O que é uma resolução normativa?

Perguntado por: dgois9 . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Resolução é o ato normativo expedido por órgão colegiado, com o objetivo de tomar uma decisão, impor uma ordem ou estabelecer uma medida.

Alguns autores afirmam que as Resoluções não são materialmente um ato normativo, sendo um meio termo entre uma Lei e ato administrativo. Como já foi dito, elas, via de regra, produzem efeitos internos às Casas Legislativas.

RESOLUÇÃO: resolução é norma jurídica destinada a disciplinar assuntos do interesse interno do Congresso Nacional, no caso do Brasil. Também é elaborado e finalizado no âmbito legislativo, a exemplo da norma examinada anteriormente, mas esta trata de questões do interesse nacional.

Uma Resolução Normativa deve ser planejada de modo a solucionar problemas que de fato existam. Os problemas enfrentados pelos usuários dos serviços, bem como do poder concedente, devem ser claramente identificados.

A principal diferença entre um projeto de decreto legislativo e um projeto de resolução é o fato de que o primeiro, por ser de competência exclusiva do Congresso Nacional (ex.: tratados, acordos ou atos internacionais), precisa ser aprovado tanto no Senado quanto na Câmara, enquanto a aprovação do segundo, por ser um ...

Significado de Normativa
adjetivo Que estabelece e determina regras, preceitos; prescritivo. Utilizado como regra, padrão, modelo a ser seguido: medida normativa. Que tem força de regra ou norma: o papel normativo da Justiça.

substantivo feminino Decisão tomada após muito pensar; solução: a resolução de problemas. Maneira através da qual se resolve uma questão, um caso, uma situação: a resolução foi resolvida em conjunto. Aptidão natural para tomar uma decisão e para manter essa decisão: tinha como resolução ser feliz.

A resolução é o que define em quantas vezes a imagem será fragmentada em cada direção, ou seja, a quantidade e o tamanho destes quadradinhos. Exemplo: resolução de 800 x 600 significa que a sua imagem será formada por 800 quadrados de largura e 600 de altura.

QUAIS OS TIPOS MAIS COMUNS DE RESOLUÇÕES DE MONITOR?

  • Resolução de 720p ou HD, HD Ready, HD Standard. ...
  • Resolução de 1080p ou Full HD, FHD. ...
  • Resolução 1440p ou 2K, WQHD, QHD. ...
  • Resolução 4K ou UHD, Ultra HD, 4K UHD. ...
  • Resolução 8K ou 8K UHD. ...
  • LCD: MATRIZ ATIVA E MATRIZ PASSIVA. ...
  • TIPOS DE LCD:

Chegamos, com isso, ao coração da grande confusão: a lei, que vale mais que a Constituição, vale menos, hoje, no reino multiabsorvente e totalizante do público, do que uma resolução, até então, na ordem lógica da pirâmide, uma norma inferior.

Resolução é o termo utilizado quando o contrato é encerrado pelo descumprimento das obrigações assumidas, também chamado de quebra contratual. A resolução também pode ocorrer quando há algum tipo de nulidade na formação do contrato. Está prevista nos artigos 474 e 475 do Código Civil.

As resoluções são emitidas por autoridades superiores, que não seja o chefe do Executivo. Também não podem contradizer os regulamentos e os regimentos internos, somente explicá-los.

Resolução é o documento dispositivo normativo emanado de um órgão colegiado, registrando uma decisão ou ordem na instância de sua área de atuação, expressa em Lei.

A lei e o decreto-lei são actos legislativos. A portaria é um acto emitido pelo poder administrativo. As leis e os decretos-lei têm o mesmo valor e são aprovados pelos órgãos legislativos, de acordo com os poderes conferidos pela Constituição da República Portuguesa.

As resoluções são atos administrativos normativos que partem de autoridades superiores, mas não do chefe do executivo, através das quais disciplinam matéria da sua competência específica. As resoluções não podem contrariar os regulamentos e os regimentos, mas explicá-los. As resoluções podem produzir efeitos externos.

Estrutura: Cabeçalho: epígrafe, ementa e preâmbulo. Corpo do texto: artigo, parágrafo, inciso, alínea, itens ou números, cláusula de revogação, cláusula de vigência, fecho, anexo e justificativa. Agrupamento de dispositivos: disposições preliminares, disposições gerais, disposições finais e disposições transitórias.

A quantidade e os tipos de dispositivos que formam o corpo de uma proposição normativa variam de acordo com a complexidade da matéria tratada. São tipos de dispositivo: o artigo, o parágrafo, o inciso, a alínea, o item ou número e a parte individualizada de anexo.

O decreto tem menos força normativa (para garantia dos governados, assim deve ser visto) porque não passa pela discussão e aprovação legislativa, é simplesmente elaborado e assinado pelo presidente, governador ou prefeito, conforme o caso.

Qualquer deputado ou senador, qualquer comissão da Câmara, do Senado ou do Congresso Nacional, o presidente da República, o Supremo Tribunal Federal, os tribunais superiores, o procurador-geral da República e os cidadãos (iniciativa popular).

61 da Constituição Federal, um projeto de lei pode ser proposto por qualquer parlamentar (deputado ou senador), de forma individual ou coletiva, por qualquer comissão da Câmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional, pelo Presidente da República, pelo Supremo Tribunal Federal, pelos Tribunais ...

Instrução Normativa consiste em ato normativo expedido por uma autoridade com competência estabelecida ou delegada para normatizar a matéria, no sentido de disciplinar a execução de lei, decreto ou regulamento, sem, no entanto, transpor ou inovar em relação à norma que complementa.