo, desempenham uma variedade expressiva de funções metabólicas que incluem ativação, regulação, transmissão e controle.

As algas marinhas de 500 milhões de anos atrás, no período Ordoviciano, deram origem aos vegetais. A Terra passou por um período de seca e muitas modificações (período Siluriano, há 435 milhões de anos) que pode ter sido um fator de seleção natural.

Exemplo: o minério de ferro é uma matéria-prima mineral empregada na fabricação de aço, material intermediário confeccionado nas indústrias de base e destinado à produção de outras mercadorias. Outro exemplo é a bauxita, elemento base para a fabricação de alumínio.

Tipos de matérias-primas
As matérias-primas são produtos de origem vegetal, animal ou mineral que podem ser transformados e utilizados pela indústria para elaborar outros produtos.

Conforme a sua origem, os alimentos podem ser de três tipos: Alimentos animais: alimentos provenientes de animais, como os ovos, leite e carnes. Alimentos vegetais: alimentos provenientes de vegetais. Exemplo: legumes, verduras e frutas.