Quantos anos de documento atrasado pagar?

Perguntado por: oribeiro . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.7 / 5 2 votos

São concedidos cinco anos para regularizar a situação do veículo antes que o cadastro inativo seja permanente.

O licenciamento precisa ser renovado anualmente. Para tanto, existe um cronograma de pagamento determinado por estados. Geralmente, o número da placa é considerado para determinar o prazo de pagamento.

Como fazer o parcelamento do IPVA atrasado? Para pagar o IPVA atrasado, os proprietários de veículos devem acessar o site da Secretaria de Fazenda (Sefaz) ou do Detran do estado e emitir uma guia, calculada com as multas cabíveis e expedida com uma data de pagamento atualizada.

Licenciamento atrasado tem juros;
O licenciamento atrasado tem juros sobre o valor da taxa. Em Estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, o juro por licenciamento atrasado é de 0,33% por dia de atraso até alcançar o limite de 20%, o que ocorre em 60 dias.

É possível parcelar em até 12 vezes. Condição vale para o pagamento do valor total, ou seja, não será possível fazer o parcelamento de apenas uma parcela ainda em aberto, mas sim de todas que estiverem vencidas.

Como pagar a Taxa de Licenciamento atrasada
São elas: pela internet; em caixas eletrônicos; e. em agências dos bancos credenciados.

Tem como tirar os juros do IPVA atrasado? Não, na maioria dos Estados brasileiros não há como tirar o juros do IPVA atrasado. Porém, em localidades como Minas Gerais e São Paulo, por exemplo, há programas de parcelamento do IPVA atrasado.

IPVA em Atraso
multa diária de 0,33% até o limite de 20% sobre o valor do imposto e incidência de juros equivalentes à taxa SELIC, de no mínimo 1% ao mês, incidente sobre o valor do imposto acrescido da multa.

acesse a página de dívida ativa da procuradoria do estado e forneça CPF pessoal ou RENAVAM do veículo. Depois, clique em “consultar” e “consultar débitos”; na hora em que você for escolher a forma de pagamento, aparecerá uma opção de “parcelamento”. É só clicar em cima do botão e escolher a quantidade de parcelas.

Estar com o CRLV atrasado não é uma boa conduta, tendo em vista que dirigir com com veículo não licenciado o documento fora da validade pode acarretar uma multa de infração gravíssima, no valor de R$ 293,47.

O IPVA vencido traz vários problemas para os motoristas, como ter o seu nome inscrito na dívida ativa do estado. O não pagamento do imposto gera restrições no CPF e dificulta as concessões de crédito em bancos, concessionárias de automóveis e até empresas que fazem financiamento automotivo.

O parcelamento é feito de forma simples. Basta o condutor preencher a placa e o RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor) do veículo, fazer uma simulação e escolher o valor da parcela que cabe no seu bolso. Em quanto tempo acontece a liquidação no sistema bancário?

O Projeto de Lei 40/20 proíbe a subordinação do pagamento da taxa de licenciamento do veículo ao pagamento de qualquer outro tributo ou multa. O texto considera o veículo licenciado estando quitados apenas os débitos relativos à taxa correspondente.

174. A ação para a cobrança do crédito tributário prescreve em cinco anos, contados da data da sua constituição definitiva.

Uma das consequências, se ele não for pago, é não poder fazer o licenciamento anual do seu veículo, portanto não poderá circular pelas ruas com tranquilidade, pois está com documentação atrasada. Em suma: se você tem o DPVAT atrasado há mais de 1 ano ou 3 anos, não receberá indenização se houver sinistro.

É possível parcelar IPVA atrasado no boleto? Sim, o contribuinte poderá liquidar ou parcelar os débitos no portal gerando boletos para pagamentos.

Parcelar multa é possível, mas depende do órgão autuador
Essa medida é, hoje, estipulada pela Resolução nº 918/2022 do Contran. No entanto, o parcelamento de multa é uma possibilidade, e não uma imposição. Nesse caso, adotar ou não essa medida é uma opção do órgão ou entidade de trânsito responsável pela autuação.

A Lei Federal que proíbe apreensão de carro com IPVA atrasado foi publicada em 21 de outubro de 2021 e mudou as leis do Código de Trânsito Brasileiro. Foi sancionada justamente por entender que a apreensão de carros por IPVA em atraso é considerada violação da propriedade particular.

Inclusive, para licenciar o veículo, todos os débitos devem ser quitados. Na lista, têm o IPVA, as possíveis multas e o licenciamento atrasado.

É permitido andar com o IPVA atrasado, desde que o carro já esteja licenciado. Porém, é obrigatório que o veículo esteja com o imposto pago para a regularização do documento.