O que é um documento lavrado?

Perguntado por: imonteiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 20 votos

Lavrar é o ato de elaborar um documento, como uma escritura pública, por exemplo. É o momento em que o tabelião ou o oficial de registro redige o documento com base nas informações fornecidas pelas partes envolvidas na transação imobiliária.

escrito, seja com a interferência de um funcionário. público ou de um serventuário e, algumas vezes, de um. juiz.

A responsabilidade formal e legal de se “lavrar” - ou seja, elaborar -, a escritura pública é do tabelião.

Um documento foi lavrado em cartório, isto é, foi escrito, digitado, passado para o papel.

A Procuração lavrada em Repartição Consular brasileira é o mandato pelo qual alguém ("outorgado") recebe de outrem ("outorgante") poderes para, em seu nome, praticar atos ou administrar interesses no território brasileiro.

3 gravar, marcar, imprimir, estampar, escrever, inscrever, cravar, entranhar, enraizar. Decretar por escrito: 4 decretar, exarar, redigir, escriturar.

Quem possui a legitimidade para lavratura da escritura pública é o Tabelionato de Notas e para isso são exigidos documentos que possibilitem a completa identificação do objeto da transação, das partes envolvidas, bem como todas as demais cláusulas e condições inerentes à formalização do título.

Documentos do vendedor (pessoa física)

  1. cópia autenticada do RG e CPF de todos os proprietários;
  2. certidão de casamento atualizada;
  3. pacto antenupcial registrado ou da Escritura Pública de pacto antenupcial;
  4. endereço;
  5. profissão de todos os proprietários e cônjuges.

Que foi escrita ou transcrita. A escritura foi lavrada pelo juiz.

verbo transitivo
Trabalhar com arado, charrua, etc. 2. [Por extensão] Amanhar, cultivar.

AdjetivoEditar

SingularPlural
Masculinolavradolavrados
Femininolavradalavradas

A escritura pública deve ser realizada no Cartório de Notas. Dessa maneira, as partes devem comparecer ao local com os documentos necessários. Feita a solicitação, devem ser pagos os impostos, se houver. Após, há a lavratura da escritura.

Para fazer a escrituração de imóvel basta entrar em contato com um cartório de notas ou tabelionato e agendar um horário para criação e averbação de escritura pública de imóvel. A escritura pode ser feita de qualquer cartório de notas pelo Brasil.

A taxa de escritura para o Cartório de Registro de Imóveis, cujo valor corresponde de 2% a 3% do valor do imóvel, de acordo com o estabelecido por cada município.

Procure o cartório de registro de imóveis e solicite a matrícula do imóvel. Com a matrícula você consegue saber em qual cartórios de notas a escritura foi lavrada e é só solicitar a 2° via. Hoje em dia já é possível fazer pela internet.

10 dias

Caso não haja pendências, a escritura fica pronta em aproximadamente 10 dias. Depois de pronta e assinada por ambas as partes envolvidas na negociação, o cartório ou o comprador encaminhará o documento para o Cartório de Registro de Imóveis onde o imóvel está cadastrado.

A escritura definitiva do imóvel é um documento lavrado no Cartório de Notas, perante um tabelião e valor total da transação. Com base neste valor são determinadas as taxas do ITBI (Imposto sobre Transferência de Bens Imóveis) e imposto de renda.