Tem água no deserto?

Perguntado por: ocorte . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
3.9 / 5 6 votos

Os desertos são considerados ambientes inóspitos, em especial, pela ausência de fontes de água e pelas condições extremas de temperatura. Os cactos são espécies vegetais típicas dos desertos.

O rio, que fica seco na maior parte do tempo, nasce na Cratera Ramon, que fica a 85 km da cidade de Be'er Sheva, no sul de Israel, passa pelo deserto do Neguev e deságua no Mar Morto, mais ao norte.

Os desertos são regiões do nosso planeta onde não costuma chover muito. Para você ter uma ideia, a média de pluviosidade (chuva) do deserto é de 250 mm anuais, enquanto na Amazônia, por exemplo, chove uma quantidade próxima dos 2500 mm por ano. É muita diferença!

O solo dos desertos é tipicamente arenoso, ou seja, possui alto teor de areia. Portanto, são solos que possuem capacidade reduzida de retenção de água, além de apresentarem quantidade pequena de nutrientes.

Desertos. O deserto corresponde a um tipo de região em que a precipitação pluviométrica não ultrapassa 250 mm ao ano. Essa condição aliada a perda de água por evaporação em forma de vapor, torna a região extremamente seca.

Merzouga,no Marrocos: veja aqui como foi a nossa experiência de dormir no Deserto do Saara no Desert Luxury Camp, próximo a cidade de Merzouga, no Marrocos. (diárias desde US$ 216 com pensão completa) Você chega nas proximidades de Merzouga e começa a avistar as dunas imensas, com tons quentes, lisinhas.

Então considerando o valor de sua vida, quanto vale um copo de água no deserto ?? Você pagaria R$ 1.000,00 se um beduíno lhe ofertasse ?? Certamente .. não pela água propriamente, mas pelo que ela pode fazer por você , nesse caso salvar sua vida.

A falta d'água e o clima instável faz com que a vida nesses locais seja complicada. Não é nada fácil. Além do clima altamente seco e da água escassa, as mudanças de temperatura são enormes: de dia, o calor é de rachar, acima dos 40 ºC; de noite, faz frio abaixo de zero.

Além da altitude, raramente chove na região. Isso ocorre porque as correntes marítimas do Oceano Pacífico não conseguem passar para o deserto, por causa de sua altitude. A Cordilheira dos Andes também atua como barreira, uma vez que a umidade vinda da Amazônia fica presa nessa barreira natural.

A natureza foi pródiga com o Brasil e seus vizinhos do continente sul-americano. Ao contrário de outras regiões do planeta, que sofrem um processo de desertificação, a América do Sul é privilegiada, pois é socorrida há milênios por um “milagre natural”, os chamados “rios voadores”.

No deserto vivem basicamente beduínos e tuaregues. Os beduínos são nômades que vieram para o local há quase 1.500 anos. Os tuaregues são semi-nômades que se definem como homens livres. Vivem da agricultura e, no passado, eram também comerciantes que controlavam as caravanas do deserto.

Os desertos são, em sua maioria, ambientes repletos de areia e rochas. Durante o dia, essa camada arenosa funciona como uma espécie de espelho, refletindo boa parte da luz do Sol que incide sobre ela, razão pela qual os dias nestes ambientes são tão quentes.

Além disso, a areia só absorve calor numa camada muito fina, o que faz o solo se resfriar em bem pouco tempo. É assim que, com o cair da noite, sem nenhuma reserva de calor, a temperatura pode desabar de tórridos 40 graus para siberianos 10 negativos.

A temperatura do deserto à noite pode cair até 42 graus Celsius. E, se você estiver fazendo uma viagem de um dia para o Deserto do Saara, no Norte da África, vai precisar levar água, protetor solar e um saco de dormir para passar à noite. Isso porque as temperaturas despencam no Saara assim que o sol se põe.

Na verdade não tem nada de insensato, pois a cor preta absorve menos luz que as outras cores e por isso é mais usada no deserto. As roupas de cor preta são isolantes térmicas de forma a impedir que o calor externo entre e assim mantêm as pessoas menos aquecidas numa temperatura menor que a do exterior.

Continuar lendo Pode nevar no deserto?